FinanzeroBlogMercado

Por que o IPCA é tão importante quando o assunto é inflação?

Por que o IPCA é tão importante quando o assunto é inflação?

Compartilhe esse post:

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo é o principal indicador de inflação (e deflação) no país

Quando você compra arroz num dia e, no outro, o preço aumentou, está sendo impactado pelo IPCA. E isso vale para qualquer produto.

O IPCA é a abreviação para Índice de Preços ao Consumidor Amplo. Ele mede a variação dos preços que a gente encara quando vai às compras.

Do já mencionado arroz às roupas e até aos eletrodomésticos, todos os produtos disponíveis no mercado estão sujeitos ao IPCA.

E, por isso, ele é o principal indicador de inflação (e da tão distante deflação) no país: tanto governo federal quanto o Banco Central usam o IPCA como referência tanto para as metas de inflação quanto para as alterações na taxa de juros.

Simule seu empréstimo sem sair de casa e sem pagar nada!

Como é calculado o IPCA?

O índica é calculado mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Além de seu cálculo mensal, o consolidado dessa porcentagem é medido também trimestralmente e anualmente.

Medindo a variação dos preços em todos os Estados, chega-se ao percentual médio que representa o IPCA do país.

Leia mais: Não passei na USP, consigo financiamento estudantil?

A quem o índice se destina?

O IPCA reflete o custo real de vida de famílias com renda mental entre um e 40 salários mínimos – ou seja, entre R$ 1045 e R$ 41800.

Não importa se você é pessoa jurídica ou física, tendo este rendimento, sentirá o reflexo do índice.

Se ele estiver em alta, ou seja, positivo, ele indica aumento no custo de vida – inflação. Se estiver em baixa, significa deflação.

Saiba também: O que fazer com as dívidas do cartão de crédito?

Como o IPCA afeta a inflação?

Que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo é o mais importante para calcular a inflação você já sabe. Mas sabe como?

Resumidamente, o indicador é usado como referência para verificar se a meta estabelecida para a inflação está sendo cumprida.

Note que ele não é, de fato, a inflação em si, já que outros fatores interferem no cálculo da inflação. Mas ele é o indicador de que produtos básicos estão aumentando de preço – o que significa custo de vida mais alto e, portanto, menor poder aquisitivo.

Não perca: Nota Fiscal Paulista abre consultas para sorteio de setembro

E aí, entendeu tudo sobre o Índice de Preços ao Consumidor Amplo? Qualquer dúvida é só comentar 😉

Ah, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Inflação fica em 0,24% em agosto, segundo IBGE

Passa por terceiro avanço seguido e o maior resultado para um mês de agosto desde 2016, ficando em 0,24%. Saiba mais

Ler artigo completo

0 respostas para “Por que o IPCA é tão importante quando o assunto é inflação?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo