A prefeitura liberou essa semana o calendário de pagamento do IPTU 2020

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é uma cobrança realizada pela prefeitura de proprietários de imóveis e terrenos. Esse imposto é cobrado sobre casas, apartamentos, salas comerciais, prédios ou qualquer outro tipo de propriedade em regiões urbanizadas.

Todo o valor arrecadado proveniente do tributo vira renda da prefeitura para a utilização de manutenções em vias públicas e obras de moradia. A cobrança é realizada por boleto e, se não for pago, é emitida uma multa no nome do proprietário do imóvel.

Veja mais clicando aqui – IPVA 2020 SP: veja a tabela com as datas de pagamento

Confira as principais dúvidas sobre o IPTU 2020 SP:

Como é feito o cálculo do valor a ser pago?

O IPTU é calculado através da multiplicação do valor venal do imóvel pela alíquota, que pode chegar até 2%, de acordo com o imóvel. Esse ano, ele teve um aumento de 3,5%, anunciado pela Prefeitura de São Paulo.

Como é feito o pagamento do IPTU 2020?

O pagamento poderá ser realizado pelo boleto enviado direto para a residência, ou emitido no site de Serviços da Prefeitura de São Paulo. Para quem optar a fazer o pagamento pelo boleto enviado em casa, os últimos serão entregues até dia 19 de fevereiro.

Veja também – Faça a simulação do seu crédito pessoal com segurança na FinanZero!

Quais são as datas de vencimento do IPTU 2020 SP?

O vencimento do IPTU 2020, de acordo com a administração municipal, será:

  • no dia escolhido, para os contribuintes que fizeram opção via atualização cadastral;
  • no dia 9 ou no dia 14, para os contribuintes que não fizeram opção de dia de vencimento;
  • e no dia 20, para os contribuintes que optaram pela notificação por Administradoras de Imóveis.

Os moradores da capital receberão dois boletos: o primeiro com vencimento em fevereiro e o segundo com as demais parcelas. A mudança foi determinada para poupar papel e evitar fraudes.

Os valores estarão disponíveis para consulta no site a partir de 15 de janeiro. A data de vencimento de dias sem expediente bancário será prorrogada para o primeiro dia útil seguinte, sem acréscimo ao valor. As notificações de isenção serão postadas nos Correios a partir de 17 de janeiro.

Quem possui direito a isenção do IPTU?

Alguns grupos de proprietários de imóveis conseguem a isenção do IPTU 2020. São eles:

  • aposentados;
  • pensionistas;
  • beneficiários de renda mensal vitalícia.

Ficou com alguma dúvida sobre o IPTU 2020 SP? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.