;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Quais são os tipos de consórcio e qual escolher?

Quais são os tipos de consórcio e qual escolher?

Compartilhe esse post:

Consórcio: qual a diferença entre carta de crédito e consórcio, quais são os tipos que existem e qual é o melhor tipo dessa modalidade

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de bens, serviços e turismo (CNC), no Brasil quase 11 milhões de famílias possuem dívidas, 11,3% relacionadas a automóveis e 10,1% em imóveis. O dado citado nos mostra como a conquista de carros e imóveis é de interesse da maior parte dos brasileiros. O consórcio pode ser a maneira para conseguir os bens desejados.

O consórcio é um tipo de financiamento em conjunto, ele funciona por meio de espera para se obter o valor desejado. Enquanto isso, são pagas parcelas mensais para a participação dos grupos por onde são sorteados os contemplados. Dentro da modalidade existem alguns tipos que podem ser mais adequados para determinados perfis, por essa razão listamos as principais dúvidas sobre o tema e os tipos de consórcio que podem ser encontrados.

O que é um consórcio e como ele funciona?

Consórcio

Qual a diferença de Carta de Crédito e Consórcio?

A carta de crédito é entregue ao participante do consórcio no momento de contemplação. Sendo assim, todos tem direito a ela e receberão em algum momento. Por meio dela é possível que seja comprado o bem que o individuo desejar.

A aquisição da carta de crédito acontece por meio de sorteio ou lance, onde um valor alto é investido para que o integrante do grupo seja sorteado mais rápido.

Dessa forma, a carta de crédito faz parte da modalidade em questão, sendo o que é dado aos integrantes do grupo no momento de contemplação. Então, a diferença entre a carta de crédito e o consórcio é que ela é o produto desse tipo de financiamento.

Peça já seu consórcio online com as melhores condições!

O que posso comprar com o consórcio?

Como comentado, o consórcio funciona como um financiamento. Por meio dele se consegue um valor que pode ser usado para a compra do item desejado. Dessa forma, o dinheiro adquirido pode ser usado da forma como o beneficiado desejar.

Alguns itens são mais comuns de serem comprados como:

  • Automóveis;
  • Imóveis como casas, apartamentos, terrenos;
  • Eletrodomésticos;
  • Contratação de serviços como viagens, festas;

Existem grupos que se encaixam em algumas modalidades, abaixo estão listados os principais e para quais bens eles são destinados.

O que é previdência privada e como funciona?

Quais são os tipos de consórcio?

Existem alguns tipos de consórcios, cada um voltada para uma compra desejada. São eles:

Consórcio de veículos

Esse é um dos mais procurados isso porque segundo os dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) a compra de automóveis no ano de 2021 nos meses de janeiro e fevereiro já apresenta um aumento quando comparado ao ano de 2020 no mesmo período. O que comprova o interesse na compra de automóveis pela população.

Com ele é possível comprar:

  • Carros novos ou seminovos;
  • Motos novas ou seminovas;
  • Caminhões;
  • Tratores;
  • Barcos;
  • E até mesmo aeronaves;

Usando o consórcio para esse tipo de compra não é necessário pagar os juros que normalmente são impostos nos financiamentos de carro.

Consórcio de imóveis

Para a compra de imóveis é muito comum utilizar o consórcio já que para adquirir esse bem o valor é mais elevado.

É possível comprar imóveis como:

  • Casas;
  • Apartamentos;
  • Casas de temporada;
  • Imóveis rurais;
  • E ainda aqueles que se encontram na planta;

Consórcio para contratação de serviços

Também existe a possibilidade de utiliza-lo para a realização de contratação de serviços. Assim a contratação dos seguintes serviços pode ser feita:

  • Cirurgias plásticas e tratamentos estéticos;
  • Viagens nacionais ou internacionais;
  • Realizações profissionais, como graduação, pós-graduação, cursos;
  • Festas;

Entretanto é preciso levar em consideração o tempo que deseja obter esses serviços já que usando o consórcio não existe uma data exata para que o cliente seja contemplado.

Qual o melhor tipo de consórcio?

Com a quantidade de possibilidades de escolha de tipos de consórcio pode surgir a dúvida de qual deles é a melhor opção. Entretanto, não existe resposta certa para esse tipo de dúvida.

Isso porque a decisão sobre qual o melhor tipo é individual e depende de alguns fatores como:

  • O valor que deseja obter;
  • As condições impostas pela instituição que realiza cada tipo;
  • Quais são as taxas que precisam ser pagas e qual o valor delas;
  • Em quanto tempo é desejado ser contemplado;

Todas as questões citadas precisam ser levadas em consideração antes da tomada de decisão sobre qual o melhor tipo de consórcio. O mesmo vale para a escolha de instituição e até mesmo para a solicitação, já que são decisões que precisam ser tomadas com bastante atenção.

Como posso cancelar meu consórcio?

E então, restou mais alguma dúvida sobre quais são os tipos de consórcio? Se sim, deixe aqui o seu comentário que a FinanZero te ajuda.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Previdência privada: quais são as vantagens de investir?

Mesmo sem idade mínima ou necessidade de comprovação de renda, beneficiários da previdência privada ainda […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Quais são os tipos de consórcio e qual escolher?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo