Carteira de trabalho digital: como ver os contratos no documento, registros não disponíveis e o período para que eles apareçam na carteira

A carteira de trabalho na versão digital já substitui a sua versão física, ainda mais com o uso da internet cada vez mais frequente pelos brasileiros, principalmente no período de pandemia, segundo dados da Amdocs. Com o período de transição da versão digital para física muitas dúvidas podem surgir.

Diante disso, abaixo estão as principais questões sobre o tema a fim de sanar as eventuais dúvidas presentes na população usuária do documento. Serão abordadas as questões referentes aos contratos e suas relação com a versão digital do documento.

Como calcular o FGTS e realizar a consulta ao saldo

Como ver os contratos na carteira de trabalho digital?

A versão online do documento conta com todas as informações dispostas na versão física, dessa forma, é possível encontrar os dados necessários para que o trabalhador possa comprovar suas atividades ou receber os benefícios que lhe são de direito. Então, os contratos e registro de trabalho no nome do cidadão podem ser encontrados dentro da carteira de trabalho digital, para isso basta seguir os passos abaixo:

  1. Abra o aplicativo da carteira de trabalho e clique em “Entrar”;
  2. Informe o CPF e senha utilizada no site do Gov.br;
  3. Ao entrar no aplicativo vá até a opção “Contratos” localizada na parte inferior da tela;

Após seguir os passos e abrir a aba de contratos o cidadão consegue visualizar todos os contratos registrados em seu CPF, assim como na versão física.

Por que não aparece meu contrato na carteira de trabalho digital?

Os contratos registrados no CPF do trabalhador são dispostos em sua carteira de trabalho, que agora possui a versão digital. As informações contidas no documento são derivadas do eSocial (Sistema virtual do governo para prestação de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias) que alimenta as informações sobre os trabalhadores no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Dessa forma, se existirem incoerências nos dados do trabalhador elas podem ser resolvidas ao entrar em contato com o empregador que enviará os dados corretos para o eSocial. Contudo, as informações do sistema podem não serem atualizadas na carteira de forma rápida e por isso um contrato de trabalho recente pode demorar alguns dias para estar disponível.

Além disso, algumas inconsistências podem acontecer com informações mais antigas e nessas situações o cidadão pode entrar em contato com o empregador para que algum dado seja atualizado. Uma outra opção possível é o aguardo da atualização automática das informações. Isso porque, o sistema eSocial é atualizado constantemente e com isso alguns dados são corridos de forma automatica.

Como transferir dinheiro do PicPay para o Play Store?

Quanto tempo demora para aparecer o registro na carteira de trabalho digital?

Como comentado, algumas informações presentes no eSocial podem demorar um certo período para serem atualizadas no documento em questão. Por isso, o Governo afirma que as atualizações dispostas no sistema serão disponibilizadas na carteira em até 48 horas, ou seja, em até dois dias os dados do trabalhador estarão devidamente corrigidos e atualizados.

Entretanto, alguns impasses podem ocorrer e a data prevista pode ser adiada. Então, o cidadão deve aguardar alguns dias até que os seus dados estejam corretos, caso não haja uma alteração no registro em um longo período de tempo ele deve entrar em contato com o seu empregador.

Como saber o número da carteira de trabalho digital?

E então, restou mais alguma dúvida sobre quanto tempo demora para aparecer o registro na carteira de trabalho digital? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.