FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Não consigo sacar o FGTS da rescisão. O que fazer?

Não consigo sacar o FGTS da rescisão. O que fazer?

Compartilhe esse post:

Em meio à pandemia do coronavírus, mais trabalhadores buscam o saque FGTS rescisório

No primeiro trimestre de 2020, a taxa de desemprego subiu 1,3 ponto percentual na comparação com o últimos três meses de 2019. Assim, a taxa de desocupação no País passou a 12,2%. Isto representa cerca de 12,9 milhões de brasileiros desempregados, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para piorar o cenário, os cálculos da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado projetam uma taxa de 14,9% no fim de 2020, contra 11,9% no fechamento de 2019. Em um cenário ainda mais pessimista, o IFI estima uma taxa de 15,3% no final do ano.

Com tantos brasileiros sem emprego por conta dos impactos da quarentena e o isolamento social ocasionados pela pandemia do coronavírus, a busca pelo saque rescisório do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e pelo seguro-desemprego aumentaram.

Veja também – FGTS emergencial: por que o valor depositado é menor que R$ 1.050?

Caso o cidadão encontre dificuldades para sacar o dinheiro remanescente no fundo poderá conferir as dicas abaixo.

Dados desatualizados

O principal motivo da impossibilidade do saque rescisão do FGTS é o cadastro de dados errados ou desatualizados. Se o problema for referente aos dados errados, o fato ocorre principalmente com:

  • o nome completo;
  • a diferença entre o nome de solteiro(a) e o de casado(a);
  • o nome da mãe;
  • e a data de nascimento;

Como atualizar os dados para sacar o FGTS?

Para atualizar os dados é necessário comparecer à uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) e conversar com um atendente. Os documentos abaixo podem ser solicitados:

  • o RG;
  • o CPF;
  • a carteira de trabalho;
  • e a carta de rescisão;

Veja também – Fui demitido(a), posso sacar o FGTS?

Dados inconsistentes

Outro erro referente aos dados do cadastro é a inconsistência dos mesmos:

  • a falta de baixa na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • a duplicidade da CTPS;
  • a duplicidade do número do Programação de Integração Social (PIS) ou do Número de Identificação Social (NIS);

Empréstimo pessoal com parcelamento em até 24 meses. Peça já!

Como unificar o número do PIS?

Em primeiro lugar é necessário confirmar se de fato houve uma duplicação do PIS/NIS. Para isso, vale perguntar para o último patrão se foi feito um novo cadastro para depósito do FGTS, e ver se o número do emprego anterior é compatível com o do último trabalho ou não.

Caso de fato a empresa tenha feito um segundo cadastro para o trabalhador, este deverá comparecer à uma agência da Caixa com os mesmos documentos da lista acima para resolver a situação.

Veja também – Quem tem direito ao saque emergencial do FGTS de R$ 1.045?

Como unificar as carteiras de trabalho?

Novamente, é preciso confirmar se a duplicidade de fato ocorreu. Este erro é mais comum para trabalhadores que fizeram carteira de trabalho antes de 2019, ano em que entrou em vigor a carteira de trabalho digital (exatamente para evitar este tipo de erro).

A consulta pode ser feita verificando os contratos de trabalho anteriores e identificando os números informados. Será necessário apresentar ambos os documentos em uma agência da Caixa, juntamente com o RG, o CPF, e a carta de rescisão do último emprego, para unificar as carteiras e conseguir sacar os valores do FGTS.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o saque rescisório do FGTS? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como corrigir o Imposto de Renda?

Veja como retificar a declaração do Imposto de Renda entregue com erros, qual é o prazo para alteração e se há cobrança de multa.

Ler artigo completo

8 respostas para “Não consigo sacar o FGTS da rescisão. O que fazer?”:

  1. Maria Aparecida Evangelista disse:

    Não consigo receber meu fundo de garantia,fui demitida,sou empregada doméstica.sempre que vou na caixa e não consigo nada

    • Luiz disse:

      Conseguiu José?

      • Diego disse:

        Antônio Mello, vc conseguiu fazer o saque? Tô com esse mesmo problema agora, na hora que criaram o saque aniversário não falaram sobre essa carência.

        • Jonathan disse:

          Vc conseguiu sacar o meu está do mesmo jeito

          • Luciano Nunes Silveira disse:

            Fui demitido não consigo agendar um horário na cx economica e não tenho o cartão do cidadão oque faço

            • ANTONIO MELLO disse:

              Fui demitido sem justa causa devido a pandemia. Porem não consigo receber meu FGTS devido ter feito adesão ao Sac Aniversário, adesão essa que já foi desfeita. Porem a informação que tenho é de uma carência de 2 anos. Alguém sabe me informar se existe alguma forma de eu conseguir sacar meu FGTS? Pois estou com dificuldades e varias contas em atraso.

              • jose milton disse:

                nao consigo saca meu fgts porque disseram que tem que ter uma chave pra fazer a liberacao mais a empresa nao esta conseguindo fazer essa chave o que devo fazer

                • Joyce Cardoso disse:

                  Olá, Jose. Tente entrar em contato com a Caixa, na Central de Atendimento ou ir até uma agência presencialmente. Lá, um funcionário consegue te ajudar e te orientar da melhor forma 🙂 Boa sorte e obrigada pelo comentário

              Deixe um comentário

              O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

              Navegue por:

              Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
              PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
              Solicite seu empréstimo