FinanzeroBlogCrédito

O que é recuperação de crédito?

O que é recuperação de crédito?

Compartilhe esse post:

Recuperação de crédito: o que é, como funciona e quais suas vantagens

Uma dívida leva cinco anos para caducar. Isso signifique que, após esse período, os órgãos de proteção ao crédito deixam de incluí-la no cadastro do consumidor devedor.

A grande questão e que, nem todos sabem, é que essa dívida não deixa de existir. Além disso, ela continua em aberto para que seja quitada. É nesse ponto que entramos na recuperação de crédito.

Nesse post vamos explicar um pouco melhor como isso funciona. Acompanhe:

Como se programar para declarar o IR?

Como funciona a recuperação de crédito?

Empresas conhecidas como recuperadoras de crédito acabam buscando dívidas em aberto no mercado, mesmo que a inadimplência já ocorra há anos.

Basicamente, o processo de RC consiste na venda de dívidas consideradas ruins. Ou seja, aquelas com poucas chances de serem pagas.

A compra é feita por parte de uma instituição conhecida como recuperadora de crédito, como citamos mais acima. Ela se torna responsável por fazer a negociação com o devedor.

A ideia é entrar em contato com o consumidor e oferecer uma negociação que faça o pagamento da dívida valer a pena. Neste processo podem ser utilizadas empresas específicas em renegociação de crédito.

As dificuldades na hora de cobrar é o que faz com que empresas e bancos acabem vendendo esses débitos.

O processo entre a empresa credora e a recuperadora de crédito acontece quando existe uma dívida muito antiga e que já está prestes a caducar ou até mesmo já caducou. Assim, o banco prefere vende-la a ter que fazer o processo de cobrança.

Quando o credor muda, o valor da dívida continua o mesmo, pelo menos no início. A principal alteração consiste na possibilidade de negociar o valor em aberto.

De forma geral, a recuperação de crédito acaba ajudando todas as partes: credores e devedores.

5 dicas para arrasar nas compras da semana do consumidor

O que acontece após a compra de uma dívida?

Quando o processo de recuperação de crédito é iniciado, a empresa que adquire a dívida paga um determinado valor por ela e passa ser a credora. Em resumo, o consumidor deixa de dever para a empresa Y e sim para a recuperadora de crédito.

A verdade é que nem todas as contas em aberto podem ser recuperadas. A média é que apenas 10% das dívidas podem ser reaproveitadas.

Uma outra questão que faz com que a recuperação seja ainda mais difícil é que a Lei do Consumidor impede que haja prática abusiva na hora da cobrança. Isso significa que ligações de forma insistente podem ser consideradas como um abuso.

O que é crédito verde e como obter?

Qual a importância de saber como funciona a recuperação de crédito?

É importante entender que a recuperação de crédito é uma boa saída ao credor que quer melhorar seu score. Afinal, quando a dívida passa para outra empresa, abrem-se as oportunidades de negociação.

É muito comum que as recuperadoras entrem em contato oferecendo descontos para que a dívida seja quitada. Assim, o devedor tem a oportunidade de positivar seu histórico como pagador.

Ter um score mais alto facilita na hora de ter acesso a financiamentos, empréstimos, cartões de crédito, entre outros. Por essa razão é essencial manter as contas em dia.

Como saber se a sua dívida está com uma empresa recuperadora?

Muitas pessoas ficam em dúvidas na hora de negociar as dívidas, pois não sabem se elas ainda estão com os bancos ou se já foram vendidas para outras empresas.

Para saber se ela já foi vendida e está com uma recuperadora, basta fazer a consulta do seu CPF pelo site do Serasa ou SPC.

A consulta é bem intuitiva e o usuário deve fazer um cadastro e seguir os passos indicados na tela.

Como é feito o contato para recuperação de crédito?

Depois que a dívida é repassada a uma recuperadora de crédito, iniciam-se as negociações. Veja quais são as principais formas de contato:

Telefone e correspondência: essa é a maneira mais comum que as empresas utilizam para iniciar o processo de recuperação de crédito.

SMS: esse é um contato mais direto para o telefone do cliente e que é muito comum, pois não é preciso que o consumidor esteja conectado à internet para receber.

E-mail: outra forma de contato, mas que pode falhar se o consumidor não tem o costume de acessá-lo.

Plataformas online: algumas recuperadoras oferecem a negociação por meio de plataformas, inclusive é possível encontrar ofertas nos sites dos órgãos de proteção ao crédito.

Você tem mais alguma dúvida sobre funciona a recuperação de crédito? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twiiter.

Próximo artigo

Como se programar para declarar o IR?

Separamos quatro dicas para você se preparar para declarar o IR, com detalhes sobre documentos necessários e como baixar o programa e app.

Ler artigo completo

0 respostas para “O que é recuperação de crédito?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEI
Solicite seu empréstimo