Índice de conteúdo
Em meio à pandemia do coronavírus, mais trabalhadores buscam o saque FGTS rescisório
No primeiro trimestre de 2020, a taxa de desemprego subiu 1,3 ponto percentual na comparação com o últimos três meses de 2019. Assim, a taxa de desocupação no País passou a 12,2%. Isto representa cerca de 12,9 milhões de brasileiros desempregados, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para piorar o cenário, os cálculos da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado projetam uma taxa de 14,9% no fim de 2020, contra 11,9% no fechamento de 2019. Em um cenário ainda mais pessimista, o IFI estima uma taxa de 15,3% no final do ano.
Com tantos brasileiros sem emprego por conta dos impactos da quarentena e o isolamento social ocasionados pela pandemia do coronavírus, a busca pelo saque rescisório do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e pelo seguro-desemprego aumentaram.
Veja também – FGTS emergencial: por que o valor depositado é menor que R$ 1.050?
Caso o cidadão encontre dificuldades para sacar o dinheiro remanescente no fundo poderá conferir as dicas abaixo.
O principal motivo da impossibilidade do saque rescisão do FGTS é o cadastro de dados errados ou desatualizados. Se o problema for referente aos dados errados, o fato ocorre principalmente com:
Para atualizar os dados é necessário comparecer à uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) e conversar com um atendente. Os documentos abaixo podem ser solicitados:
Veja também – Fui demitido(a), posso sacar o FGTS?
Outro erro referente aos dados do cadastro é a inconsistência dos mesmos:
Empréstimo pessoal com parcelamento em até 24 meses. Peça já!
Em primeiro lugar é necessário confirmar se de fato houve uma duplicação do PIS/NIS. Para isso, vale perguntar para o último patrão se foi feito um novo cadastro para depósito do FGTS, e ver se o número do emprego anterior é compatível com o do último trabalho ou não.
Caso de fato a empresa tenha feito um segundo cadastro para o trabalhador, este deverá comparecer à uma agência da Caixa com os mesmos documentos da lista acima para resolver a situação.
Veja também – Quem tem direito ao saque emergencial do FGTS de R$ 1.045?
Novamente, é preciso confirmar se a duplicidade de fato ocorreu. Este erro é mais comum para trabalhadores que fizeram carteira de trabalho antes de 2019, ano em que entrou em vigor a carteira de trabalho digital (exatamente para evitar este tipo de erro).
A consulta pode ser feita verificando os contratos de trabalho anteriores e identificando os números informados. Será necessário apresentar ambos os documentos em uma agência da Caixa, juntamente com o RG, o CPF, e a carta de rescisão do último emprego, para unificar as carteiras e conseguir sacar os valores do FGTS.
Ficou com mais alguma dúvida sobre o saque rescisório do FGTS? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Não consigo receber meu fundo de garantia,fui demitida,sou empregada doméstica.sempre que vou na caixa e não consigo nada
Conseguiu José?
Antônio Mello, vc conseguiu fazer o saque? Tô com esse mesmo problema agora, na hora que criaram o saque aniversário não falaram sobre essa carência.
Vc conseguiu sacar o meu está do mesmo jeito
Fui demitido não consigo agendar um horário na cx economica e não tenho o cartão do cidadão oque faço
Fui demitido sem justa causa devido a pandemia. Porem não consigo receber meu FGTS devido ter feito adesão ao Sac Aniversário, adesão essa que já foi desfeita. Porem a informação que tenho é de uma carência de 2 anos. Alguém sabe me informar se existe alguma forma de eu conseguir sacar meu FGTS? Pois estou com dificuldades e varias contas em atraso.
nao consigo saca meu fgts porque disseram que tem que ter uma chave pra fazer a liberacao mais a empresa nao esta conseguindo fazer essa chave o que devo fazer
Olá, Jose. Tente entrar em contato com a Caixa, na Central de Atendimento ou ir até uma agência presencialmente. Lá, um funcionário consegue te ajudar e te orientar da melhor forma 🙂 Boa sorte e obrigada pelo comentário