FinanzeroBlogMercado

O que é Certificado de Depósito Bancário?

O que é Certificado de Depósito Bancário?

Compartilhe esse post:

O CDB é um dos investimentos de renda fixa mais conhecidos pelos brasileiros. Saiba mais sobre

O Certificado de Depósito Bancário, também conhecido como CDB, é um investimento de renda fixa, considerado de baixo risco. É classificado como um título emitido por bancos com objetivo de trazer dinheiro para a instituição.

Por isso, na prática, quem está investindo nesse tipo de título está emprestando dinheiro para a instituição financeira – que vai utilizar esse valor para financiar atividades de crédito – em troca de uma remuneração, por um determinado período de tempo.

Além disso, essa modalidade de investimento pode ser encontrada em bancos, corretoras de valores e outras instituições financeiras.

Encontre agora as condições ideais de taxas de juros e parcelamento para o seu empréstimo pessoal online!

Como funciona o Certificado de Depósito Bancário?

Como dito anteriormente, na prática, o CDB funciona como um empréstimo do seu dinheiro para uma instituição financeira de sua escolha e de sua confiança.

Isso acontece porque, a instituição está captando dinheiro para financiar as atividades deles, podendo ser:

  • Novos projetos;
  • Crescimento da empresa;
  • Pagamento de dívidas,
  • Entre outros.

E, claro, em troca você vai receber um valor que corresponde a taxa de rentabilidade do Certificado de Depósito Bancário, definido no momento da compra.

Para que tudo isso seja possível, assim como em outros tipos de investimento, é necessário escolher uma corretora ou banco de sua confiança para investir. Depois disso, é necessário abrir uma conta e escolher qual tipo de CDB você deseja investir.

Além disso, é importante lembrar que cada título do Certificado de Depósito Bancário pode ser emitido com diferentes datas de vencimento. No entanto, em geral, existem três tipos de CDB:

Prefixado

Como o nome já diz, nesse tipo de investimento, a pessoa consegue saber exatamente qual vai ser o valor da remuneração até o vencimento do Certificado de Depósito Bancário.

Isso porque a taxa de juros do investimento é definida e informada desde o início da aplicação. Por isso, caso você opte por um CDB prefixado com taxa de 9% ao ano, por exemplo, ele vai oferecer exatamente 9% a.a até o vencimento estabelecido.

Pós-fixado

Ao contrário do anterior, o pós-fixado não tem uma renda fixa pré-estabelecida. No entanto, nesse caso, o investidor sabe qual indicador da economia vai servir de referência para a rentabilidade.

Por isso, é possível ter uma previsão, mas não uma certeza de qual será o retorno em reais no final do investimento. Isso porque, ele seguirá a dinâmica de variações do indicador.

CDB Híbrido

Nesse tipo de investimento, a remuneração mescla duas estruturas: uma prefixada e outra pós-fixada. Além disso, é importante lembrar que normalmente o rendimento desse CDB acompanha o índice IPCA, isto é, a inflação.

Glossário: o que é índice IPCA?
Também conhecido como Índice de Preços ao Consumidor Amplo, calculado todos os meses pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Ele mede a variação dos preços no comércio para o público final e é considera o índice oficial de inflação do país.

Saiba mais em – Como começar a investir? FinanZero responde

Existe um valor mínimo de investimento?

Essa informação varia entre as instituições financeiras, mas normalmente é comum que muitas incluam um valor mínimo para investir.

No entanto, em alguns bancos é possível encontrar CDBs com valor mínimo pequeno, como por exemplo, a partir de R$ 500. Mas, é importante ficar de olho. Isso porque, muitos CDBs desse tipo acabam oferecendo uma remuneração menor.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o Certificado de Depósito Bancário? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Cresce número de mulheres nas eleições, mas como vice

A presença de mulheres nas eleições era de apenas 27,7% dos candidatos em 2016. Em 2020, porém, as mulheres são 41,7% do total

Ler artigo completo

0 respostas para “O que é Certificado de Depósito Bancário?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo