;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

O que acontece quando a taxa Selic cai?

O que acontece quando a taxa Selic cai?

Compartilhe esse post:

A queda da Selic impacta diretamente na vida financeira das pessoas, atingindo o consumo, crédito e, também, os investimentos.

A Selic é a taxa de juros básica da economia brasileira, assim, ela serve como base para a definição de juros em diversas operações, além de impactar diretamente no consumo da população. A sigla, por sua vez, representa Sistema Especial de Liquidação e Custódia, um programa virtual pertencente ao Banco Central, em que títulos do Tesouro Nacional são comprados e vendidos diariamente por instituições financeiras.

A seguir, entenda o que é e como funciona a taxa Selic, como o percentual é definido e quais os impactos no consumo, crédito e investimentos quando a Selic apresenta queda.

Selic alta é bom para que?

O que é a taxa Selic?

A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira e serve como parâmetro para outras taxas praticadas no mercado, portanto, ela é utilizada como referência para todas as operações que envolvem dinheiro, como financiamentos, empréstimos e até no retorno de aplicações financeiras. Com isso, os movimentos da Selic, seja de alta ou queda, impactam diretamente nas taxas de juros praticadas, por exemplo, na concessão de um empréstimo.

Além disso, cabe ressaltar que a Selic é, também, uma das ferramentas centrais de política monetária no Brasil para conter a inflação, pois esse constante aumento ou baixa nos valores dos juros também impactam no consumo das famílias, para além da tomada de crédito.

Como declarar investimentos no Imposto de Renda?

Como funciona a taxa Selic?

Como dito inicialmente, a taxa Selic é o principal instrumento de política monetária para controle da inflação, desse modo, o Banco Central a utiliza como forma de controlar o volume de recursos em circulação, ou seja, a quantidade de dinheiro.

Desse modo, quando a Selic sobe os juros cobrados em financiamentos, empréstimos e cartões de crédito ficam mais altos. Esse cenário desestimula o consumo e favorece a queda da inflação, já que não há demanda devido aos valores elevados. Por outro lado, quando a Selic cai, a tomada de crédito fica mais barata, pois os juros cobrados nas operações são menores. Com isso, o consumo é novamente estimulado e a circulação de recursos volta a crescer.

Como é definida a taxa Selic?

A taxa Selic é definida a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, a partir de diversos indicadores financeiros do país. A taxa pode, então, se manter estável, isso é, sem alterações, como pode aumentar ou diminuir em pontos percentuais. O valor estipulado será válido no próximo um mês e meio.

Empréstimo pessoal: como funciona e quais são as regras?

O que acontece quando a taxa Selic cai?

A queda da Selic impacta diretamente na vida financeira das pessoas, atingindo o consumo, crédito e, também, os investimentos.

Consumo: conforme citado, quando a Selic está em baixa, há mais consumo, porque o valor dos juros, bem como dos produtos e serviços tendem a diminuir. Sendo assim, há mais demanda, consumo e, consequentemente, maior movimentação financeira.

Crédito: apesar das instituições financeiras levarem em consideração diversos fatores no momento de conceder o crédito e estipular a taxa final de juros, como risco de inadimplência e custo da operação, a Selic é o ponto de partida para a definição das condições de pagamento. Dessa forma, quando a Selic cai, os juros dos empréstimos e financiamentos ficam mais baratos, tendo em vista que o intuito é estimular o consumo.

Investimentos: diferente do crédito e consumo, os investimentos podem ou não ser impactados quando a taxa Selic diminui, isso porque, o reflexo varia de acordo com o tipo de operação. Sendo assim, os investimentos de Renda Fixa, como tesouro direto, Certificados de Depósitos Bancários (CDB) e Letras de Crédito Imobiliário (LCI) têm os os ganhos de juros reduzidos.

Ficou mais alguma dúvida sobre a Selic? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Empréstimo pessoal: como funciona e quais são as regras

O empréstimo pessoal é considerado uma das modalidades menos burocráticas do mercado, contudo, existem algumas […]

Ler artigo completo

0 respostas para “O que acontece quando a taxa Selic cai?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo