FinanzeroBlogImpostos

O que é dívida ativa do IPVA?

O que é dívida ativa do IPVA?

Compartilhe esse post:

O calendário do IPVA 2024 já está liberado e os pagamentos têm início ainda no mês de janeiro.

Quando um contribuinte passa a ter alguma dívida com o governo, seja estadual ou federal, seu nome é inscrito no cadastro conhecido como dívida ativa.  É muito comum que essa inscrição ocorra quando o débito tem relação com algum tributo obrigatório.

Nesse artigo, falaremos mais sobre esse assunto, explicando o que é dívida ativa do IPVA, como ela funciona, o que acontece com os cidadãos cadastrados nela e dicas para evitar esse processo. Para saber mais, continue a leitura!

IPVA 2024: tudo que você precisa saber

Como funciona a dívida ativa do IPVA?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotores (IPVA) é um tributo obrigatório para proprietários de automóveis, motocicletas, vans, ônibus, caminhões, entre outros.

O montante arrecadado com esse imposto é destinado ao governo do estado em que o veículo está registrado. Os valores devem ser utilizados para melhorias na infraestrutura de estradas, mas também pode ser alocado em outros setores, como educação e segurança, por exemplo.

Quando o proprietário do veículo deixa de efetuar os pagamentos do IPVA, passa a ter o nome inscrito na dívida ativa. Além disso, há a cobrança de multas e juros por tempo de atraso, com possibilidade de perda do veículo em casos mais extremos.

IPTU 2024: tudo que você precisa saber

Como consultar a dívida ativa do IPVA?

É possível consultar a dívida ativa do IPVA por meio do site oficial da Secretaria da Fazenda de cada estado. Além disso, os estados e municípios podem contar com um sistema feito exclusivamente para isso.

Para prosseguir com a consulta, basta que o motorista informe o número do Renavam e/ou placa do veículo.

Nesse processo é possível ter acesso a informações, como: valor do IPVA do ano vigente e de anteriores, débitos inscritos na dívida ativa, multas, DPVAT, licenciamento, entre outros.

O que acontece com quem tem o nome cadastrado na dívida ativa?

Ter o nome cadastrado na dívida ativa do IPVA pode se algo com sérias consequências. Isso porque um dos principais problemas tem relação com o valor a ser pago, que terá multas e juros, podendo ficar muito mais caro que o inicial.

Outro problema é que o proprietário passa a ter dificuldades para vender o veículo, já que não é possível fazer o processo de transferência e nem o licenciamento.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do devedor também passa por alguns transtornos, pois o condutor com o nome na dívida ativa fica impedido de renová-la.

IPTU verde: como práticas sustentáveis pode garantir descontos

Dicas para evitar a dívida ativa do IPVA

Como pudemos ver, estar com o nome cadastrado na dívida ativa do IPVA é algo que pode trazer sérios problemas ao contribuinte. Por essa razão, é muito importante pensar em formar de manter os débitos em dia. Assim, veja abaixo algumas dicas de como fazer isso:

Junte dinheiro: o período de pagamento do IPVA costume ser sempre o mesmo, tendo início no começo de cada ano. Por isso, fica mais fácil juntar dinheiro durante os meses anteriores para efetuar o pagamento à vista, podendo conseguir descontos de 3% a 6%.

Planejamento: como citamos anteriormente, o imposto é sempre cobrado no começo do ano. Dessa forma, fica mais fácil se planejar para manter os pagamentos em dia.

Pagamento à vista: se possível, faça o pagamento à vista e aproveite os descontos oferecidos por cada um dos estados. O percentual oferecido depende de cada governo, por isso fique atento ao calendário, liberado nos primeiros dias do ano.

Posso pagar IPTU com Pix?

Como quitar IPVA que já está inscrito na dívida ativa?

Se o seu nome está inscrito na dívida ativa do IPVA e você deseja resolver a situação, saiba que o primeiro passo consiste em entrar em contato com o órgão responsável por lidar com os débitos em aberto.

Em alguns estados é possível resolver o problema diretamente com o Detran. Já em outros, a Secretaria da Fazenda é o órgão que deve ser procurado. Por isso é importante se atentar às regras e requisitos de cada localidade.

Ao entrar em contato com um desses órgãos, você deve solicitar a emissão da DAE (Documento de Arrecadação). Depois, basta gerar o boleto e fazer o pagamento.

Vale destacar que existem diversas formas de pagamento disponíveis, seja presencialmente ou online, por meio do internet banking ou aplicativo do banco.

Verifique se no seu estado está disponível a opção de pagamento via Pix. Essa é uma modalidade mais rápida e que é registrada na hora.

Como pudemos ver, a inscrição na dívida ativa do IPVA pode trazer uma série de problemas e dificuldades aos proprietários de veículos. Por essa razão, é essencial tentar deixar os débitos em dia, principalmente para não correr o risco de perder o bem.

Você tem mais alguma dúvida sobre como é e como funciona a dívida ativa do IPVA? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero

Próximo artigo

IPVA 2024: tudo que você precisa saber

O que é IPVA, quem precisa pagar, quem é isento, quais são as formas de pagamento e como fazer a consulta do IPVA 2024.

Ler artigo completo

0 respostas para “O que é dívida ativa do IPVA?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo