;
FinanzeroBlogImpostos

Como solicitar o informe de rendimento das maquininhas de cartão de crédito?

Como solicitar o informe de rendimento das maquininhas de cartão de crédito?

Compartilhe esse post:

O informe de rendimentos pode ser solicitado através do site ou aplicativo das empresas que oferecem a maquininha de cartão de crédito.

Quem é pessoa física e precisa entregar a declaração de Imposto de Renda, deve se atentar a todos os rendimentos obtidos ao longo do ano-calendário. Os rendimentos, cabe ressaltar, são quaisquer valores recebidos e que compuseram a renda mensal, como salários, aluguéis, pensão, benefícios previdenciários e lucros de investimentos.

Sendo assim, quando uma pessoa realiza vendas a pessoas físicas ou jurídicas, inclusive através das maquininhas de cartão, o dinheiro oriundo da operação é um rendimento, logo, deve ser informado na declaração de Imposto de Renda Pessoa Física.

Para isso, será preciso ter em mãos os comprovantes de pagamento, no caso de recebimento via dinheiro ou Pix, e os informes de rendimentos das maquininhas de cartão, quando o pagamento for feito via cartão de crédito ou débito.

Aprenda a fazer vendas pelo celular com maquininha de cartão.

O que é o informe de rendimentos?

O informe de rendimentos é um documento que apresenta todos os valores recebidos por uma pessoa ao longo do ano-calendário, portanto, constam os rendimentos tributáveis, que são aqueles em que há a incidência de impostos, e também os isentos. Além disso, o informe traz os descontos aplicados sobre os valores recebidos, por exemplo, a taxa da maquininha de cartão.

O documento é de suma importância para os contribuintes na hora de declarar o Imposto de Renda, pois é a partir dele que o preenchimento poderá ser feito da maneira correta, evitando pendências com a Receita Federal. Inclusive, é por isso que o informe de rendimentos é utilizado por trabalhadores em regime CLT, servidores públicos, beneficiários do INSS e é disponibilizado, ainda, pelas instituições financeiras em que o contribuinte possui conta.

A FinanZero é segura?

Como solicitar o informe de rendimentos da maquininha de cartão de crédito?

De modo geral, o informe de rendimentos tende a ser disponibilizado automaticamente pelas empresas, até o último dia útil de fevereiro do ano. Isso porque, logo em seguida, na primeira quinzena de março, se inicia o prazo de entrega da declaração do IR, e os declarantes precisam ter o documento disponível.

Apesar disso, ainda que as empresas de maquininhas de cartão de crédito o forneçam, o contribuinte também pode obter o documento posteriormente através do site ou aplicativo da empresa, caso tenha perdido ou por qualquer outro motivo. Pensando nisso, explicamos a seguir como solicitar o informe de rendimentos das principais maquininhas de cartão de crédito.

PagSeguro

Quem utiliza as maquininhas da PagSeguro pode solicitar o informe de rendimentos através do site e aplicativo. Na primeira opção, é só fazer o seguite:

  • acesse a Conta PagSeguro;
  • no menu, clique em “Extratos e Relatórios”;
  • selecione a opção “Imposto de Renda”;
  • escolha o ano-calendário vigente, por exemplo, se a declaração é referente a 2022, o ano-calendário deve ser 2022;
  • então, clique na opção de download do arquivo;
  • informe o CPF ou CNPJ sem traço e pontos;
  • escolha como deseja salvar o arquivo em seu computador.

Já quem optar pelo aplicativo PagBank, deve fazer da seguinte maneira:

  • faça login no aplicativo;
  • toque no ícone que indica o perfil, disponível no canto superior direito da tela;
  • selecione a opção “Imposto de Renda”;
  • clique no ano-calendário desejado;
  • clique em “Baixar arquivo”;
  • informe o CPF ou CNPJ, sem pontos ou traço.

O informe de rendimentos, então, será baixado no celular.

Mercado Pago

Para os clientes do Mercado Pago, é necessário acessar a conta pelo computador e fazer o seguinte:

  • na tela inicial, clique em “Relatórios e Faturamento”;
  • na opção “Acessos”, selecione “Ir para Relatórios de reconciliação contábil”;
  • então, na opção “Extratos de contas e rendimentos”, clique em “Informe de rendimentos”.

