Índice de conteúdo
O pagamento em débito, geralmente por meio de um cartão, significa que o dinheiro integral do valor cobrado pelo recebedor será debitado naquele momento. Isto é, o valor determinado sairá da conta corrente do comprador assim que a senha for digitada e entrará na conta do recebedor.
O débito é um sinônimo da palavra dívida. Assim, quando uma pessoa diz que “está em débito” com alguém, ela quer dizer que está devendo para esse mesmo alguém.
A conta corrente que fez o pagamento e/ou transação.
Quando algo foi debitado, significa que foi cobrado, descontado da conta corrente.
Também conhecido como débito automático, é quando o usuário cadastra uma conta para ser cobrada automaticamente em determinada data do mês, ou quando o salário cair. Assim, o valor já sai da conta do pagador sem este precisar executar ou mesmo se lembrar da ação.
O ativo, quando aumenta, debita e quando diminui, credita. O passivo, quando aumenta, credita e quando diminui, debita. Veja também:
Veja também – Como conseguir um cartão de crédito para negativado?
Apesar desta função existir, ela não é muito comum. É possível que o consumidor, dependendo do banco ou fintech que mantém sua conta corrente, vá até um caixa eletrônico e realize o pagamento do boleto com o cartão de débito.
Contudo, o mais usual para pagar boletos caso a pessoa possua o dinheiro em conta é fazer o pagamento do boleto pela leitura do código de barras diretamente de sua conta bancária, sem precisar do cartão. Esta função está disponível para a grande maioria das instituições financeiras, tanto em:
Embora muitos e-commerces e market places do varejo já estejam se adequando a novos meios de pagamento, a vasta maioria dos pagamentos online são feitos com cartão de crédito.
Dependendo da instituição financeira na qual a pessoa é cadastrada, é possível pedir a função crédito no mesmo cartão do débito. Também dependendo da financeira, não há custo adicional.
O cartão de débito têm suas vantagens, dentre as quais se destacam:
Ao passo que o cartão de crédito também têm suas vantagens:
Compare ofertas de empréstimo pessoal com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês!
Ambos possuem vantagens singulares, mas um ponto negativo do cartão de crédito é a alta possibilidade de endividamento com o uso descontrolado desta ferramenta.
De acordo com uma pesquisa feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cerca de 66,2% das famílias estavam endividadas em março de 2020. O aumento foi de 1,1 ponto percentual ante fevereiro do mesmo ano (65,1%).
Dentro deste percentual de famílias endividadas, 78,4% apontaram que dentre as dívidas existiam aquelas com cartões de crédito. O potencial de descontrole financeiro com o uso demasiado desta modalidade de crédito é alto.
Portanto, a conclusão a que se chega é que tanto o crédito quanto o débito têm vantagens que podem ser usufruídas sem culpa: contanto que o planejamento financeiro esteja hierarquicamente acima destes cartões.
Ficou com mais alguma dúvida sobre débito? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios