O que é um devedor solidário?
Índice de conteúdo
O devedor solidário assume a co-responsabilidade de quitação da dívida junto ao devedor principal, e sua renda pode ser somada na análise de crédito.
Ao realizar uma operação financeira, como a solicitação de empréstimos, financiamentos ou contratos de compra e venda, a instituição financeira ou empresa que prestará o serviço tende a solicitar a apresentação de diversos documentos, entre eles, o comprovante de renda. O intuito, neste caso, é avaliar se o solicitante conseguirá arcar com o pagamento das parcelas até a quitação.
Com isso, também é comum que seja exigida a participação do fiador ou de um devedor solidário, que diminuem as chances de inadimplência por parte do consumidor e, consequentemente, diminui, ainda, o risco da operação.
Herdar dívidas: é verdade que os filhos herdam as dívidas dos pais?
O que é um devedor solidário?
O devedor solidário atua como um garantidor à credora de que a dívida será quitada corretamente, sendo assim, o pagamento é de responsabilidade do devedor principal e, também, do devedor solidário. Além disso, em caso de inadimplência pelo devedor principal, o solidário é responsável por arcar com o pagamento restante.
Outra característica do devedor solidário é que a renda deste pode ser somada à renda do devedor principal, aumentando, por exemplo, o valor de concessão do crédito ou financiamento, ou permitindo que as parcelas tenham valores mais altos. Portanto, o devedor solidário pode ser requisitado em contratos bancários, empréstimos, financiamentos, contratos de compra e venda, locações e afins.
Quem pode ser um devedor solidário?
Qualquer pessoa que possua alguma fonte de renda para complementar o rendimento total que será analisado e que, por sua vez, possibilite arcar com a dívida em caso de inadimplência, pode se oferecer como devedor solidário. É importante destacar que o rendimento é o principal fator que permite a uma pessoa se tornar devedor solidário, já que assumirá a responsabilidade de pagamento da dívida junto ao devedor principal.
Como gerar um link de pagamento para os meus clientes?
Quem arca com a dívida se o devedor principal falecer?
Diferente do que pode parecer, se o devedor principal falecer, o devedor solidário não é responsável pelo pagamento da dívida vigente. Nessa situação, o valor é repassado aos herdeiros na proporção de bens herdados, dessa forma, cada um deverá retirar da herança o montante correspondente à sua parte da dívida.
Entretanto, se não foi deixado nenhum valor como herança, a dívida é quitada automaticamente, mas em momento algum é de responsabilidade do devedor solidário, que somente deverá assumi-la em caso de inadimplência do consumidor ainda vivo.
PinPad: o que é e para que serve?
Qual é a diferença entre devedor solidário e fiador?
A primeira e principal diferença entre o devedor solidário e o fiador é que o primeiro assume a co-responsabilidade de pagamento da dívida e é incluído na documentação principal, enquanto o fiador responde pela quantia devida somente em caso de inadimplência e quando comprovada a incapacidade financeira do devedor principal. Da mesma forma, a sua inclusão no contrato ocorre de forma acessória, isso é, não é incluída no contrato principal.
Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
1 resposta para “O que é um devedor solidário?”:
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Gostaria de saber se o devedor solidário deve entrar com a renda total ou pode ajudar com uma renda parcial.
Exemplo: uma pessoa quer comprar um apartamento e com a renda dela não consegue financiar 80% e o devedor solidário quer entrar só para completar de forma que consiga financiar os 80%