Por fim, selecione o ano que deseja consultar e clique em “Gerar”, o informe de rendimentos será enviado para o e-mail cadastrado automaticamente.

Bin

Os usuários da maquininha de cartão Bin pode solicitar o informe de rendimentos através do aplicativo Bin gestão, para isso, é preciso fazer da seguinte forma:

  • na tela inicial, clique em “Atendimento”;
  • selecione a opção “Informe de Rendimentos”;
  • então, é só baixar o comprovante dos rendimentos obtidos ao longo do ano-calendário.

Autônomo tem informe de rendimentos?

Cielo

Os clientes da Cielo podem acessar o informe de rendimentos pelo site e aplicativo da empresa. Na primeira opção, é só fazer assim:

  • acesse a conta com CPF, CNPJ ou número do estabelecimento e senha pré-cadastrada;
  • na tela inicial, clique em “Vendas”, disponível no menu superior;
  • selecione a opção “DIRF e Informe de Rendimentos Financeiros”;
  • selecione o ano e formato que deseja salvar o arquivo;
  • por fim, é só clicar em “Baixar arquivo”, e o documento será salvo no dispositivo ou computador.

Quem optar pelo aplicativo, deve realizar login com CPF, CNPJ ou número do estabelecimento e senha no Cielo Gestão. Então:

  • na tela inicial, clique em “Outros”;
  • em seguida, selecione a opção “DIRF”;
  • informe o ano calendário desejado e o formato do arquivo;
  • por fim, clique em “Baixar.

O informe de rendimentos será baixado no celular e poderá ser acessado sempre que o contribuinte precisar.

Stone

Para acessar o informe de rendimentos da maquininha de cartão Stone, o contribuinte deve acessar a sua conta através do site. Na tela inicial, faça o seguinte:

  • clique no nome, disponível no canto superior direito da tela;
  • depois, clique em “Meu Perfil”;
  • selecione “Documentos” e escolha quais deseja baixar e o formato desejado.

SumUp

Os contribuintes que utilizam a maquininha de cartão da SumUp devem acessar o Portal Minha Conta, com e-mail e senha cadastrados, e seguir o passo a passo:

  • na tela inicial, clique em “Todos os relatórios”, disponível no lado esquerdo da tela;
  • ao localizar “DIRF – Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte”, clique em “Donwload”;
  • digite os três primeiros dígitos do CNPJ e o arquivo será aberto e, em seguida, é só clicar o ícone de download para baixá-lo.

Como funciona o empréstimo Caixa Pra Elas?

Como declarar o valor recebido por maquininhas de cartão de crédito?

Antes de tudo, é importante ressaltar que autônomos e empreendedores que não possuem CNPJ e têm seus rendimentos oriundos de pessoas físicas devem registrar todos os rendimentos no Carnê-Leão, disponível no site da Receita Federal. Através dele, é gerado o DARF, que permite o recolhimento mensal de impostos que incidem sobre o valor recebido.

Dessa forma, após o correto recolhimento mensal mediante o Carnê-Leão ao longo do ano-calendário, no momento de entregar a declaração de IRPF, o contribuinte pode importar os dados do Carnê-Leão diretamente para o programa IRPF, já que ambos são da Receita Federal.

Para isso, é só fazer o seguinte:

  • clique na aba “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior”;
  • clique no botão “Importar dados do Carnê-Leão”;
  • então, escolha se deseja realizar login com a conta gov.be ou através do código de acesso;
  • por fim, é só seguir o passo a passo do sistema da Receita a partir da opção escolhida.

Ao concluir o procedimento, todas as operações realizadas, que tenham sido declaradas ao longo do ano-calendário, serão transferidas para o programa.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

A FinanZero é segura?

Quer pedir um empréstimo na FinanZero, mas não sabe se nossa plataforma é segura? Veja aqui o que fazemos para oferecer uma boa experiência.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como solicitar o informe de rendimento das maquininhas de cartão de crédito?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo