FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Quanto posso receber de aposentadoria com a contribuição de MEI?

Quanto posso receber de aposentadoria com a contribuição de MEI?

Compartilhe esse post:

 MEI possui direito de se aposentar por idade ou ainda por invalidez

Para que um Microempreendedor Individual (MEI) tenha direito à aposentadoria após os anos trabalhados, deverá cumprir com alguns requisitos. No primeiro momento o profissional precisa ter uma idade mínima, além de um tempo X de contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Dessa forma, em geral, a idade mínima para a aposentadoria é de 62 anos para as mulheres e 65 para os homens. Com relação ao tempo de contribuição, o período mínimo definido gira em torno de 15 anos. No entanto, por causa da reforma da Previdência, o tempo pode variar.

  • Isso porque os homens que iniciaram a contribuição para o INSS após a reforma ter validade (depois do dia 13 de novembro de 2019) deverá ter, ao menos, 20 anos de contribuição.

E, ainda, a parcela referente ao recolhimento previdenciário representa uma alíquota de 5% do valor do salário mínimo. Para 2020, por exemplo, a quantia seria de R$ 52,25.

Veja também – Empréstimo para aposentados: o que você precisa saber

Como é feito o recolhimento de quem é MEI?

A dúvida é bem frequente para quem está querendo começar a vida de autônomo. Pois bem, este recolhimento acontece por meio do guia de contribuição DAS-MEI.

O profissional autônomo ainda tem a possibilidade de acrescentar mais 15% sobre o pagamento ao INSS. Nessa situação, o pagamento ocorre por meio de uma Guia Complementar, com o código 1910.

Com a contribuição de 20% sobre o valor do salário mínimo, o benefício tem o cálculo por meio da média salarial de todos os salários de contribuição deste julho de 1994.

O valor do benefício será de 60% da média calculada, com a adição de 2 pontos percentuais por ano que ultrapassar os 15 anos de contribuição, para as mulheres. No caso dos homens, o acréscimo será de 2 pontos percentuais por ano que ultrapassar os 20 anos de contribuição.

Confira também – Regras de transição para aposentadoria especial. O que muda?

Calculado da aposentadoria do MEI

Para a aposentadoria do Microempreendedor Individual (MEI), o que conta são as contribuições do DAS.

Sendo assim, é como o DAS é calculado sobre 5% do salário mínimo a aposentadoria do MEI será sempre com base no salário mínimo. No caso em que o MEI queira se aposentar contando as contribuições do DAS além das contribuições do registro em carteira a Previdência Social deverá realizar o calculo, respeitando as regras vigentes no momento da solicitação.

Em caso de dúvidas entre em contato com a central telefônica do INSS 135.

Veja mais em – Duplicata: o que é e como funciona?

Mais benefícios do MEI

Além da aposentadoria por idade, o MEI poderá ter direito a outros benefícios, conforme o tempo mínimo de contribuição.

Para a aposentadoria por invalidez, será preciso ter 12 meses de contribuição. Assim como o auxílio-doença também tem o tempo mínimo de 12 parcelas.

Para o salário-maternidade, entretanto, a contribuição mínima será de 10 meses. Ainda há outros dois benefícios a serem pagos para quem é filho ou depende da pessoa quem é MEI, são eles:

  • o auxílio-reclusão
  • pensão por morte.

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

Além disso, ficou com mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixe aqui pra gente e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Duplicata: o que é e como funciona?

É um título de crédito que comprova um acordo entre comprador e vendedor. O documento é uma promessa de pagamento. Saiba mais.

Ler artigo completo

0 respostas para “Quanto posso receber de aposentadoria com a contribuição de MEI?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo