Caixa Tem: quem tem direito, como ser provado, para quem tem o nome sujo e os motivos para a não liberação do crédito do aplicativo

A Caixa Tem é a conta poupança digital da Caixa Econômica Federal e por meio dela são pagos os benefícios sociais e trabalhistas, como PIS, FGTS, auxílio Brasil e entre outros. A conta digital foi lançada em 2020 e segundo a instituição criadora, já apresenta mais de 105 milhões de usuários.

A conta online da Caixa Econômica é destinada a todos os cidadãos, com o objetivo de facilitar as ações financeiras como transferências, pagamento de contas, PIX, compras online e entre outras opções disponíveis no aplicativo. Além das funções mencionadas, o aplicativo apresenta opções de empréstimo e as questões sobre a temática serão explicadas a seguir.

Onde investir com a alta da taxa Selic?

Quem tem direito ao crédito Caixa Tem?

O Caixa Tem apresenta duas opções de empréstimo, são elas:

  • Crédito Caixa Tem pessoal
  • Crédito Caixa Tem para o seu negócio

O empréstimo pessoal e o Microcrédito podem ser contratados pelos usuários do aplicativo que se encaixem nas seguintes categorias:

  • Autônomos;
  • Assalariados;
  • Beneficiários dos programas sociais;
  • Destinatários de políticas públicas de distribuição de renda;

Isso porque, o crédito pessoal é de livre destinação e isso significa que pode ser contratado para o que for de desejo do solicitante, como por exemplo para o pagamento de dívidas ou despesas no geral. O microcrédito é destinado para os investimentos em negócios, formais ou informais, podendo ser utilizado para a compra de equipamentos, reformas e demais ações que possam contribuir com o empreendedor.

Como ser aprovado no crédito Caixa tem?

As instituições que oferecem modalidades de crédito realizam análises para entender o perfil dos solicitantes e definir as condições do pedido do empréstimo. Dessa maneira, os solicitantes do crédito pessoal e microcrédito passam por análises antes do valor ser liberado. Em geral, são feitas análises de crédito e score para que determinadas características sejam definidas, como:

  • Valor que será emprestado;
  • Tempo para quitar a dívida;
  • Taxa de juros e demais custos cobrados no crédito;

A análise de crédito visa entender de maneira detalhada o perfil do solicitante do empréstimo do Caixa Tem e por essa razão são solicitadas informações, como por exemplo:

  • Renda;
  • Idade;
  • Quantidade de dependentes;
  • Profissão;
  • Grau de escolaridade;

Além da análise de crédito, a pontuação do score também é investigada visto que indica o risco de inadimplência do solicitante. Abaixo está indicado como funcionam os pontos e a probabilidade da dívida não ser paga, respectivamente:

  • Abaixo de 300 pontos, o cliente possui alto risco de inadimplência;
  • De 300 a 700, o risco de inadimplência é médio;
  • Acima de 700, a inadimplência é baixa;

Dessa maneira, para ser aprovado no empréstimo do caixa tem o solicitante deve se adequar aos pré-requisitos de categorias. Além disso, deve ser aceito nas análises que são feitas pela instituição financeira.

Como solicitar o Microcrédito Caixa Tem?

Quem tem nome sujo pode fazer empréstimo no Caixa Tem?

Cidadãos que possuem contas não pagas no período determinado são registrados em birôs de crédito, como:

  • Serasa;
  • Boa vista;
  • Serviço de Proteção ao Crédito (SPC);

Essas instituições são buscadas por bancos no momento das análises sobre o solicitante de uma operação financeira. Isso porque, ter o nome restrito indica que o cidadão apresenta maior risco de inadimplência, o que implica em condições diferentes em pedidos de empréstimo ou financiamento.

Segundo a Caixa Econômica, as opções de crédito disponíveis não podem ser solicitadas por cidadãos que possuem o nome sujo. Porém, existem outros bancos que oferecem opções aos cidadãos que se encontram com essa condição, basta que o indivíduo entre em contato com instituições financeiras e confira as modalidades disponíveis.

Porque não consigo crédito no caixa tem?

Conforme comentado, os solicitantes do crédito pessoal e do crédito para o seu negócio devem se adequar às condições da Caixa Econômica, sendo das categorias indicadas. Além disso, não é possível liberar as modalidades de empréstimo para os cidadãos com o nome negativado, sendo uma das razões para o crédito ser negado.

O banco solicita várias informações sobre o cidadão e na ausência desses dados ou inconsistências o empréstimo também pode não ser liberado. Sendo assim, é recomendado que o cliente esteja entre os pré-requisitos solicitados e ainda que informe todos os dados que são necessários para a aquisição do valor desejado, incluindo a atualização das informações no aplicativo do Caixa Tem.

Onde conseguir empréstimo fácil para negativado?

E então, restou mais alguma dúvida sobre o motivo da não aprovação no crédito do Caixa Tem? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.