FinanzeroBlogBenefícios do Governo

O que é o décimo terceiro?

O que é o décimo terceiro?

Compartilhe esse post:

O pagamento do décimo terceiro salário, muitas vezes, é o mais aguardado do ano, mas o que realmente é esse benefício extra? 

O décimo terceiro salário, popularmente conhecido como Gratificação de Natal é uma das variadas responsabilidades das empresas e foi criado durante o governo do presidente João Goulart. De acordo com a LEI No 4.090, DE 13 DE JULHO DE 1962, todo ano no mês de dezembro, os colaboradores que trabalham sob o regime trabalhista: Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) devem receber uma gratificação salarial, paga pelo empregador, independente da remuneração a que fizer jus. 

Esta gratificação deve corresponder a 1/12 da remuneração devida em dezembro, equivalente a cada mês de serviço, do ano correspondente, sendo assim, a cada mês trabalhado, o colaborador ganha o direito a 1 avo da remuneração e após doze meses, o direito a 12 avos.

O que fazer com o décimo terceiro salário (13°)?

Como é feito o pagamento do décimo terceiro? 

Como dito anteriormente, o pagamento é feito em duas parcelas, a primeira correspondente  a 50% do valor a que o colaborador tem direito, deve ser feita entre 1º de fevereiro e 30 de novembro de cada ano e a segunda, correspondente aos 50% faltantes, deve ser feita até o dia 20 de dezembro. Algumas empresas optam por efetuar o pagamento de maneira integral, em uma única parcela, que deve ser efetuada até 30 de novembro. 

Para colaboradores que recebem salário variável (comissões e outros), não é possível que a empresa calcule o valor exato do rendimento total do mês de dezembro, dessa forma, a legislação decreta que até o dia dez de janeiro, o décimo terceiro seja recalculado, para que assim, os valores que deixaram de ser computados na remuneração de dezembro, sejam revistos e corrigidos, para que o décimo terceiro seja pago da maneira correta.

Como tirar o extrato do Pix do Banco Inter?

Quais descontos incidem sobre o décimo terceiro?

O Imposto de Renda (IRRF) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), podem ser descontados do décimo terceiro, assim como do salário normal. No caso mais comum, quando o pagamento é feito em duas parcelas, o desconto ocorre sobre o valor total, na segunda. Destaca-se que os valores descontados podem variar de caso a caso. 

Na circunstância do adiamento do décimo terceiro salário, poderá ser descontado, após determinação judicial, a pensão alimentícia.

Para os colaboradores que recebem salário variável, como explicado no tópico anterior, a incidência dos descontos deverá ser calculada separadamente das demais remunerações.

Simule já o seu empréstimo pessoal com a FinanZero, são até 10 ofertas pré-aprovadas para você comparar!

Quais encargos podem ser calculados sobre o décimo terceiro?

Os encargos sobre o décimo terceiro podem ocorrer na primeira parcela ou na segunda.

  • Primeira parcela: É calculado e recolhido 8% de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) sobre o valor total pago como adiantamento. Este recolhimento precisa ser feito até o dia trinta de novembro.
  • Segunda parcela: Nesta parcela, é descontado 8% de FGTS sobre o valor integral, descontando neste caso, o valor do FGTS já recolhido sobre a primeira.

No caso do colaborador trabalhando sob o regime: Trabalhador Menor Aprendiz e Contratos Verde e Amarelo, o recolhimento será de 2% de FGTS e deverá ser realizado na primeira parcela.

Tem mais alguma dúvida sobre o décimo terceiro? Deixa nos comentários! Ah, e não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como tirar o extrato do Pix do Banco Inter?

Como tirar o extrato do Pix Como tirar extrato bancário do Banco […]

Ler artigo completo

0 respostas para “O que é o décimo terceiro?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
Solicite seu empréstimo