FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Onde investir com a alta da taxa Selic?

Onde investir com a alta da taxa Selic?

Compartilhe esse post:

Na semana passada, quarta-feira (08/12/21), o Comitê de Política Monetária (COPOM) anunciou um aumento de 1,5% sobre a taxa Selic e ela passou a 9,25% ao ano. Com este aumento, onde é melhor investir o dinheiro?

Com esta elevação da taxa Selic, os juros atingem seu maior nível nos últimos anos e determinados investimentos passam a valer a pena. Os títulos de renda fixa ligados à taxa básica de juros ou ao CDI, por exemplo, passam a gerar maiores rendimentos. Então, onde investir?

Na FinanZero você recebe até 10 ofertas pré-provadas de empréstimo, acesse o site e confira!

CDBs, LCIs e LCAs

As aplicações feitas nestes títulos de renda fixa são uma boa opção. No CDB, o investidor “empresta” dinheiro para o banco emissor, para que ele obtenha novos empréstimos e financiamentos aos seus clientes e passa a ter a garantia de que ele receberá o dinheiro de volta dentro do prazo determinado, com o acréscimo dos juros acordados. As LCIs e LCAs funcionam da mesma forma, o que muda é que estes títulos tem liquidez baixa, portanto, geralmente só é possível resgatar o dinheiro na data estipulada e que na LCI a instituição financia setores imobiliários e na LCA, o agropecuário.

Tesouro Selic

Funciona como um empréstimo, no qual o investidor compra o título e o governo federal utiliza o dinheiro para realizar melhorias no país. Quando a Selic está alta, os juros deste “empréstimo” aumentam, o que faz o investimento ser mais vantajoso.

A taxa Selic vem passando por uma fase de aumento e as projeções são de uma elevação ainda maior, por isso realizar estes investimentos neste momento pode ser lucrativo.

Como a taxa Selic afeta o meu dinheiro?

Com a taxa Selic alta, a poupança é um bom negócio?

Se a Selic estiver no percentual de 8,5% ao ano ou menor, a poupança rende 70% da taxa de juros + taxa referencial (TR).

Com a Selic acima de 8,5% ao ano, a poupança rende 6,17% anualmente (0,5% mensalmente) + TR, assim, o rendimento da poupança sobe um pouco, mas comparada a outros investimentos, como os citados no tópico anterior, ela não é vantajosa. Com a Selic acima de 8,5% o rendimento se torna fixo, sendo assim, mesmo que os juros aumentem, o rendimento da poupança não aumentará.

Como vai ficar a renda fixa com alta da taxa Selic?

Como dito anteriormente, com o aumento da taxa de juros, os investimentos categorizados como renda fixa terão uma rentabilidade maior, além disso, neste tipo de investimento quase não há riscos. Para quem quer começar a investir nesta categoria, esta é uma boa oportunidade.

É importante destacar que nem todos os investimentos de renda fixa avançam com a alta da taxa de juros, por isso é importante se atentar a qual opção escolher e realizar um planejamento financeiro.

Como tirar o extrato da conta PicPay?

Como vai ficar a renda variável com a alta da taxa Selic?

A renda variável não está diretamente ligada a taxa Selic, mas ainda assim, o aumento da mesma pode afetá-la.

Os investimentos em renda fixa tornam-se mais atrativos e os em renda variável sofrem um impacto, isto porque os investimentos nesta categoria são mais arriscados e neste momento, o que oferece mais segurança e chance de lucratividade são os de renda fixa.

Tem mais alguma dúvida sobre a alta da taxa Selic? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como tirar o extrato da conta PicPay?

Como tirar o extrato da conta PicPay?Como sacar dinheiro do Picpay?Como adicionar […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Onde investir com a alta da taxa Selic?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
Solicite seu empréstimo