Empréstimo consignado: como saber quantas parcelas faltam, quando vale a pena quitar e demais informações sobre a opção de crédito

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que conta com o desconto automático das parcelas na folha de pagamento ou benefício INSS. A opção de crédito se diferencia pela questão comentada e ainda por ser destinada aos cidadãos que se encaixam nas seguintes categorias:

  • Funcionários públicos;
  • Trabalhadores com carteira assinada;
  • Militares;
  • Aposentados ou pensionistas do INSS;

De acordo com uma pesquisa realizada pela Ahfin, fintech com foco em saúde financeira, entre os meses de outubro de 2020 e julho de 2021, 4 a cada 10 pessoas já pediram um empréstimo consignado. O dado revela o interesse significativo da população na opção de crédito. Por isso, abaixo estão listadas questões sobre o tema, principalmente relacionadas a quitação do consignado.

Como conseguir capital de giro para empresa MEI?

Como saber quantas parcelas faltam para quitar o empréstimo consignado?

A quantidade de parcelas que ainda restam para serem pagas do empréstimo consignado podem ser visualizadas com o banco credor. Então, o indivíduo que possui o crédito pode entrar em contato com a instituição financeira ou acessar as informações sobre seu pedido no aplicativo ou site do banco.

Quando vale a pena quitar um empréstimo consignado?

Quitar um empréstimo garante a vantagem de eliminar uma dívida, o que faz com que sobre mais dinheiro para o cidadão utilizar em outras situações, como viagens, compras e entre outras possibilidades. Além disso, antecipar as parcelas de um crédito pode diminuir as taxas de juros impostas sobre elas.

Isso significa que o valor de juros cobrado por cada parcela não será mais pago pelo solicitante do empréstimo. Dessa forma, o valor total do crédito solicitado tende a diminuir, o que gera uma economia para o individuo. Por isso, antecipar um determinado número de parcelas é vantajoso e quanto mais parcelas o cidadão conseguir antecipar maior será o valor de sua economia.

Contudo, a antecipação do empréstimo consignado é indicada quando o cidadão já possui o dinheiro guardado, ou seja, quando essa ação não desequilibra suas finanças. Então, se o pagamento antecipado das parcelas restantes de um empréstimo consignado colocar o solicitante em mais dívidas ele não é recomendado.

Preciso fazer a prova de vida do INSS?

Como quitar um empréstimo consignado?

Um empréstimo consignado, assim como outras modalidades de crédito, pode ser quitado de forma integral ou parcial. Existem algumas ações que podem contribuir para que o cidadão possa quitar de forma mais rápida o seu empréstimo consignado. Confira as dicas para isso a seguir:

Faça um planejamento financeiro

Um planejamento financeiro pode contribuir para a saúde da vida financeira de um indivíduo. Isso porque, essa organização pode demonstrar o valor que deve ser guardado para conquistar uma meta, objetivo ou bem material. Além disso, por meio do planejamento é possível encontrar possibilidades de economia, entendendo quais são os gastos diários e mensais e cortas as despesas que não são necessárias.

São até 10 ofertas pré-aprovadas de empréstimo pessoal para você comparar, vem para a FinanZero!

Converse com o banco credor

O banco credor do empréstimo consignado pode oferecer algumas saídas ao cidadão que deseja quitar o seu empréstimo. Dessa maneira por meio de acordos é possível diminuir a taxa de juros e consequentemente o valor total do crédito adquirido. Também é possível buscar a troca de instituições financeiras por meio da portabilidade do consignado.

Busque por renda extra

Ao entender o quanto é preciso guardar para quitar um empréstimo, o cidadão pode buscar por renda extra para conseguir o valor de forma mais rápida. Utilizar um hobby para ganhar dinheiro, vender serviço, produtos ou móveis e roupas que não são mais usadas podem ser maneiras de renda extra que contribuem para a quitação de uma dívida.

Qual a melhor forma de quitar um empréstimo consignado?

A melhor maneira de quitar um empréstimo consignado depende da situação atual do devedor. Isso porque, o indivíduo deve fazer aquilo que é possível dentro de sua realidade, seguindo as dicas citadas acima o cidadão pode guardar dinheiro de forma natural, sem abrir mão de outras prioridades e não fazendo mais dívidas.

Quitar um empréstimo traz grandes vantagens, porém elas só serão válidas para os cidadãos que não tiverem prejuízos em suas finanças pessoais. Dessa maneira, a melhor forma de quitar uma dívida é de forma saudável e com consciência do que é possível fazer sem sair do orçamento disponível.

Como recuperar a senha do Cartão Cidadão na lotérica?

E então, restou mais alguma dúvida sobre qual a melhor forma de quitar um empréstimo consignado? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.