FinanzeroBlogImpostos

IPTU 2021: onde achar calendários e informações

IPTU 2021: onde achar calendários e informações

Compartilhe esse post:

O IPTU precisa ser pago todo ano aos governos municipais, com reajustes anuais

Dezembro chegou e com ele a expectativa dos impostos para o próximo ano. O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é cobrado pelos municípios, sendo assim cada um é diferente.

O município cobra esse imposto das pessoas que têm imóvel em área urbana e ele tem reajustes todos os anos. O reajuste de Campo Grande em 2021 será de 2,65%, por exemplo.

Qual o valor do IPTU 2021?

Como citado antes, o IPTU é um imposto municipal, logo os valores mudam. Para consultar os valores visite o site da prefeitura da sua cidade.

Se você deseja mais informações sobre o imposto, a seguir estão os sites para consultas de algumas cidades:

Se sua cidade não está listada, você pode consultar os dados no site da prefeitura do seu município. Além disso, o valor do IPTU pode ser parcelado na grande maioria das cidades. Esse imposto pode ser pago em até 12 vezes, começando em janeiro.

Embora exista a possibilidade de parcelar, muitas prefeituras oferecem um desconto de 5% em pagamentos á vista, como um incentivo.

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

Calendário IPTU 2021

Para saber o calendário do IPTU de 2021 do seu município visite o site da prefeitura. O Rio de Janeiro é um dos municípios que divulgou, lá o desconto para pagamentos á vista é de 7%, mas pode ser parcelado em até 10 vezes

Para cota única e primeira parcela a data é 5 de fevereiro, a segunda em 5 de março, a terceira em 8 de abril, a quarta em sete de maio, a 5° em 8 de junho, a 6° em 7 de julho, a 7° em 6 de agosto, a 8° em 8 de setembro, a 9° em 7 de outubro e, por fim, a 10° em 8 de novembro.

Enquanto a prefeitura de Porto Alegre dá um desconto de 10% em pagamentos adiantados em cota única do IPTU 2021, até 5 de janeiro. Assim como o Rio de Janeiro, a prefeitura de Porto Alegre permite que parcele em até 10 vezes, com primeira parcela com vencimento em 8 de março. As parcelas vencem sempre no dia 8 de cada mês.

De acordo com o secretário municipal da Fazenda, 15% da arrecadação vai para saúde e 25% para educação.

Como planejar seu 13°? FinanZero responde

O que é IPTU?

O IPTU é um imposto sobre propriedades em área urbana, de competência municipal. O município calcula esse tributo com base no valor venal, em síntese, ele é uma estimativa que as prefeituras fazem com base no preço do mercado imobiliário para conhecer o valor do metro quadrado.

Entretanto não se usa só o valor venal para saber o valor do IPTU. Para saber quanto você vai pagar você precisa multiplicar o valor venal pela alíquota, mas sem esquecer dos descontos e acréscimos que podem se aplicar.

No geral, as alíquotas são de caráter progressivo, ou seja proprietários de imóveis com maior valor venal contribuem em maior proporção.

Quanto posso receber de aposentadoria com a contribuição de MEI?

Isenção do imposto

Em algumas cidades aposentados e pensionistas podem ficar isentos de pagar esse imposto, mas para saber se esse é seu caso, procure a prefeitura. Embora possa existir a isenção, é necessário atender a alguns requisitos de valor e uso do imóvel e de ganhos mensais.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, a pessoa precisa seguir os seguintes critérios:

  • Antes de tudo o imóvel precisa estar em seu nome;
  • Em segundo lugar, o imóvel não pode ter valor venal maior que R$1.310.575;
  • Você deve usar o imóvel como residência;
  • Em seguida, você não pode ter outro imóvel no município;
  • Além disso a renda da pessoa, somando benefícios e outras fontes, não pode ser superior a cinco salários mínimos

Em São Paulo, a pessoa pode ter desconto parcial ou isenção total, os critérios são:

  • Se a pessoa, sem descontos, receber até três salários mínimos, tem isenção total;
  • Quando a renda, sem descontos, for de três a quatro salários mínimos, a pessoa tem direito a desconto de 50%;
  • Mas se a renda for de quatro a cinco salários, sem descontos, a pessoa pode ter desconto de 30% no IPTU

De acordo com a constituição federal ficam isentos:

  • Em primeiro lugar os imóveis da união, municípios e estados e qualquer fundação instituída e mantida pelo poder público;
  • Em seguida instituições de educação e de assistência social;
  • Além disso templos de qualquer culto, , entidades sindicais e partidos políticos e suas fundações

IPVA 2021 Minas Gerais: confira o calendário de pagamento

Então, ficou com alguma dúvida? Pergunte nos comentários.

E, por fim, não esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram; FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Quanto posso receber de aposentadoria com a contribuição de MEI?

Todos possuem direito de se aposentar por idade ou ainda por invalidez e conseguir um salário mínimo de aposentadoria. Saiba mais sobre!

Ler artigo completo

0 respostas para “IPTU 2021: onde achar calendários e informações”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo