Na semana passada, quarta-feira (08/12/21), o Comitê de Política Monetária (COPOM) anunciou um aumento de 1,5% sobre a taxa Selic e ela passou a 9,25% ao ano. Com este aumento, onde é melhor investir o dinheiro?

Com esta elevação da taxa Selic, os juros atingem seu maior nível nos últimos anos e determinados investimentos passam a valer a pena. Os títulos de renda fixa ligados à taxa básica de juros ou ao CDI, por exemplo, passam a gerar maiores rendimentos. Então, onde investir?

CDBs, LCIs e LCAs

As aplicações feitas nestes títulos de renda fixa são uma boa opção. No CDB, o investidor “empresta” dinheiro para o banco emissor, para que ele obtenha novos empréstimos e financiamentos aos seus clientes e passa a ter a garantia de que ele receberá o dinheiro de volta dentro do prazo determinado, com o acréscimo dos juros acordados. As LCIs e LCAs funcionam da mesma forma, o que muda é que estes títulos tem liquidez baixa, portanto, geralmente só é possível resgatar o dinheiro na data estipulada e que na LCI a instituição financia setores imobiliários e na LCA, o agropecuário.

Tesouro Selic

Funciona como um empréstimo, no qual o investidor compra o título e o governo federal utiliza o dinheiro para realizar melhorias no país. Quando a Selic está alta, os juros deste “empréstimo” aumentam, o que faz o investimento ser mais vantajoso.

A taxa Selic vem passando por uma fase de aumento e as projeções são de uma elevação ainda maior, por isso realizar estes investimentos neste momento pode ser lucrativo.

Como a taxa Selic afeta o meu dinheiro?

Com a taxa Selic alta, a poupança é um bom negócio?

Se a Selic estiver no percentual de 8,5% ao ano ou menor, a poupança rende 70% da taxa de juros + taxa referencial (TR).

Com a Selic acima de 8,5% ao ano, a poupança rende 6,17% anualmente (0,5% mensalmente) + TR, assim, o rendimento da poupança sobe um pouco, mas comparada a outros investimentos, como os citados no tópico anterior, ela não é vantajosa. Com a Selic acima de 8,5% o rendimento se torna fixo, sendo assim, mesmo que os juros aumentem, o rendimento da poupança não aumentará.

Como vai ficar a renda fixa com alta da taxa Selic?

Como dito anteriormente, com o aumento da taxa de juros, os investimentos categorizados como renda fixa terão uma rentabilidade maior, além disso, neste tipo de investimento quase não há riscos. Para quem quer começar a investir nesta categoria, esta é uma boa oportunidade.

É importante destacar que nem todos os investimentos de renda fixa avançam com a alta da taxa de juros, por isso é importante se atentar a qual opção escolher e realizar um planejamento financeiro.

Como tirar o extrato da conta PicPay?

Como vai ficar a renda variável com a alta da taxa Selic?

A renda variável não está diretamente ligada a taxa Selic, mas ainda assim, o aumento da mesma pode afetá-la.

Os investimentos em renda fixa tornam-se mais atrativos e os em renda variável sofrem um impacto, isto porque os investimentos nesta categoria são mais arriscados e neste momento, o que oferece mais segurança e chance de lucratividade são os de renda fixa.

Tem mais alguma dúvida sobre a alta da taxa Selic? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.