FinanzeroBlogCrédito

Como fica o empréstimo consignado em caso de falecimento?

Como fica o empréstimo consignado em caso de falecimento?

Compartilhe esse post:

Quando o devedor falece e deixa parcelas do empréstimo consignado a pagar, a dívida não será extinta e deverá ser paga.

O empréstimo consignado é uma das modalidades mais conhecidas entre as pessoas físicas, pois com ele, o valor concedido pode ser utilizado para diversas finalidades, como quitação de dívidas, estudos, viagens e afins. Dessa forma, ao solicitá-lo, o consumidor não precisa prestar satisfação à instituição financeira quanto ao uso do dinheiro.

Outra característica do empréstimo consignado é que após a concessão, as parcelas são descontadas automaticamente diretamente do salário, benefício ou pensão. Portanto, uma parte da renda mensal do solicitante fica comprometida, até que a dívida seja completamente quitada.

Por causa do desconto automático em folha de pagamento, a modalidade costuma oferecer taxas de juros mais baixas, já que a credora conta com maior garantia de que o valor será devolvido. Além disso, é comum que o prazo de pagamento seja maior, fazendo com que as parcelas sejam ainda menores.

Como saber o saldo devedor do empréstimo consignado?

Quem pode pedir um empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é destinado a pessoas que possuem renda fixa, pois conforme mencionado, as parcelas são descontadas diretamente do rendimento mensal. Sendo assim, podem solicitar o crédito:

  • trabalhadores que atuam em regime de contratação CLT, ou seja, de carteira assinada;
  • servidores públicos municipais, estaduais e federais;
  • aposentados e pensionistas do INSS;
  • militares das forças armadas.

Como cadastrar o cartão Flash no PicPay?

Como fica o empréstimo consignado em caso de falecimento?

Atualmente não há uma legislação que especifique o que ocorre com as parcelas restantes de um empréstimo consignado quando o devedor falece. Isso porque, há diversas interpretações acerca das leis n° 1.046, de 1950, que estabelece a permissão para desconto em folha, e da Lei n° 10.820, de 2003, que inclui os trabalhadores em regime CLT no acesso ao empréstimo consignado.

Neste cenário, há duas possíveis formas de quitar o empréstimo consignado, caso o cliente faleça: a partir do espólio do falecido ou seguro prestamista. A seguir, explicamos cada um deles.

Espólio

Antes de tudo, cabe dizer que espólio é o conjunto de bens e direitos deixados por uma pessoa falecida, e que será partilhado entre os herdeiros através do inventário. Portanto, imóveis, automóveis, ações, dinheiro no banco e, também, empréstimos, financiamentos e contas não pagas serão considerados patrimônio.

Com isso, os bens de valor são utilizados para pagar os débitos, assim, os herdeiros poderão usufruir da herança somente após a quitação das dívidas. Entretanto, se o valor das dívidas ultrapassar o valor total dos bens do falecido, todos esses bens serão utilizados para pagar o máximo possível, e a dívida restante ficará por conta do credor.

Logo, os herdeiros não têm obrigação de pagar o empréstimo consignado ou qualquer outra pendência do falecido através de recursos próprios, já que, como explicado, se restar alguma pendência, a própria credora deverá arcar.

Seguro prestamista

Por outro lado, se o solicitante do empréstimo consignado tiver contratado um seguro prestamista, a seguradora cobrirá os valores faltantes do crédito. Na prática, o seguro prestamista, também conhecido como seguro do empréstimo consignado, foi criado justamente para garantir o pagamento total ou parcial de uma dívida em situações de impossibilidade de quitação, como:

  • morte;
  • invalidez temporária ou permanente;
  • desemprego involuntário;
  • perda de renda.

Desse modo, o responsável pelo inventário pode acionar o seguro prestamista, a fim de quitar a dívida vigente do falecido referente ao empréstimo consignado, sem que haja interferência na distribuição da herança.

Sou aposentado, tenho direito ao PIS?

Como saber se o empréstimo consignado tem seguro prestamista?

O valor do seguro prestamista é incluso no valor das parcelas do empréstimo consignado e deve constar no contrato de concessão do crédito. Contudo, em caso de dúvida, é possível entrar em contato com a instituição financeira que concedeu o dinheiro e verificar a vigência do seguro, pois a contratação é feita de forma conjunta à solicitação do recurso.

Tem mais alguma dúvida sobre empréstimo consignado? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como cadastrar o cartão Flash no PicPay?

é possível cadastrar o cartão na carteira digital e veja quais são as opções de uso do benefício.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como fica o empréstimo consignado em caso de falecimento?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
Solicite seu empréstimo