Não recebi o benefício emergencial (BEm) na conta. O que fazer?
Índice de conteúdo
Alguns bancos estão devolvendo o benefício emergencial
Não é somente o auxílio emergencial que está gerando problemas de acesso entre os beneficiários. Muitos usuários do Twitter têm reclamado da ausência do pagamento das parcelas do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm).
O prazo para o pagamento da primeira parcela varia de pessoa para pessoa, pois foi estabelecido que deve ser feito no prazo de até 30 dias úteis após a empresa informar o Ministério da Economia sobre:
- a redução de jornada de trabalho e de salário;
- a suspensão do contrato de trabalho;
Somente as pessoas que se enquadram em alguma das situações acima, aprovadas em Medida Provisória (MP) devido à pandemia do coronavírus, têm direito ao BEm.
O prazo não vem sendo respeitado devido a falhas no sistema, problema similar ao que ocorreu com o auxílio emergencial. Ambos os benefícios são pagos pelo mesmo aplicativo, o Caixa TEM.
Veja também – Quem tem direito ao Benefício Emergencial (BEm)?
Não recebi o BEm, o que eu faço?
Em primeiro lugar, é necessário confirmar se realmente o pagamento não foi feito. Existem poucas informações nos veículos de comunicação referentes ao benefício emergencial, cujo pagamento varia de pessoa para pessoa. O recebimento pode ser feito de três formas diferentes:
- Na Poupança Social Digital do aplicativo Caixa TEM;
- Após ser cadastrada uma conta bancária no app acima, o dinheiro pode ser depositado diretamente na conta bancária de outro banco que esteja cadastrada no Caixa TEM (atenção para a Poupança, pois algumas pessoas receberam nela ao invés da conta corrente);
- Na Carteira BB;
Em alguns casos, as instituições financeiras (exceto Caixa e Banco do Brasil) estão fazendo a devolução do benefício por motivos desconhecidos. Assim, mesmo que uma conta bancária de um banco privado já esteja cadastrada para recebimento, é uma boa ideia verificar todas as possibilidades da lista acima pois o BEm pode estar em alguma delas.
Na página de informações da Carteira BB, o Banco do Brasil informa que caso a instituição bancária do beneficiário tenha devolvido o dinheiro, há a possibilidade do saldo estar no app da carteira digital.
Veja também – Parcela do BEm não caiu. O que fazer?
O que é a Carteira BB?
A Carteira BB é a carteira digital do Banco do Brasil. Em molde similar ao aplicativo Caixa TEM, a carteira BB também é uma das soluções do governo para realizar pagamentos de benefícios. Com a Carteira BB é possível:
- Receber os benefícios federais BEm e Brasil Conta Comigo;
- Fazer pagamentos com QR Code;
- Fazer saques em agências e caixas eletrônicos do Banco do Brasil;
- Transferir os valores da conta para outras contas bancárias;
O download da Carteira BB está disponível para celulares smartphones Android e também para sistema operacional iOS.
Realmente não recebi o benefício emergencial. O que fazer?
Se de fato o governo não fez o pagamento, o beneficiário deverá fazer a consulta do status do seu BEm por meio:
- do Portal do Ministério da Economia (site);
- ou do aplicativo CTPS digital para sistema Android, que também está disponível para sistema iOS;
Também vale conversar com o empregador para saber a data que as informações foram enviadas para o Ministério da Economia.
Compare ofertas de empréstimo pessoal com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês!
Qual a diferença entre o auxílio emergencial e o benefício emergencial?
Ambos os benefícios foram criados devido à crise do coronavírus, mas os perfis que esses incentivos econômicos atendem são diferentes:
- auxílio emergencial: é voltado para profissionais autônomos e informais que não possuem Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) assinada e regulamentada pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT);
- benefício emergencial: é voltado para profissionais com carteira assinada que tiveram o contrato de trabalho suspenso ou redução de jornada e de salário. Em ambos os casos, as decisões da empresa devem estar de acordo com as regras impostas pelo governo em meio à pandemia do coronavírus;
Ficou com mais alguma dúvida sobre o benefício emergencial? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
27 respostas para “Não recebi o benefício emergencial (BEm) na conta. O que fazer?”:
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Tem dois meses que n recebi a empresa descontou mais ainda não recebi
Eu ja fui ja caixa da caixa pra casa lotérica e isso nao da certo ja tou casanda disso no aplicativo diz qui ta na conta mais qui ta bloqueando i acaixa diz qui nao por favor mim ajuda aii
Fui afastado do trabalho março de 2020, recebi apenas quatros parcelas do bem, e falta 4 parcela q não recebi
Estou recebendo o bem .pois meu contrato foi suspenso pq estou gestante .recebi três parcelas .sendo uma 70% e as ou duas inteiras no valor de 1.100 reais e agora na última parcela consta q só vou receber 330,00 reais . Quem vai pagar o restante do meu salário onde posso recorrer pra ver oq de aconteceu?
Estou de suspencao de trabalho e meu beneficio esta dizendo que foi emitido e não caiu em nenhuma conta era pra ter caido dia 02/05/2021 e hoje ja e dia 8 e nada..
A 1 ano fiz o cadastro do auxilio emergencial ,dai recebi no ano ano de 2020,meu filho morava comigo e nao trabalhalhava ,agora ele trabalha e nao mora mais comigo ,e por isso foi negado meu auxílio,como faço p contestar dizendo isso…
Estou com mesmo proplema parcela não foi paga está como devolvido e recurso só análise
Tel 158 não dá suporte e agora nem com atendente consigo fala
Muito complicado conta com a parcela e o benefício bem não paga
Estou sem receber a 5 meses ,e tem 6 meses que estou esperando analisar meu recurso estou sem saber o que fazer ligo no 158 dizem pra eu aguardar mas ja são 5 meses sabe me dizer o que fazer?