O que é empréstimo consignado privado?
Índice de conteúdo
O empréstimo consignado privado é voltado aos trabalhadores que atuam em empresas privadas com carteira assinada.
De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimos (IFE), a procura por crédito em abril de 2022 aumentou 84%, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Dentre as solicitações realizadas, os pedidos para uso em viagens e festas contaram com aumento de 203% e 162%, respectivamente, se comparados a 2021.
Em casos como esses, os consumidores podem recorrer a modalidades de empréstimos em que o dinheiro pode ser utilizado para diversos fins, como o consignado privado, por exemplo. Voltado para trabalhadores em regime CLT, o empréstimo consignado privado possui desconto direto na folha de pagamento, contribuindo para que as taxas de juros sejam menores que em outras modalidades.
Como fica o empréstimo consignado quando a pessoa é demitida?
O que é e como funciona o empréstimo consignado privado?
O empréstimo consignado privado é uma modalidade de crédito direcionada aos trabalhadores que atuam em regime CLT em empresas privadas. Sendo assim, a empregadora estabelece um convênio com instituições financeiras que, por sua vez, disponibilizam o empréstimo consignado para os funcionários.
Na prática, funciona assim: o trabalhador entra em contato com o banco conveniado à empresa e solicita o crédito, que terá as parcelas abatidas automaticamente na folha de pagamento e repassadas à credora. Com isso, a taxa de juros tende a ser menor, já que o salário é utilizado como garantia de que a dívida será quitada e o risco de inadimplência diminui.
Qual é a diferença entre empréstimo consignado público e privado?
De modo geral, a principal diferença entre o empréstimo consignado público e privado é o perfil a quem o serviço é oferecido. Isso porque, o consignado público, como o próprio nome sugere, é liberado somente para servidores públicos municipais, estaduais e federais, inclusive os militares das Forças Armadas. Por outro lado, o empréstimo consignado privado é voltado para quem trabalha em empresa privada com carteira assinada, conforme já mencionado.
Ademais, as regras costumam ser parecidas, ou seja, em ambos os casos o desconto das parcelas é feito diretamente do salário do solicitante. Além disso, é preciso buscar uma instituição financeira conveniada, logo, que ofereça crédito a esses grupos.
Como fazer Pix pelo Caixa Tem?
Qual é a margem consignável do empréstimo consignado privado?
Assim como acontece no empréstimo consignado para servidor público e beneficiários do INSS, o privado conta com a margem consignável de 35% do rendimento líquido, que nada mais é do que o valor recebido após os descontos, como Imposto de Renda e INSS, por exemplo. Dessa forma, 30% do salário pode ser comprometido com parcelas de empréstimo consignado, enquanto os outros 5% são voltados para o cartão de crédito consignado.
Cabe ressaltar que esse percentual foi estipulado através da Lei n° 10.820, em 2003, com o intuito de evitar o superendividamento dos tomadores de crédito e agir como um bloqueio de segurança financeira para os consumidores.
Quem pode solicitar o empréstimo consignado privado?
O empréstimo consignado privado pode ser solicitado somente por pessoas que possuem vínculo empregatício com uma empresa privada. Portanto, é necessário que o trabalhador esteja atuando em regime de contratação CLT, pois conforme citado, as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento, com isso, é preciso que o solicitante tenha renda fixa, garantindo à instituição financeira que a dívida será paga.
Como fica o empréstimo consignado quando a pessoa é demitida?
Como fazer empréstimo consignado privado?
Para solicitar um empréstimo consignado privado, o trabalhador deve procurar o setor de Recursos Humanos ou Financeiro da empresa e verificar quais são as instituições financeiras conveniadas. A partir daí, basta entrar em contato com os bancos em questão e verificar as propostas disponíveis, considerando valor, taxa de juros e prazo de pagamento.
Após encontrar a melhor opção, é comum que a instituição solicite os seguintes documentos:
- documento de identificação com foto, como RG ou CNH;
- CPF;
- comprovante de residência;
- dados bancários para depósito do dinheiro.
Vale ressaltar que se o trabalhador for correntista na instituição escolhida, em alguns casos há a possibilidade de solicitar o empréstimo consignado de forma online. Além disso, há situações em que a empresa pode realizar a mediação entre o funcionário e a credora, excluindo a necessidade do primeiro comparecer a uma agência.
Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “O que é empréstimo consignado privado?”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios