Maranhão dá isenção de até 100% dos juros em IPVA atrasado
Índice de conteúdo
Contribuintes maranhenses têm até quarta (30) para aderir ao benefício fiscal e ter desconto em juros e multas
Você está com o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) em dia?
No Maranhão, o governo do Estado lançou uma iniciativa para diminuir a inadimplência do pagamento deste imposto: um desconto de até 100% no valor de juros e multas sobre o IPVA 2020 ou de anos anteriores.
A iniciativa é uma tentativa de diminuir os atuais 534.183 proprietários de veículos maranhenses que têm débitos do IPVA. No total, essa inadimplência representa R$ 378 milhões para os cofres do Estado.
Por esse mutirão, terá 100% de desconto aquele que pagar o IPVA atrasado à vista e 60% aquele que parcelar. O máximo de parcelas liberada pelo governo do Maranhão é de 12.
Peça uma cotação grátis e receba ofertas de empréstimo pessoal de até 10 parceiros FinanZero!
E o IPVA atrasado em São Paulo?
Na última quarta (23), o governo do Estado de São Paulo liberou o parcelamento de dívidas do IPVA em até 10 vezes via boleto. A opção é válida para o imposto de 2019 ou anos anteriores.
A Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo, órgão responsável pela cobrança de impostos como o IPVA, espera diminuir a inadimplência paulista em relação a veículos, hoje está na casa dos 600 mil.
Para aderir ao movimento, basta acessar o site da Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo e:
- Com o número do documento do veículo, clique em “Consultar débitos”. Por essa opção, verá no sistema as dívidas daquele veículo que podem ser parceladas.
- Selecione “Parcelamento”. Nesse momento, você poderá escolher as condições de pagamentos adequadas para você.
Os boletos são emitidos pelo próprio site e você pode realizar o pagamento pelo código de barras em agências bancárias ou lotéricas.
Leia mais: Vendas com nota fiscal eletrônica cresceram 13,4% em agosto
O que é IPVA e para que serve?
O IPVA é um imposto cobrado pelos Estados por cada veículo licenciado em seu território. Ele muda de valor dependendo do modelo, marca e ano do veículo, assim como varia de Estado para Estado.
Apesar de ser uma cobrança estadual, o IPVA é repassado para o governo federal, que aplica o montante em bens e serviços. Eles não precisam estar ligados a transporte.
Caso você tenha IPVA atrasado, fica sujeito à retenção do veículo. Isso porque, além de ficar em débito neste imposto, não conseguirá licenciar o seu bem.
Ou seja, você pode continuar dirigindo o veículo mesmo com o IPVA atrasado – mas saiba que está sujeito a apreensão.
Exportações do agronegócio paulista aumentam 10,7%
Ficou com alguma dúvida sobre IPVA? Comente!
Não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “Maranhão dá isenção de até 100% dos juros em IPVA atrasado”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios