;
FinanzeroBlogCrédito

O que é crédito verde e como obter?

O que é crédito verde e como obter?

Compartilhe esse post:

Crédito verde: como funciona e quais as vantagens e desvantagens

Cada vez mais, empresas vêm buscando iniciativas sustentáveis em suas produções. Com isso, em 2021, foi criado o crédito verde, vinculado a projetos que apoiam uma economia mais voltada ao meio ambiente.

Por ser uma linha de crédito mais recente, muitas pessoas ainda não sabem como ela funciona e como ter acesso a ela. Pensando nisso, vamos mostrar o que é o crédito verde e como fazer para conseguir um. Acompanhe:

A FinanZero é segura?

O que é o crédito verde?

É uma modalidade de crédito voltada para empresas que comprovem mudanças que tragam melhorias no aspecto ambiental. A ideia é estimular que os empresários adotem táticas mais sustentáveis.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é o principal fornecedor deste crédito, mas outras instituições financeiras também podem oferecê-lo. Isso vale para bancos públicos e privados.

O fornecimento de crédito rural vem sendo facilitado aos produtores de sua cadeia por meio de uma parceria entre o Bradesco, Banco do Brasil e a JBS. Sendo esta última uma líder global de alimentos à base de proteína.

Como funciona o empréstimo Caixa Pra Elas?

Quais as vantagens do crédito verde?

Existem algumas vantagens em ter acesso ao crédito verde. São elas:

Juros menores

A taxa de juros desse tipo de crédito pode ser menor, se comparada a outras linhas de crédito, como o empréstimo pessoal, por exemplo.

Impacto no meio ambiente

Essa linha de crédito analisa os impactos que o crédito vai ter nas questões ambientais. Assim, a análise não é focada apenas no possível retorno do investimento.

Sustentabilidade x juros menores

Quanto maior a sustentabilidade indicada pelo tomador, menores serão os juros. Além disso é possível que o mutuário consiga premiações por suas práticas sustentáveis.

Crédito versátil

Outra grande vantagem é que o crédito verde pode ser usado em diversos tipos de investimentos. Em resumo, ele pode ser pedido para o financiamento de construções de moradias, para negócios, entre outros.

Cartão universitário vale a pena? Confira taxas, limites e mais!

Existem desvantagens nesse tipo de crédito?

Sim. Algumas questões podem ser consideradas como desvantagens no crédito verde.

Um dos principais pontos são os certificados que os interessados precisam ser para conseguir a aprovação. Isso pode fazer com que o processo fique mais longo.

Outro ponto é que essa linha de crédito atinge um nicho mais específico, não estando disponível para todo mundo.

Onde encontrar o crédito verde?

Este ano o Banco do Brasil anunciou linhas de crédito verde para produtores rurais. Vale ressaltar que o produtor rural pode monetizar a área preservada de sua propriedade por meio da Cédula de Produto Rural (CPR – Preservação).

A ideia, de acordo com o BB é que os produtores possam conseguir recursos extras para cobrir os custos de produção e conservação da área.

O BTG Pactual também tem se movimentado em direção ao crédito verde. Atualmente a instituição concedeu crédito para a Usina Lins, que produz açúcar e etanol.

O intuito do BTG é trabalhar mais ainda com finanças sustentáveis dentro de suas linhas de crédito.

Tipos de créditos verdes

Dentre as opções estão:

Bilateral – quando a operação ocorre entre o banco e o tomador. Muitas vezes é preciso apresentar garantia.

Crédito rotativo – essa é uma modalidade de crédito verde rotativo. Ou seja: o limite de gastos sempre será igual, mesmo que o tomador não use todo o valor disponível.

Empréstimo sindicalizado – valor de crédito mais elevado e que precisa ser feito em um grupo maior de interessados.

Título verde – título de dívida vendido para captar recursos para projetos sustentáveis. É negociado por organizações mundiais como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Financiamento do projeto – o devedor não usa o crédito de forma livre. É preciso que haja uma iniciativa específica a ser financiada.

Você tem mais alguma dúvida sobre como funciona o crédito verde? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twiiter.

Perguntas frequentes sobre a FinanZero

A FinanZero cobra algum depósito antecipado?

A FinanZero não cobra nenhum depósito antecipado, seguindo a norma estabelecida pelo Banco Central (BC). De acordo com tal norma, quaisquer taxas cobradas pelos nossos parceiros já estão inclusas no parcelamento do empréstimo solicitado.

A FinanZero atua como correspondente bancário no Brasil, tendo um marketplace que conecta clientes às instituições financeiras. Para os clientes, o nosso serviço é 100% gratuito, não havendo qualquer tipo de cobrança ou pedido de depósito antecipado por qualquer integrante do nosso time em todo o processo de contratação do empréstimo.

Alertamos ainda para que os clientes fiquem atentos a possíveis estelionatários, os “golpistas”, que utilizam termos como estes abaixo para solicitar cobranças indevidas e que caracterizam crime, conforme o artigo 171 do Código Penal:

  1. “Taxa de avalista”;
  2. “Tarifa pelo score baixo”;
  3. “Taxa antecipada de contratação do seguro do crédito”;
  4. “Depósito de liberação”;
  5. “Depósito antecipado”;
  6. “Juros antecipados.

Para mais informações, confira o post do blog “Como identificar golpes do empréstimo?”. Além disso, fique atento às comunicações oficiais da FinanZero:

  1. Selo de verificação nas redes sociais: nossas contas no Instagram e no Facebook são verificadas pelas redes sociais;
  2. E-mails da empresa possuem domínio próprio: a comunicação oficial da FinanZero por e-mail parte de contas com a terminação @finanzero.com.br;

Portanto, caso alguém solicite a você um depósito antecipado para liberação de empréstimo, fique atento! E lembre-se que nós não realizamos esse tipo de cobrança. Uma dica extra que deixamos para os nossos clientes é consultar o CNPJ da empresa na Receita Federal antes de fechar qualquer negociação de cunho financeiro.

A FinanZero cobra pelo serviço de busca de empréstimos?

O serviço da FinanZero é 100% gratuito a todos os clientes de todo o Brasil.

A FinanZero é um banco?

Não. A FinanZero é autorizada pelo Banco Central a atuar como correspondente bancário. De acordo com o BC, a nomenclatura “correspondente bancário” ou “banco correspondente” deve ser utilizada apenas para as instituições financeiras que estabeleceram convênios com outros bancos para a prestação de serviços financeiros, conforme previsto na Resolução 1.865, do Conselho Monetário Nacional, de 05 de setembro de 1991.

Os serviços que são oferecidos pelo correspondente bancário foram regulamentados pelas Resoluções do Banco Central (BC) de Nº3110 e 3156, que foram escritas no ano de 2003. Nessas, foi declarado que todo Correspondente Bancário pode prestar diversos serviços acessórios para instituições bancárias e entidades financeiras autorizadas a funcionar pelo BC.

No caso da FinanZero, que é um buscador de empréstimos online, o serviço oferecido é o intermédio entre o cliente e a instituição financeira que concede empréstimos. O serviço da FinanZero é 100% gratuito para o consumidor e 100% online.

Para mais informações, confira o post do blog “O que é correspondente bancário?“.

Próximo artigo

Como solicitar o informe de rendimento das maquininhas de cartão de crédito?

Aprenda como obter de forma online o informe de rendimentos gerado pelas empresas de maquininhas de cartão de crédito.

Ler artigo completo

0 respostas para “O que é crédito verde e como obter?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo