O que significa “sujeito a análise de crédito”?
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A análise de crédito considera o histórico de pagamento e consumo do solicitante do serviço financeiro, bem como o rendimento mensal.
De acordo com o Mapa de Inadimplência, da Serasa, em dezembro de 2022 havia 69,43 milhões de brasileiros com restrição, isso é, com o nome sujo. Desses, 34,8% representavam pessoas entre 26 e 40 anos de idade, que soma a maior parte dos endividados.
Essas informações, inclusive, são consideradas de suma importância no momento das instituições financeiras realizarem a análise de crédito. A prática, de modo geral, visa avaliar o perfil do consumidor e identificar o risco de inadimplência, caso o serviço financeiro solicitado seja concedido.
Como o Cadastro Positivo impacta no score?
O que significa sujeito à “análise de crédito”?
Quando o consumidor busca por um serviço financeiro e se depara com a mensagem “sujeito à análise de crédito”, significa que a instituição financeira fará uma avaliação do perfil do solicitante, através de um processo próprio e de acordo com as políticas internas de crédito.
O intuito, como já mencionado, é definir se haverá a concessão do serviço financeiro e, em caso afirmativo, quais serão as condições. Por exemplo, se se tratar de um empréstimo, é a partir da análise de crédito que a instituição definirá o valor liberado, as taxas de juros e o prazo de pagamento.
Como é feita a análise de crédito?
A análise de crédito pode variar de acordo com cada instituição financeira, entretanto, existem alguns pontos que são considerados essenciais, são eles: dados pessoais, restrição no CPF, score e renda mensal.
Dados pessoais
A primeira etapa é prestar informações básicas, como CPF, telefone, estado civil, nível de escolaridade, profissão e endereço. A partir daí, a instituição já inicia o processo de análise de crédito inicial, que pode avaliar tendências comportamentais, bem como utilizará as informações para as demais etapas da análise.
Restrição no nome
Ainda munido das informações pessoais, a instituição fará a consulta nos birôs de crédito, que nada mais são do que os órgãos de proteção ao crédito, como SPC Brasil e Serasa. Dessa forma, é possível saber se o consumidor possui dívidas em atraso em outras instituições e, até mesmo, na própria empresa.
Em caso positivo, o débito pode impactar negativamente na decisão do banco ou fintech, impossibilitando a concessão do serviço. Isso porque, a inadimplência é vista como um indício de que o solicitante é um mau pagador.
Score
Além de fornecer detalhes referentes à dívidas ativas, os birôs de crédito também permitem à instituição financeira consultar o score do consumidor, que funciona como uma pontuação de crédito do mesmo. O valor varia entre 0 a 1000, e é calculado pelos próprios birôs, como Boa Vista, Serasa e SPC, através do histórico de dívidas e pagamentos.
O intuito é compreender qual é o risco de inadimplência do solicitante perante ao mercado, por isso, quanto mais próximo de 1000, melhor é considerado o score e, consequentemente, aumentam as chances de ter o pedido aprovado.
Renda
A renda é outro fator de extrema importância no momento da análise de crédito, pois é ela quem garante segurança à instituição financeira de que a dívida será quitada. Além disso, é também a partir do rendimento do consumidor que será definido o valor da parcela, pois a despesa com crédito não deve ultrapassar 30% do salário, conforme aponta a Lei da margem consignável.
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Quais os documentos necessários para a análise de crédito?
Os documentos solicitados para a realização da análise de crédito são aqueles que comprovam as informações prestadas pelo próprio consumidor. Portanto, é necessário apresentar:
- documento de identificação com foto, como RG ou CNH;
- CPF;
- comprovante de renda, como extratos bancáriso, holerites e contrato de trabalho;
- comprovante de residência;
- certidão de estado civil, sendo assim, a certidão de nascimento para os solteiros e a certidão de casamento para os casados.
Algumas instituições podem, ainda, solicitar documentos complementares.
Quanto tempo demora para fazer a análise de crédito?
Depende, o tempo médio para a conclusão da análise de crédito varia entre 1 e 5 dias úteis, contudo, existem instituições que podem levar até 15 dias úteis para concluir o processo. Isso acontece porque, além das políticas de crédito de cada local, a análise pode variar conforme o tipo de serviço financeiro solicitado.
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Em que situação é feita a análise de crédito?
A análise de crédito é necessária em qualquer operação financeira, desse modo, será feita ao solicitar:
- empréstimo;
- financiamento;
- cartão de crédito;
- crediário;
- aumento no limite de cheque especial;
- abertura de contas.
Meu pedido foi negado devido á análise de crédito, o que fazer?
Se após a realização da análise de crédito, o consumidor tiver uma resposta negativa, isso é, o pedido for recusado, a recomendação é tentar novamente em outra instituição. No entanto, existem algumas ações que podem impactar positivamente nas próximas análises, são elas:
- mantenha o nome limpo, dessa forma, a pontuação do score aumenta e, consequentemente, as empresas tendem a ter melhor impressão.
- pague as contas em dia, seja as despesas básicas, como água, energia e internet, como também a fatura do cartão de crédito, mensalidades escolares e afins, com isso, o consumidor passa a ser percebido como um bom pagador e com baixo risco de inadimplência.
- mantenha os dados cadastrais atualizados nas instituições financeiras e órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC Brasil, pois essa ação gera mais credibilidade para o mercado.
- evite realizar diversas consultas de crédito, porque o excesso de análises do CPF do consumidor pode indicar instabilidade financeira do mesmo e, a partir daí, reduzir a pontuação do score.
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