;
FinanzeroBlogCrédito

Qual é a diferença entre empréstimo consignado público e privado?

Qual é a diferença entre empréstimo consignado público e privado?

Compartilhe esse post:

Enquanto o empréstimo consignado privado é destinado aos trabalhadores em regime CLT, o público é voltado aos servidores públicos.

De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimos (IFE), em junho de 2022 os principais motivos para solicitação de crédito foram quitação de dívidas, representando 32,6% dos pedidos, seguido por negócio próprio e investimentos, com 16,9% e 14,4%, respectivamente. Ainda conforme o IFE, neste mesmo período, os pedidos de empréstimo para a realização de viagens tiveram aumento de 85%, no comparativo anual.

Esses tipos de gastos, inclusive, são comumente responsáveis pela solicitação de quantias que podem ser aplicadas em diversas finalidades, como acontece no empréstimo consignado, por exemplo.

Como fica o empréstimo consignado em caso de falecimento?

Como funciona o empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito direcionada à pessoa física e, nele, as parcelas são descontadas diretamente do salário, aposentadoria ou pensão, logo, não é necessário pagar um boleto mensalmente. Com isso, uma parte da renda mensal do consumidor fica comprometida, até que a dívida seja integralmente quitada.

O dinheiro concedido, por sua vez, pode ser utilizado em diversas finalidades, além disso, a modalidade é considerada pouco burocrática, já que basta entrar em contato com as instituições financeiras conveniadas à fonte pagadora e apresentar documentos de identificação e dados bancários para obter o crédito após aprovação.

Qual é a diferença entre empréstimo consignado público e privado?

De modo geral, a principal diferença entre o empréstimo consignado público e privado é o perfil de quem solicita o crédito. Dessa forma, o empréstimo consignado público, como o próprio nome indica, é direcionado somente aos servidores públicos, inclusive os militares das forças armadas e aposentados.

O empréstimo consignado privado, contudo, é voltado aos trabalhadores de empresas privadas, que atuam em regime de contratação CLT, isso é, com carteira assinada. Apesar dessa diferença, as regras costumam ser similares, portanto:

  • ambos contam com desconto em folha de pagamento e, por isso, o consumidor deve contar com renda fixa;
  • é preciso buscar uma instituição financeira conveniada à fonte pagadora;
  • o dinheiro pode ser utilizado para diversas finalidades;
  • as taxas de juros tendem a ser mais baixas, já que a modalidade diminui o risco de inadimplência.

O que é o FGTS futuro?

Quem pode fazer empréstimo consignado público?

O empréstimo consignado público, conforme mencionado, é destinado aos servidores públicos. Desse modo, podem solicitar a modalidade:

  • servidores públicos federais;
  • servidores públicos estaduais;
  • servidores públicos municipais;
  • aposentados e pensionistas que exerciam atividade como servidores públicos;
  • militares ou pensionistas do Exército.

Quem pode pedir empréstimo consignado privado?

O empréstimo consignado privado pode ser solicitado somente por pessoas que possuem vínculo empregatício em regime de contratação CLT com empresas privadas. Essa regra existe porque, como citado, as parcelas do crédito são descontadas diretamente da folha de pagamento, então, é preciso que o solicitante tenha renda fixa atrelada a uma empresa, garantindo à instituição financeira que a dívida será quitada.

Quais tarifas podem ser cobradas pelos cartões de crédito?

Quem não pode solicitar empréstimo consignado?

O empréstimo consignado só pode ser solicitado por consumidores que têm renda fixa, portanto, não estão aptos ao pedido e obtenção os seguintes grupos:

Trabalhadores temporários: trabalhadores contratados para exercer uma profissão de forma temporária não podem solicitar o empréstimo consignado, seja ele público ou privado. Isso porque, o vínculo empregatício estabelecido é por um prazo pré-determinado, sendo assim, não há estabilidade financeira do ponto de vista da credora.

São considerados trabalhadores temporários os profissionais contratados por empresas privadas e os servidores públicos em cargos provisórios.

Estagiários: trabalhadores que estão estagiando não possuem vínculo empregatício com o empregador, já que não atuam em regime de contratação CLT, mas através de contrato. Logo, não é permitido solicitar o crédito consignado.

Beneficiários provisórios do INSS: esse grupo é similar aos trabalhadores temporários, porque a renda não é considerada fixa, então, não garante à instituição financeira que as parcelas serão quitadas. Fazem parte desse grupo quem recebe auxílio doença, auxílio reclusão e salário maternidade, por exemplo.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Ah, e acompanhe a FinanZero nas redes sociais, também: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Quais tarifas podem ser cobradas pelos cartões de crédito?

Cartões de crédito: você sabe quais são as taxas cobradas pelas operadoras e autorizadas pelo Banco Central? Saiba mais sobre esse assunto.

Ler artigo completo

0 respostas para “Qual é a diferença entre empréstimo consignado público e privado?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo