Índice de conteúdo
O IPTU precisa ser pago todo ano aos governos municipais, com reajustes anuais
Dezembro chegou e com ele a expectativa dos impostos para o próximo ano. O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é cobrado pelos municípios, sendo assim cada um é diferente.
O município cobra esse imposto das pessoas que têm imóvel em área urbana e ele tem reajustes todos os anos. O reajuste de Campo Grande em 2021 será de 2,65%, por exemplo.
Como citado antes, o IPTU é um imposto municipal, logo os valores mudam. Para consultar os valores visite o site da prefeitura da sua cidade.
Se você deseja mais informações sobre o imposto, a seguir estão os sites para consultas de algumas cidades:
Se sua cidade não está listada, você pode consultar os dados no site da prefeitura do seu município. Além disso, o valor do IPTU pode ser parcelado na grande maioria das cidades. Esse imposto pode ser pago em até 12 vezes, começando em janeiro.
Embora exista a possibilidade de parcelar, muitas prefeituras oferecem um desconto de 5% em pagamentos á vista, como um incentivo.
Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!
Para saber o calendário do IPTU de 2021 do seu município visite o site da prefeitura. O Rio de Janeiro é um dos municípios que divulgou, lá o desconto para pagamentos á vista é de 7%, mas pode ser parcelado em até 10 vezes
Para cota única e primeira parcela a data é 5 de fevereiro, a segunda em 5 de março, a terceira em 8 de abril, a quarta em sete de maio, a 5° em 8 de junho, a 6° em 7 de julho, a 7° em 6 de agosto, a 8° em 8 de setembro, a 9° em 7 de outubro e, por fim, a 10° em 8 de novembro.
Enquanto a prefeitura de Porto Alegre dá um desconto de 10% em pagamentos adiantados em cota única do IPTU 2021, até 5 de janeiro. Assim como o Rio de Janeiro, a prefeitura de Porto Alegre permite que parcele em até 10 vezes, com primeira parcela com vencimento em 8 de março. As parcelas vencem sempre no dia 8 de cada mês.
De acordo com o secretário municipal da Fazenda, 15% da arrecadação vai para saúde e 25% para educação.
Como planejar seu 13°? FinanZero responde
O IPTU é um imposto sobre propriedades em área urbana, de competência municipal. O município calcula esse tributo com base no valor venal, em síntese, ele é uma estimativa que as prefeituras fazem com base no preço do mercado imobiliário para conhecer o valor do metro quadrado.
Entretanto não se usa só o valor venal para saber o valor do IPTU. Para saber quanto você vai pagar você precisa multiplicar o valor venal pela alíquota, mas sem esquecer dos descontos e acréscimos que podem se aplicar.
No geral, as alíquotas são de caráter progressivo, ou seja proprietários de imóveis com maior valor venal contribuem em maior proporção.
Quanto posso receber de aposentadoria com a contribuição de MEI?
Em algumas cidades aposentados e pensionistas podem ficar isentos de pagar esse imposto, mas para saber se esse é seu caso, procure a prefeitura. Embora possa existir a isenção, é necessário atender a alguns requisitos de valor e uso do imóvel e de ganhos mensais.
Na cidade de São Paulo, por exemplo, a pessoa precisa seguir os seguintes critérios:
Em São Paulo, a pessoa pode ter desconto parcial ou isenção total, os critérios são:
De acordo com a constituição federal ficam isentos:
IPVA 2021 Minas Gerais: confira o calendário de pagamento
Então, ficou com alguma dúvida? Pergunte nos comentários.
E, por fim, não esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram; FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios