Carteira de trabalho digital: como fazer, o que precisa para tirar, como acessar e como validar os dados dentro da carteira de trabalho online

A população está cada vez mais adepta ao mundo digital, já que as inovações tecnológicas vieram para facilitar processos que antes dependiam de muita burocracia. Segundo dados de um relatório produzido pelo We Are Social e Hootsuite, em janeiro de 2021, existem 4,66 bilhões de usuários conectados a internet, dado que demonstra o aumento do uso e da adaptação as inovações que são implementadas.

Com o mundo cada vez mais online, a carteira de trabalho física já pode ser substituída pela digital, desde de setembro do ano de 2020. Com isso, o surgimento de dúvidas sobre o funcionamento da novidade é comum entre os cidadãos que estão se adaptando ao novo modelo. Então, abaixo estão listadas as principais questões sobre o assunto e como validar os dados na carteira de trabalho digital.

Dia dos namorados: como economizar no presente?

Como fazer a carteira de trabalho digital?

Diferente da carteira de trabalho física, a versão em formato digital não precisa ser solicitada em um cartório ou poupatempo, funcionando de forma diferente. Na carteira de trabalho digital não é necessário solicitar que ela seja feita, basta ter uma conta no site do Governo Federal e acessa-la por meio do seu aplicativo ou site usando o número do CPF.

Segundo o Governo Federal, as atividades profissionais realizadas pelo cidadão serão automaticamente registradas pois estão armazenadas no e-social (Sistema virtual do governo para prestação de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias) e vão automaticamente para a versão online da carteira. Além disso, caso algum erro seja encontrado é provável que ele consiga ser resolvido por meio de uma atualização feita pelo próprio Governo. Também é possível que alguma correção seja solicitada pelo empregado ao seu empregador e assim o erro pode ser corrigido.

O que precisa para tirar carteira de trabalho digital?

Como mencionado, a carteira de trabalho digital não precisa ser solicitada e é necessário apenas que se tenha uma conta no site do Governo Federal. Assim , siga o passo a passo caso ainda não possua o cadastro feito no gov br.

  1. Acesse a página de login do Gov br e clique em “Criar sua conta gov,br”;
  2. Escolha entre umas das opções de cadastro disponíveis, como e-mail, CPF ou certificado digital;
  3. Siga as instruções que aparecerão ao escolher a opção de cadastro para habilitar a conta, validar os dados e logo em seguida cadastrar a senha;

Depois que a conta do gov br for criada basta acessar a carteira de trabalho por meio do CPF e ela estará disponível com os registros de trabalho do cidadão.

Carteira de trabalho digital: como saber se a minha foi assinada?

Como acessar a carteira de trabalho digital?

Para acessar a carteira de trabalho digital é simples e existem dois jeitos possíveis que serão explicados a seguir

Pelo aplicativo no celular

Acessar a carteira de trabalho usando o aplicativo pelo celular é simples, basta seguir os passos:

  1. Baixe o aplicativo pela Play Store (Android) ou App Store (IOS) buscando por “Carteira de trabalho digital”;
  2. Ao baixar, abra o aplicativo e clique em “Entrar”;
  3. Coloque o seu CPF e a senha cadastrada no site do Gov br;
  4. E por fim informe alguns dados pessoais que serão solicitados;

Após seguir os passos a carteira de trabalho digital estará disponível para ser usada, assim como as informações registradas de trabalhos anteriores.

Pelo computador

É possível também acessar a carteira digital utilizando o computador, os passos são bem parecidos aos para entrar pelo celular.

  1. Acesse o site do ministério da economia e clique em “Entrar com gov.br”;
  2. Será solicitado o CPF do cidadão e a senha cadastrada no site do Governo e ao informar o acesso a carteira será liberado;

Como recuperar a senha da carteira de trabalho digital?

Como validar os dados na carteira de trabalho digital?

Os dados de trabalho disponíveis na carteira digital estão registrados no e-social, onde estão todos as informações sobre contratos de trabalho dos cidadãos, por isso esses dados aparecem de forma automática após o cidadão realizar o seu primeiro acesso utilizando o CPF.

Com isso, ao encontrar uma informação errada o cidadão não precisa comparecer a nenhum posto de atendimento pois são feitas atualizações com frequência que já conseguem solucionar algumas inconsistências. Se o erro seguir é possível solicitar a alteração por meio de campanhas para correção que são feitas e anunciadas pelo Governo Federal.

Se o erro encontrado for posterior a setembro de 2019 o cidadão pode informar o empregador e solicitar a mudança. O mais comum é que sejam encontrados erros de registros mais antigos por inconsistências na carteira física e no e-social, mas que serão resolvidos pelo Governo quando solicitarem a atualização.

Como economizar na conta de energia?

E então, restou mais alguma dúvida sobre como validar os dados na carteira de trabalho digital? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.