Índice de conteúdo
Em meio ao surto de coronavírus, surge uma boa oportunidade para melhorar o currículo com cursos online grátis
Com o surto de coronavírus que atinge não somente o Brasil, mas o mundo todo, diversos profissionais encontram-se em casa. Alguns pelas empresas determinaram exercício home office, e outras não têm público devido ao vazio das ruas.
Se o pessimismo pode atingir uma parte da população neste momento, o otimismo também. Surge uma oportunidade para profissionais de diferentes setores, sejam autônomos ou CLT, sejam estudantes ou não, para fazerem cursos online grátis e adquirirem mais conhecimento para colocar no currículo e/ou portfólio.
O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) enviou um pedido ao Congresso Nacional para que seja reconhecido o estado de calamidade pública, nesta quarta-feira (18).
A pandemia declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por conta do coronavírus vê rapidamente as expectativas do crescimento mundial caírem.
Dois renomados bancos norte-americanos já apostam na recessão global: o Morgan Stanley e o Goldman Sachs. Na véspera (17), o também renomado banco suíço, Credit Suisse, cortou a projeção do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil de 1,4% para 0,0%.
Já na manhã desta quarta, foi a vez da Organização Internacional do Trabalho (OIT) soltar as previsões de desemprego por conta do coronavírus: prevê-se que no mundo sejam mais de 25 milhões de pessoas sem emprego. Somente para os países emergentes (grupo do qual o Brasil faz parte), a previsão é que o número fique entre 1,7 milhão e 7,4 milhões.
Além disso, a Organização das Nações Unidas (ONU) projeta que o PIB global sofra um golpe de R$ 2 trilhões. A entidade também prevê uma recessão a nível mundial.
Veja também – Sou autônomo, como sobreviver ao coronavírus?
De fato, a gravidade dos impactos do coronavírus no Brasil e no mundo é extremamente significativa. Mas como seres humanos, é preciso buscar formas de superar este empecilho global, para que a espécie siga em frente.
Apesar de todo o caos que será gerado com o coronavírus, uma oportunidade para os profissionais surge: de aprender algo novo.
Confira abaixo o ranking compilado pelo LinkedIn das profissões mais buscadas em 2020:
Muitos dos sites que a redação da FinanZero listou abaixo podem ajudar a formar profissionais para estes cargos tão requisitados no mercado. Com a tendência do mundo a abraçar as inovações tecnológicas, essa lista não deve estar atualizada em 2021.
Para que o aluno consiga os certificados grátis, basta ter:
Compare ofertas de empréstimo pessoal com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês!
Veja abaixo quais são as instituições que estão disponibilizando cursos online grátis com certificado, e também as categorias destes cursos:
A Udemy é uma plataforma de Educação à Distância (EAD), criada por Eren Bali e com sede nos Estados Unidos da América (EUA). São mais de 1000 cursos grátis por categoria, confira abaixo quais são elas (para acessar, basta clicar em cima delas):
Outra plataforma de e-learning norte-americana é o Coursera. Foi fundada pelos professores de ciência da computação Andrew Ng e Daphne Koller, da Universidade Stanford.
O mais interessante desta plataforma é a parceria com diversas instituições renomadas, como as brasileiras Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). Confira abaixo (para acessar, basta clicar em cima do curso de interesse):
Insper:
USP:
Para quem sabe inglês, as opções são ainda mais vastas, com certificações da gigante IBM, das renomadas University of California, University of Michigan, e muito mais.
Enfim uma brasileira na lista, a Digital Innovation One (DIO) busca levar uma série de conhecimentos do mundo da Tecnologia da Informação (TI) e do Desenvolvimento de Software para formar quatro tipos de desenvolvedores para o mercado de trabalho:
São diversos os cursos online e grátis para formar estes profissionais. Para iniciar os estudos, basta se cadastrar neste link.
Bônus para as mulheres: a fim de estimular a formação de mais profissionais do gênero feminino, a DIO lançou um desafio para as mulheres no último dia 8, data em que foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. As interessadas devem se cadastrar neste link até o dia 31 de março de 2020.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) também disponibiliza diversos cursos online grátis em sua plataforma digital, dentre os quais estão:
Para acessá-los é necessário fazer um cadastro no site, por meio deste link.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) disponibilizou mais de 50 cursos online grátis para ampliar a disseminação de conhecimentos sobre as áreas de:
A FGV é uma das mais renomadas instituições de ensino superior do Brasil. Foi criada por meio do Decreto lei nº 6.693 de 14 de julho de 1944, durante a Era Vargas (período no qual o presidente República era Getúlio Vargas).
Para ter acesso aos cursos, clique aqui.
Os que possuem domínio da língua inglesa poderão aproveitar os cursos gratuitos disponibilizados por uma das mais importantes universidades do mundo: a norte-americana Harvard University.
São inúmeros cursos online grátis. Para encontrar algum da área de interesse os cursos clique aqui.
Ficou com mais alguma dúvida sobre cursos online grátis? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios