FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Qual é a validade do RG Digital?

Qual é a validade do RG Digital?

Compartilhe esse post:

O RG Digital contará com as mesmas regras de validade do atual RG, portanto, 10 anos para pessoas com até 60 anos de idade.

No final de fevereiro de 2022 foi anunciado o lançamento da Carteira de Identidade Nacional, também chamada de RG Digital. O novo documento foi regulamentado através do Decreto n° 10.977 pelo governo federal, com o intuito de unificar o modelo e numeração do atual RG.

Na prática, a Carteira de Identidade Nacional utilizará o número do CPF como registro geral nacional, e não mais o número do RG, que por sua vez, será extinto. A partir daí, haverá a padronização do modelo e numeração, já que atualmente uma pessoa pode obter até 27 números de RG diferentes, pois cada estado possui uma numeração distinta.

Pode viajar com o RG Digital?

Como funciona o RG Digital?

Conforme mencionado, o RG Digital será padronizado e utilizará o número do CPF, logo, dispensará a numeração referente ao Registro Geral (RG). Junto a isso, o novo documento contará com diversas informações referentes ao titular, como:

  • nome completo e filiação;
  • local e data de nascimento;
  • sexo;
  • nacionalidade;
  • nome social, caso haja;
  • número único da matrícula de nascimento ou de casamento.

Disponibilizada na versão física digital, a Carteira de Identidade Nacional contará com o código Machine Readable Zona (MRZ), o mesmo utilizado em passaportes, que permite a leitura dos dados do titular através de um dispositivo. Haverá, também, um QR Code no documento, que possibilitará a leitura do mesmo a partir de outros dispositivos, como celulares.

Como fazer o RG Digital?

A emissão do RG Digital será de responsabilidade das Secretarias de Segurança Pública dos estados, contudo, a solicitação poderá ser feita nos mesmos estabelecimentos que já emitem o RG comum, como é o caso do Poupa Tempo, em São Paulo. O interessado, no entanto, precisa aguardar o início das emissões em seu estado, que deve acontecer até março de 2023, prazo estipulado para que as entidades responsáveis se adequem às novas regras.

Negativado pode pedir empréstimo na conta de luz?

Quais os documentos necessários para fazer o novo RG?

De acordo com a divulgação do Ministério da Cidadania e Assistência Social, no momento de solicitação do RG Digital, pessoas solteiras deverão apresentar a Certidão de Nascimento, enquanto casadas precisarão ter em mãos a Certidão de Casamento. É preciso, ainda, apresentar um documento de identificação civil com foto, como:

  • RG;
  • CNH;
  • Carteira de Trabalho física;
  • Passaporte;
  • Carteira de Identificação Funcional;
  • CPF, caso não conste no documento apresentado.

Por fim, também será preciso criar uma conta no gov.br, pois o portal e aplicativo disponibilizarão a versão digital do documento e serão utilizados para a conferência de identidade do titular.

Qual é a validade do RG Digital?

A validade do RG Digital seguirá a mesma regra vigente, portanto, terá validade de 10 anos para pessoas com até 60 anos de idade. Por outro lado, quem possui 61 anos de idade ou mais, poderá utilizar o documento por tempo indeterminado, desde que esteja em bom estado de conservação e permita a identificação do titular.

Aposentados têm direito ao Auxílio Brasil?

Quanto vai custar o RG Digital?

A primeira emissão do RG Digital será feita de forma gratuita, isso porque, após o início da emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, qualquer pessoa que solicitar a renovação do documento, contará com a nova versão. Entretanto, cabe destacar que ainda não há informações sobre cobrança em caso de solicitações posteriores, como uma segunda via, por exemplo.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o RG Digital? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Aposentados têm direito ao Auxílio Brasil?

Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm dúvidas se podem receber o Auxílio […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Qual é a validade do RG Digital?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo