Caixa Tem: como liberar, como usar em outro celular, quanto tempo para liberar e o que fazer em casos de problemas com o acesso do aplicativo

O Caixa Tem é a conta poupança digital da Caixa Econômica Federal e por isso tem algumas funções financeiras disponíveis, como:

  • Pagar contas como de água e luz ou boletos;
  • Fazer transferências;
  • Receber valores;
  • Fazer compras;
  • Gerar um cartão de crédito;

Além das funções mencionadas, os benefícios sociais e trabalhistas pagos pelo Governo Federal são disponibilizados por meio do aplicativo. O pagamento de amparos justifica o alto número de usuários que são em torno de 105 milhões, de acordo com a Caixa. Dessa forma, abaixo estão as questões sobre a conta e o seu funcionamento em casos de liberação de acesso.

Não consigo acessar o app do Santander, o que fazer?

Como conseguir liberar o acesso do Caixa Tem?

No primeiro uso do aplicativo Caixa Tem, o cidadão deve seguir os passos iniciais indicados na primeira tela, são eles:

  1. Inserir o CPF;
  2. Criar uma senha;

A senha criada no primeiro acesso será utilizada para entrar na conta digital, ou seja, a senha para entrar no aplicativo já é estabelecida quando o usuário entra no Caixa Tem pela primeira vez. Após esses passos, a conta solicita demais informações, como:

  • Nome;
  • RG;
  • E-mail;

Após inserir os dados, o app envia uma mensagem ao e-mail informado com um link de acesso que servirá como uma forma de validar o e-mail e garantir a segurança do acesso. Dessa maneira, o usuário só poderá entrar na conta digital por meio do link enviado, essa condição exige que o endereço de e-mail, assim como os demais dados, sejam corretos. Em relação ao e-mail é recomendado que:

  • O cidadão tenha acesso a ele, lembrando da senha utilizada;
  • Seja um e-mail atual, utilizado pelo cidadão;
  • Que possua o endereço e senha anotados;

Como liberar acesso no Caixa Tem em outro celular?

O Caixa Tem só pode ser utilizado em um único dispositivo por vez, por isso o usuário só pode acessá-lo com um celular. Então, quando o indivíduo troca de celular ou tem o seu aparelho roubado ou furtado, ele deve comparecer em uma agência da Caixa Econômica para informá-la sobre o ocorrido.

Ao informar a instituição, o indivíduo recebe as orientações sobre o que pode ser feito nas duas situações descritas. Nos casos de troca de celular, a Caixa pode liberar o acesso ao aplicativo no dispositivo novo e em casos de roubo a conta anterior pode ser bloqueada do aparelho para evitar mais prejuízos.

Não consigo entrar no Caixa Tem, como vou receber?

Quantos dias para o Caixa Tem liberar o acesso?

De acordo com a Caixa Econômica, a liberação do acesso pode demorar cerca de 48 horas. Dessa forma, em até 2 dias úteis o usuário do aplicativo poderá acessá-lo novamente. Contudo, durante esse processo algumas inconsistências podem fazer com que o acesso ao Caixa Tem demore mais do que o esperado. Nessa situação, o indivíduo pode aguardar por mais alguns dias e se o app não for liberado ele deve entrar em contato com a Caixa por meio do telefone ou de forma presencial nas agências.

Não consigo liberar acesso no Caixa Tem, o que fazer?

Conforme comentado, o não acesso ao e-mail pode comprometer o uso do Caixa Tem, já que nessa situação o aplicativo não poderá ser aberto. Sem o link enviado no primeiro acesso da conta não será possível acessá-la e nesse caso o cidadão só poderá alterar o e-mail informado com o auxílio da Caixa Econômica.

Para alterar o endereço de e-mail cadastrado no Caixa Tem basta entrar em contato com uma agência da Caixa com um documento de identificação em mãos e explicar o ocorrido. Esse protocolo é seguido para evitar que golpistas utilizem dados falsos na conta digital e assim garante a segurança do usuário do aplicativo.

Uma outra situação pode ser o bloqueio do Caixa Tem pela não atualização dos dados. A instituição possui uma sistema de segurança que solicita a validação e atualização das informações constatadas para garantir que o cidadão não está sendo vítima de um golpe. Se a solicitação não for atendida em um determinado período, a conta é bloqueada e nesse caso só poderá ser desbloqueada em conjunto com o banco.

Não consigo atualizar meu cadastro no Caixa Tem, o que fazer?

E então, restou mais alguma dúvida sobre o que fazer quando não é possível liberar o acesso no Caixa Tem? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.