Pedir empréstimo para aposentados pode ter condições muito boas, mas é preciso prestar atenção as condições

Aposentados são um grupo muito assediado pelas instituições financeiras, prova disso é o número de empréstimos não solicitados. Nos primeiros dez meses do ano os números de reclamações sobre empréstimo consignado mais que dobraram.

É importante avaliar as opções e, além disso, ter certeza da mais vantajosa para você. Existem vários tipos de crédito no mercado, mas é certo que os créditos com garantia, no geral, tem condições melhores.

Bancos tem dado empréstimos para aposentados, sem que os mesmos tenham solicitado. Embora nesses casos o aposentado ganhe na justiça, alguns nem percebem que estão tendo descontos.

Cuidados a tomar com empréstimo para aposentados

Ao contratar um empréstimo o aposentado deve, antes de tudo, ter certeza de que precisa mesmo desse serviço. Por mais que alguns pareçam vantajosos, nenhum crédito desnecessário é.

Além disso, algumas instituições acabam dando junto com o empréstimo outros serviços, como o empréstimo sobre RMC, ou cartão de crédito com margem consignável.

Lembrando que, ofertar qualquer tipo de serviço sem transparência por parte da empresa é ilegal. Logo, se um serviço lhe foi dado sem explicações claras ou sem você solicitar, o banco está agindo de forma ilegal.

Sempre que for entrar em contato com qualquer instituição, seja para um empréstimo para aposentado ou não, faça isso pelos canais oficiais da empresa. Muitos golpistas usam Whatsapp, por exemplo, para se passar por funcionários. Então tenha certeza que buscou os canais oficiais no site da empresa e se não tiver certeza, não passe nenhum dado.

Também é importante lembrar que é contra a lei pedir adiantamentos por empréstimo. Se, ao pedir um empréstimo, a pessoa te pedir um depósito adiantado não o faça, esse é um sinal claro de golpe.

Além disso, ao pedir qualquer serviço, nenhum banco irá pedir a senha do seu cartão. Logo, esse tipo de informação é secreta e somente você deve ter o acesso a ela.

É comum que os golpes aconteçam por telefone, muitas dessas pessoas se fazem passar por seu banco ou o INSS. Saiba que o INSS nunca entra em contato por telefone e pede suas informações pessoais, e muito menos pode passá-las a bancos. Se acaso você receber uma ligação e te pedirem informações como CPF ou senha de um cartão, por exemplo, não tenha vergonha de dizer que não irá passá-las.

Confira: Empréstimo sobre a RMC

Empréstimo consignado

Antes de tudo, você deve saber quem pode pedir esse tipo de empréstimo. Ele está disponível para funcionários públicos, militares, aposentados e pensionistas e, além disso, funcionários CLT. Esse tipo de empréstimo para aposentado vai ter descontos direto na folha de pagamento, sendo assim o benefício funciona como uma garantia.

Ele vai apresentar condições melhores justamente por isso, ter uma garantia, com ela as chances de inadimplência são menores. Portanto os banco costumam oferecer juros mais baixos e condições melhores. Se você for recorrer a esse crédito, deve saber que o valor das parcelas não pode ser superior a 35% do seu benefício. Isso acontece por causa de um cálculo que diz que isso é o máximo para garantir que você consiga pagar as contas e viver.

Leia também: Como saber se um empréstimo é golpe?

O que fazer se tiver descontos e não tiver pedido o empréstimo?

Embora as condições sejam boas, as reclamações desse empréstimo pelos aposentados têm sido constantes. Portanto, fique atento aos descontos em sua folha de pagamento. Se acaso você identificar os descontos, você deve:

  • Em primeiro lugar, entrar em contato com o banco e informar que não solicitou o serviço. Ao fazer isso, se não tiver pedido mesmo, nem recebido o dinheiro, eles devem devolver os valores;
  • Se informar ao banco não funcionar, você deve entrar em contato com o INSS. O telefone da ouvidoria deles é o 135;
  • Além disso, você também pode abrir uma reclamação no Banco Central, pelo telefone 145, ou pelo site

E, por fim, antes de escolher um empréstimo, tenha certeza de saber todas as condições dela. Como, por exemplo, os juros e se é possível adiantar parcelas.

Veja: Dá para recuperar dinheiro após depositar em uma conta?

Então se ficou com alguma dúvida, é só perguntar nos comentários!

Por fim, não esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram; FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.