;
FinanzeroBlogCrédito

O que é empréstimo consignado privado?

O que é empréstimo consignado privado?

Compartilhe esse post:

O empréstimo consignado privado é voltado aos trabalhadores que atuam em empresas privadas com carteira assinada.

De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimos (IFE), a procura por crédito em abril de 2022 aumentou 84%, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Dentre as solicitações realizadas, os pedidos para uso em viagens e festas contaram com aumento de 203% e 162%, respectivamente, se comparados a 2021.

Em casos como esses, os consumidores podem recorrer a modalidades de empréstimos em que o dinheiro pode ser utilizado para diversos fins, como o consignado privado, por exemplo. Voltado para trabalhadores em regime CLT, o empréstimo consignado privado possui desconto direto na folha de pagamento, contribuindo para que as taxas de juros sejam menores que em outras modalidades.

Como fica o empréstimo consignado quando a pessoa é demitida?

O que é e como funciona o empréstimo consignado privado?

O empréstimo consignado privado é uma modalidade de crédito direcionada aos trabalhadores que atuam em regime CLT em empresas privadas. Sendo assim, a empregadora estabelece um convênio com instituições financeiras que, por sua vez, disponibilizam o empréstimo consignado para os funcionários.

Na prática, funciona assim: o trabalhador entra em contato com o banco conveniado à empresa e solicita o crédito, que terá as parcelas abatidas automaticamente na folha de pagamento e repassadas à credora. Com isso, a taxa de juros tende a ser menor, já que o salário é utilizado como garantia de que a dívida será quitada e o risco de inadimplência diminui.

Qual é a diferença entre empréstimo consignado público e privado?

De modo geral, a principal diferença entre o empréstimo consignado público e privado é o perfil a quem o serviço é oferecido. Isso porque, o consignado público, como o próprio nome sugere, é liberado somente para servidores públicos municipais, estaduais e federais, inclusive os militares das Forças Armadas. Por outro lado, o empréstimo consignado privado é voltado para quem trabalha em empresa privada com carteira assinada, conforme já mencionado.

Ademais, as regras costumam ser parecidas, ou seja, em ambos os casos o desconto das parcelas é feito diretamente do salário do solicitante. Além disso, é preciso buscar uma instituição financeira conveniada, logo, que ofereça crédito a esses grupos.

Como fazer Pix pelo Caixa Tem?

Qual é a margem consignável do empréstimo consignado privado?

Assim como acontece no empréstimo consignado para servidor público e beneficiários do INSS, o privado conta com a margem consignável de 35% do rendimento líquido, que nada mais é do que o valor recebido após os descontos, como Imposto de Renda e INSS, por exemplo. Dessa forma, 30% do salário pode ser comprometido com parcelas de empréstimo consignado, enquanto os outros 5% são voltados para o cartão de crédito consignado.

Cabe ressaltar que esse percentual foi estipulado através da Lei n° 10.820, em 2003, com o intuito de evitar o superendividamento dos tomadores de crédito e agir como um bloqueio de segurança financeira para os consumidores.

Quem pode solicitar o empréstimo consignado privado?

O empréstimo consignado privado pode ser solicitado somente por pessoas que possuem vínculo empregatício com uma empresa privada. Portanto, é necessário que o trabalhador esteja atuando em regime de contratação CLT, pois conforme citado, as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento, com isso, é preciso que o solicitante tenha renda fixa, garantindo à instituição financeira que a dívida será paga.

Como fica o empréstimo consignado quando a pessoa é demitida?

Como fazer empréstimo consignado privado?

Para solicitar um empréstimo consignado privado, o trabalhador deve procurar o setor de Recursos Humanos ou Financeiro da empresa e verificar quais são as instituições financeiras conveniadas. A partir daí, basta entrar em contato com os bancos em questão e verificar as propostas disponíveis, considerando valor, taxa de juros e prazo de pagamento.

Após encontrar a melhor opção, é comum que a instituição solicite os seguintes documentos:

  • documento de identificação com foto, como RG ou CNH;
  • CPF;
  • comprovante de residência;
  • dados bancários para depósito do dinheiro.

Vale ressaltar que se o trabalhador for correntista na instituição escolhida, em alguns casos há a possibilidade de solicitar o empréstimo consignado de forma online. Além disso, há situações em que a empresa pode realizar a mediação entre o funcionário e a credora, excluindo a necessidade do primeiro comparecer a uma agência.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como funciona o empréstimo pessoal da Just?

Descubra agora como funciona o empréstimo pessoal da Just, quais são as suas vantagens, se é confiável e mais.

Ler artigo completo

0 respostas para “O que é empréstimo consignado privado?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo