Índice de conteúdo
O real digital, uma versão digital do dinheiro em espécie vai trazer muitas mudanças e benefícios.
Até 2024, o real digital já deve estar em circulação no país, inovando a forma como são feitas operações monetárias. Esta moeda digital trará muitas vantagens e benefícios De acordo com CEO da BlockBR, fintech de digital assets e marketplace, com o real digital será possível ter:
Precisando quitar suas dívidas? Peça agora um empréstimo pessoal sem sair de casa!
Apesar de não ser uma criptomoeda e ser vinculada ao Banco Central do Brasil, o real digital mantém as características de descentralização das criptos, contando com taxas menores e intermediadores no ecossistema de pagamento, garantindo assim uma maior liberdade ao consumidor.
A versão virtual do real vai agilizar as operações monetárias, que passarão a ser feitas em segundos, com o dinheiro indo de um ponto a outro, sem transitar por nenhum intermédio, como já ocorre o PIX.
A moeda digital brasileira provavelmente irá utilizar tecnologia blockchain em sua estrutura. Esta tecnologia é, atualmente, uma forma de garantir que as transações sejam feitas de modo seguro e de reduzir o risco de fraude.
Atualmente, realizar qualquer tipo de transação internacional dá um certo trabalho, já que as movimentações no exterior são burocráticas e exigem uma extensa documentação. Com o real digital, as transações internacionais poderão ser feitas da mesma forma que as nacionais, instantaneamente e de maneira segura.
Além dos cidadãos se beneficiarem com a versão virtual do real, o próprio Sistema Financeiro Nacional também se beneficia. Colocar cédulas em papel em circulação é caro e trabalhoso e com a chegada do real digital, a circulação de cédulas em papel reduzirá consideravelmente.
13° salário do INSS antecipado. Entenda.
A versão virtual do real tem como diferencial o fato de que vai poder ser utilizada em qualquer lugar do mundo, sem a necessidade de conversão. Além disso, com o real digital a emissão de cédulas em papel reduzirá consideravelmente e haverá uma estimulação a inovação. A versão virtual do real ainda, inibirá a lavagem de dinheiro.
Segundo informações divulgadas pelo Banco Central até o momento, o real digital poderá:
Além disso, uma das principais propostas do real digital está ligada a implementação da internet das coisas (IoT). Mas o que isso significa? Na prática, por exemplo, a geladeira pode identificar os produtos que estão chegando ao fim e realizar uma nova compra com o uso do real digital.
Crédito consignado liberado para Auxílio Brasil. Entenda.
O real digital é uma moeda, é a versão virtual do real, já o PIX é somente uma forma de pagamento. O Banco Central criou o PIX em 2020 com o objetivo de viabilizar pagamentos instantâneos.
Com o PIX, as transações podem ser feitas através dos apps de banco em qualquer dia ou horário (inclusive em finais de semana e feriados).
O real digital é o real, mas em forma virtual e poderá ser utilizado no lugar das cédulas de papel para a realização de compras, entre outras operações monetárias.
Empréstimo consignado: como funciona e quem pode solicitar
Ficou com mais alguma dúvida sobre o que é o real digital, como ele funciona ou alguma outra? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios