FinanzeroBlogCrédito

O que é empréstimo consignado privado?

O que é empréstimo consignado privado?

Atualizado em: Sexta-feira, 17/06/2022 às 19h43
Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter

Sinto muito, seu dispositivo não suporta leitura de texto

O empréstimo consignado privado é voltado aos trabalhadores que atuam em empresas privadas com carteira assinada.

De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimos (IFE), a procura por crédito em abril de 2022 aumentou 84%, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Dentre as solicitações realizadas, os pedidos para uso em viagens e festas contaram com aumento de 203% e 162%, respectivamente, se comparados a 2021.

Em casos como esses, os consumidores podem recorrer a modalidades de empréstimos em que o dinheiro pode ser utilizado para diversos fins, como o consignado privado, por exemplo. Voltado para trabalhadores em regime CLT, o empréstimo consignado privado possui desconto direto na folha de pagamento, contribuindo para que as taxas de juros sejam menores que em outras modalidades.

Como fica o empréstimo consignado quando a pessoa é demitida?

O que é e como funciona o empréstimo consignado privado?

O empréstimo consignado privado é uma modalidade de crédito direcionada aos trabalhadores que atuam em regime CLT em empresas privadas. Sendo assim, a empregadora estabelece um convênio com instituições financeiras que, por sua vez, disponibilizam o empréstimo consignado para os funcionários.

Na prática, funciona assim: o trabalhador entra em contato com o banco conveniado à empresa e solicita o crédito, que terá as parcelas abatidas automaticamente na folha de pagamento e repassadas à credora. Com isso, a taxa de juros tende a ser menor, já que o salário é utilizado como garantia de que a dívida será quitada e o risco de inadimplência diminui.

Qual é a diferença entre empréstimo consignado público e privado?

De modo geral, a principal diferença entre o empréstimo consignado público e privado é o perfil a quem o serviço é oferecido. Isso porque, o consignado público, como o próprio nome sugere, é liberado somente para servidores públicos municipais, estaduais e federais, inclusive os militares das Forças Armadas. Por outro lado, o empréstimo consignado privado é voltado para quem trabalha em empresa privada com carteira assinada, conforme já mencionado.

Ademais, as regras costumam ser parecidas, ou seja, em ambos os casos o desconto das parcelas é feito diretamente do salário do solicitante. Além disso, é preciso buscar uma instituição financeira conveniada, logo, que ofereça crédito a esses grupos.

Como fazer Pix pelo Caixa Tem?

Qual é a margem consignável do empréstimo consignado privado?

Assim como acontece no empréstimo consignado para servidor público e beneficiários do INSS, o privado conta com a margem consignável de 35% do rendimento líquido, que nada mais é do que o valor recebido após os descontos, como Imposto de Renda e INSS, por exemplo. Dessa forma, 30% do salário pode ser comprometido com parcelas de empréstimo consignado, enquanto os outros 5% são voltados para o cartão de crédito consignado.

Cabe ressaltar que esse percentual foi estipulado através da Lei n° 10.820, em 2003, com o intuito de evitar o superendividamento dos tomadores de crédito e agir como um bloqueio de segurança financeira para os consumidores.

Quem pode solicitar o empréstimo consignado privado?

O empréstimo consignado privado pode ser solicitado somente por pessoas que possuem vínculo empregatício com uma empresa privada. Portanto, é necessário que o trabalhador esteja atuando em regime de contratação CLT, pois conforme citado, as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento, com isso, é preciso que o solicitante tenha renda fixa, garantindo à instituição financeira que a dívida será paga.

Como fica o empréstimo consignado quando a pessoa é demitida?

Como fazer empréstimo consignado privado?

Para solicitar um empréstimo consignado privado, o trabalhador deve procurar o setor de Recursos Humanos ou Financeiro da empresa e verificar quais são as instituições financeiras conveniadas. A partir daí, basta entrar em contato com os bancos em questão e verificar as propostas disponíveis, considerando valor, taxa de juros e prazo de pagamento.

Após encontrar a melhor opção, é comum que a instituição solicite os seguintes documentos:

  • documento de identificação com foto, como RG ou CNH;
  • CPF;
  • comprovante de residência;
  • dados bancários para depósito do dinheiro.

Vale ressaltar que se o trabalhador for correntista na instituição escolhida, em alguns casos há a possibilidade de solicitar o empréstimo consignado de forma online. Além disso, há situações em que a empresa pode realizar a mediação entre o funcionário e a credora, excluindo a necessidade do primeiro comparecer a uma agência.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como funciona o empréstimo pessoal da Just?

Quais as vantagens do empréstimo pessoal Just?Como contratar um empréstimo pessoal da […]

Ler artigo completo

respostas para “O que é empréstimo consignado privado?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
    Solicite seu empréstimo