As guias de pagamento do IPTU BH 2020 já estão disponíveis

Os carnês de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Belo Horizonte foram liberados na última terça-feira (31), pelo site oficial da prefeitura de BH. As guias impressas serão entregues a partir de 6 de janeiro pelos Correios.

O contribuinte pode optar pelo pagamento da cota única do imposto, ou pagar dividido em 11 vezes, até o mês de dezembro. Confira abaixo as principais dúvidas respondidas sobre o IPTU 2020 BH.

Confira mais clicando aqui – IPVA 2020 BH: confira a porcentagem de alíquota e como efetuar o pagamento

Qual o Reajuste do IPTU BH 2020?

O reajuste de 2020 será de 3,91%, quantia acima do que foi estipulado em 2019 (3,86%). Os moradores que não estiverem de acordo com o valor do imposto poderão recorrer entre os dias 2 e 3 de fevereiro. Para realizar o pedido de revisão é necessário ir até a prefeitura de Belo Horizonte e realizar uma queixa formal.

Para poder definir o valor do reajuste do IPTU 2020 BH, foi utilizado as seguintes considerações:

  • Localização do imóvel;
  • Situação do terreno;
  • Extensão do terreno;
  • Metros quadrados do imóvel;
  • Valor do imóvel pelo mercado imobiliário.

Qual o desconto do IPTU 2020 BH?

Apesar de o DETRAN DF ser um órgão que regulamenta o trânsito, é somente por meio do site da Secretaria da Fazenda do Estado que o proprietário de veículos poderá realizar a consulta dos valores em débito do tributo.

O proprietário que optar realizar o pagamento da parcela única contará com 5% de desconto no valor total do imposto. Mas para quem preferir parcelar o valor poderá realizar o pagamento até o fim do ano, pois o carnê será dividido em 11 vezes.

É importante saber que em caso de atrasos serão cobrados acréscimos referentes a multas e juros sobre o valor mensal. Estão isentos do pagamento do IPTU 2020 BH os imóveis que tenham um valor venal de até R$ 66.601,98.

Como consultar o IPTU 2020 BH?

Os contribuintes podem acessar o portal online da prefeitura para consultar o valor do IPTU 2020 já com o reajuste aplicado, ou acessar o aplicativo da prefeitura, disponível na versão IOS e Android, para poder ter acesso às informações adicionais do IPTU BH 2020.

Para realizar o acesso em ambas as plataformas digitais é fácil.

  • Informe o número de registro do imóvel;
  • Coloque os dados cadastrais do proprietário da residência.

Como emitir 2º via do carnê?

Uma parceria da prefeitura de Belo Horizonte com os Correios irá auxiliar o contribuinte. A partir do mês de fevereiro às guias poderão ser emitidas por meio do Balcão do Cidadão. Localizados em 28 agências dos Correios na capital e Região Metropolitana.

Além disso, o proprietário pode requerer a segunda via no site da Prefeitura , basta seguir os seguintes passos:Veículos de passeio, caminhonetes e ultilitários – 3,5%;

  • Acesse o site do IPTU de BH 2020;
  • Digite o CPF do proprietário e CEP do imóvel;
  • Selecione a opção 2º via do IPTU.

Ficou com alguma dúvida sobre o IPTU 2020 BH? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.