Pix automático: o que é e como funciona?
Índice de conteúdo
O Pix Automático funcionará de forma similar ao conhecido débito automático, em que as contas são pagas mediante a autorização prévia.
De acordo com a Febraban, o Pix tornou-se o meio de pagamento mais popular entre os brasileiros, já que encerrou 2022 com mais de 24 bilhões de transações, superando as de cartão de crédito, débito, boleto, TED, DOC e cheque, que juntas totalizaram quase 21 milhões de operações.
O sistema de pagamentos instantâneos lançado pelo Banco Central tem como principal características a rapidez e gratuidade, e desde seu lançamento, em novembro de 2020, já acumula outros serviços relacionados, como o Pix Parcelado, Pix Saque, Pix Troco e, futuramente, o Pix Automático.
Como usar o Pix Saque e Pix Troco?
O que é e como funciona o Pix Automático?
Ainda não lançado, o Pix Automático permitirá ao usuário programar o pagamento de diversos tipos de contas, como as de água, luz, internet e aluguel, para que na data especificada a quantia devida seja debitada para quitar o boleto em questão, bem como acontece hoje no débito automático.
Para isso, o consumidor contará com duas opções para aderir ao Pix Automático: a primeira é através da assinatura de um contrato junto ao prestador de serviço, isso é, o credor. Então, uma notificação será enviada para o aplicativo da instituição financeira, para que o titular da conta confirme a adesão.
Já a segunda opção é mediante a leitura de um QR Code ou via Pix Copia e Cola em que, ao ser reconhecido, direciona o cliente para um ambiente em que é solicitada a autorização para a adesão ao Pix Automático.
Desse modo, em ambos os casos, após autorizar, os pagamentos serão realizados de forma automática, sem a exigência do cliente autenticar a transação com senha ou ID.
Cabe destacar que a autorização pode ser cancelada a qualquer momento pelo titular, além disso, também é possível estabelecer um valor máximo que poderá ser debitado em cada tipo de conta.
O Pix Automático será cobrado?
De acordo com o Banco Central, o Pix Automático será gratuito para pessoa física e Microempreendedor Individual (MEI), bem como já ocorre atualmente para qualquer tipo de operação realizada no sistema. Contudo, estuda-se a possibilidade de cobrança para as empresas que optarem por receber pagamentos nesse novo modelo.
Qualquer pessoa poderá utilizar o Pix Automático?
Sim, o novo serviço poderá ser aderido por qualquer pessoa, seja física ou jurídica, desde que possua uma conta corrente, poupança ou pré-paga em instituições financeiras adeptas ao Pix, ou seja, que já oferecem o serviço ao cliente. Inclusive, é importante destacar que não será preciso baixar nenhum novo aplicativo para utilizar o Pix Automático, pois o serviço estará disponível no mesmo ambiente em que são feitas as transações convencionais atualmente.
Como funciona o melhor dia de compra do cartão?
Quais tipos de contas poderão ser pagas no Pix Automático?
Poderão ser programadas e pagas diversos tipos de contas, como:
- contas de consumo, vide água, luz, internet e gás;
- aluguel;
- condomínio;
- mensalidades;
- serviços de streaming e afins.
Quando o Pix Automático será lançado?
De acordo com o cronograma divulgado pelo Banco Central, o Pix Automático deve ser lançado oficialmente em abril de 2024. Veja a seguir as estimativas de datas apresentadas pelo órgão:
julho a agosto de 2023 – especificação
setembro de 2023 – publicação das regras via Regulamento do Pix
outubro de 2023 a fevereiro de 2024 – desenvolvimento dos sistemas
março de 2024 – testes
abril de 2024 – lançamento
Ficou mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “Pix automático: o que é e como funciona?”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios