FinanzeroBlogBenefícios do Governo

O que pode bloquear o seguro-desemprego?

O que pode bloquear o seguro-desemprego?

Compartilhe esse post:

Os motivos de bloqueio do seguro-desemprego costumam ser variantes: desde o reemprego até suspeitas de fraude

Presente na vida de grande parte dos trabalhadores formais, o seguro-desemprego é o benefício que visa apoiar financeiramente os empregados que são demitidos sem justa causa.

Entretanto, existem situações que podem culminar no bloqueio desse benefício. Confira os motivos e o que pode ser feito para reverter essa situação.

Realize uma simulação de empréstimo pessoal online e tenha acesso a até 10 ofertas pré-aprovadas.

O que é o seguro-desemprego?

Previsto nos termos da Lei nº 7.998, o seguro-desemprego é um direito trabalhista assegurado pelo governo durante um determinado período. O seu pagamento varia de três a cinco parcelas e os empregados que foram mandados embora sem justa causa tem direito de receber o benefício.

Como conseguir um empréstimo com os melhores juros?

Por que o bloqueio do seguro-desemprego acontece?

Conforme mencionado, os motivos podem variar de acordo com cada ocorrência. Por isso, os casos mais comuns estão listados abaixo:

Reemprego:

Aos trabalhadores que conseguem se recolocar no mercado de trabalho antes ou durante o recebimento do seguro-desemprego, o benefício é bloqueado.

Ou seja, como o pagamento é feito exclusivamente aos trabalhadores que não possuem nenhuma fonte de renda, os empregados que voltam a trabalhar perdem o direito ao benefício.

Suspeita de fraude:

Também é comum que o governo detecte pedidos suspeitos de fraude durante a checagem de dados. Em virtude disso, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) tem autonomia para bloquear o pagamento do benefício por questões de segurança do próprio trabalhador.

CNPJ ou MEI ativo:

Além disso, indivíduos que detenham de CNPJ ou MEI ativos não possuem direito ao seguro-desemprego. Portanto, a ideia é que o trabalhador se desvincule do estabelecimento caso o mesmo não esteja funcionando.

Não recebi o e-mail de confirmação do Caixa TEM: O que fazer?

O que fazer caso o seguro-desemprego seja bloqueado?

Caso o seguro-desemprego seja bloqueado, por meio do aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” disponível para aparelhos Android e IOS, o trabalhador consegue fazer o seguinte passo a passo:

  1. Primeiramente, acessar a aba “benefício”;
  2. Em seguida, escolher a opção “seguro-desemprego/consultar”;
  3. Desse modo, será necessário clicar no número do requerimento;
  4. Por fim, acessar a opção “recurso” e preencher o formulário com os dados solicitados.

Vale ressaltar que a solicitação também pode ser feita pelo portal do governo e que o acompanhamento do serviço pode ser feito tanto pelo app, quanto pelo portal.

Clique aqui para acessar o portal

E aí, ficou com dúvidas sobre o bloqueio no seguro-desemprego? Se sim, deixe aqui nos comentários que a FinanZero te ajuda.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como baixar o Caixa TEM no computador?

A conta digital da Caixa Econômica está disponível para uso em celulares. Porém, existe uma […]

Ler artigo completo

15 respostas para “O que pode bloquear o seguro-desemprego?”:

  1. Joelma Martins dos santos disse:

    Meu filho também pegou a primeira a segunda e a terceira foi bloqueada

    • Leonardo da trindade teles disse:

      O meu seguro foi bloqueado preciso de ajuda

      • Jessika Moraes Rocha disse:

        Gostaria de saber se consigo receber o seguro desemprego estando com o CPF bloqueado

        • Viviane Alves da Rocha disse:

          Como posso, saber por meu seguro desmprego foi bloqueado e como recorrer?

          • Franciele disse:

            Recebi 2 parcela a 3 foi bloqueada , não sei oq aconteceu pois não estou trabalhando , ainda tá difícil de arruma trabalho oq eu faço é minhas conta como vou paga meu deus

            • Jorge Henrique Costa Barbosa disse:

              Tenho uma parcela para receber dia 13 se eu assinar dia 11 eu deixarei de receber afinal é a última

              • Joilda Santos rocha disse:

                Recebí a primeira parcela do seguro no dia 16/12/2022 ,a segunda estava liberada pro dia 18/01/2022 e nao foi creditado fui ao banco so mim disseram qui foi devolvido pro governo fui conteplada com 4 parcela de 1.100 só que a segunda ja veio com o valor de 1.212 salario novo consultei o aplicativo as outras parcelas estao no valor fe 1.100 nao sei o qui faser pois as contas nao esperam

                • Marcelo de lima disse:

                  De cinco parcelas eu recebi só duas agora minhas costas vão correr juros só Deus na causa

                  • Deleon Rosendo Machado disse:

                    Meu seguro foi bloqueado recebi a 1 e2 e a 3 foi bloqueada isso uma vergonha plena pandemia

                    Deixe um comentário

                    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

                    Navegue por:

                    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
                    PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
                    Solicite seu empréstimo