O que fazer se a conta de luz veio muito alta?
Índice de conteúdo
A Enel voltou a fazer leituras presenciais, o que pode acarretar em um alto valore na conta de luz, devido a compensação dos meses de quarentena
A Enel Distribuição de São Paulo, responsável pelo envio de energia elétrica que abrange a capital e a Grande São Paulo, retomou recentemente as leituras presenciais dos medidores de energia dos clientes da companhia durante esse mês, junho. O que significa que algumas contas de energia elétrica podem vir:
- com valores mais altos que o habitual;
- com compensação de outros meses;
- valores menores que o normal.
Isso porque, haverá uma compensação dos meses em que foi habilitado as contas por média de consumo, durante a quarentena. Pois, desde o mês de março as contas de luz foram calculadas de acordo com a média de consumo dos últimos 12 meses, ou por meio do sistema de autoleitura, que é feito com imagens pelo próprio usuário.
Como a conta de luz foi faturada?
Para entender como a conta de luz foi faturada, o cliente pode checar na própria conta, da seguinte forma:
- Verifique o campo “Dados de Medição”.
- Se na linha de “Leitura” aparecer a informação “Não executada”, o cálculo foi feito pela média naquele mês. Nesse caso, se o consumo tiver abaixo da média, haverá desconto nas próximas contas, indicados na própria fatura.
- No caso de aparecer “executada” a conta está de acordo com o consumo dos últimos 30 dias do local.
Algumas contas também podem vir com valores mais altos pelo fato de haver pessoas por mais tempo em casa.
Veja também – Como economizar dinheiro? Confira 5 dicas simples
Como parcelar a conta de luz?
Com a pandemia do novo coronavírus, algumas contas serão parceladas para ajudar os trabalhadores que sofreram algum tipo de problema financeiro. Dessa forma, a Enel permite que os valores das contas de luz sejam parcelados de duas formas sem contabilizar juros:
- até oito vezes e as parcelas serão cobradas nas próprias faturas de energia;
- em até 12 vezes no cartão de crédito.
Deve ser dada entrada de pelo menos 13% do valor total do débito, que poderá ser pago por boleto, para aqueles que optarem pela cobrança na fatura de energia ou no cartão de crédito.
Para realizar a negociação, os clientes podem acessar o Portal de Negociação ou o aplicativo da Enel, disponível para Android e iOS.
Compare ofertas de empréstimo pessoal com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês!
Como saber se o valor da conta de luz está correta?
Para ter a confirmação referente ao valor da conta de luz é simples, veja o passo a passo de como tirar a prova:
- faça uma leitura da medição no mesmo dia que o leiturista, assim você poderá comparar os números com mais precisão.
- Veja o medidor de energia e verifique se ele está girando muito rápido, isso significa que há algum tipo de fuga elétrica que acarreta em um consumo excessivo.
- Apague as luzes e retire os aparelhos da tomada. Se o medidor continuar trabalhando, então pode ser um sinal de problemas na instalação que elevou a conta de luz.
Sendo assim, além de o cliente saber se não está pagando a mais na fatura de energia, também conseguirá verificar se a instalação elétrica está funcionando como deveria.
Veja também – Como ter conta de luz grátis durante o surto de coronavírus?
Como recorrer o valor da conta de luz?
Se o cliente não estiver de acordo com o valor cobrado, ele deve questionar a própria empresa responsável pela contabilização do relógio. No caso da Enel, isso pode ser feito por meio do site da empresa, que disponibiliza chat de atendimento aos clientes. Entretanto, é importante lembrar que o fato de acionar a empresa responsável pela conta de luz não garante que haverá redução do valor.
A tarifa de conta de luz é complexa, porque leva em conta o consumo dos últimos meses do consumidor, que pode não ter percebido a mudança de hábito durante esses meses. É preciso primeiro se certificar de que o consumo não foi alterado para então entrar em contato com a Enel.
Caso o problema não seja resolvido, o cliente poderá ainda acionar o Procon ou a Proteste.
O que pode aumentar o consumo de energia?
Com o isolamento social diversas pessoas estão ficando mais tempo em caso do que o habitual. Isso automaticamente influencia no gasto de energia diário. Mas, além disso, alguns outros fatores pode ser responsáveis pelo aumento na conta de luz, os quais podem ser evitados, Veja:
- Aparelhos e lâmpadas ligados quando não estão em uso;
- Lâmpadas ineficientes em energia;
- Uso de aparelhos antigos;
- Sistema de aquecimento e refrigeração em sua casa;
- Fiação defeituosa;
- Aparelhos com defeito;
Mudar pequenos hábitos, e trocar aparelhos ineficientes podem auxiliar a melhor o consumo de energia, e assim, diminuir a conta de luz.
Ficou com mais alguma dúvida sobre o que fazer se a conta de luz veio muito alta? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “O que fazer se a conta de luz veio muito alta?”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios