FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Quando cai a segunda parcela do décimo terceiro?

Quando cai a segunda parcela do décimo terceiro?

Compartilhe esse post:

O décimo terceiro é um benefício trabalhista, que teve sua primeira parcela paga até o dia 30 de novembro, agora é a vez da segunda parcela.

Esta gratificação é paga a todos os trabalhadores que atuam sob o regime CLT e é equivalente a um mês de salário, porém vale lembrar que o Imposto de Renda e o INSS incidem sobre ela.

Destaca-se que para receber o valor total do décimo terceiro, o colaborador precisa ter trabalhado mais de 15 dias em cada mês, caso ele tenha trabalhado menos que este tempo em determinado mês, este não é contabilizado durante o cálculo.

Nesta data do ano, os colaboradores já receberam a primeira parcela do décimo terceiro, ou ele integral. A segunda parcela, do mesmo modo que a primeira, também tem uma data limite para ser paga, neste caso, dia 20 de dezembro, sendo assim, ressalta-se que ainda que o prazo máximo seja este, é possível receber o benefício um pouco antes.

Tive aumento de salário, como fica o 13°?

Não recebi a primeira parcela do décimo terceiro, o que fazer?

Caso o pagamento não tenha sido efetuado, o empregador poderá ser multado, já que o décimo terceiro é um direito do trabalhador garantido por lei.

Segundo a lei 4090/62, o não pagamento do 13º é uma infração que pode ter como consequências, penalidades. Quando o trabalhador não recebe a primeira parcela no prazo estipulado pela legislação, é indicado entrar em contato com a área de recursos humanos ou financeiro da empresa, para comunicar o problema. Depois, ele deve realizar o acionamento à Superintendência do Trabalho e a denúncia junto ao Sindicato da categoria. Caso o problema não seja resolvido, ele pode acionar o Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Após verificado o não pagamento, a empresa poderá ser multada. A multa é calculada em concordância com a quantidade de colaboradores admitidos e em caso de reincidência, o valor poderá dobrar.

Precisando de dinheiro rápido? Peça o seu empréstimo com a FinanZero!

Vou receber a segunda parcela do décimo terceiro no mesmo valor que a primeira?

A primeira parcela do décimo terceiro equivale a 50% do salário que o colaborador recebe, já a segunda parcela é equivalente aos 50% restantes, porém sobre ela incidem o Imposto de Renda e o INSS do total recebido, sendo assim, a segunda parcela terá um valor menor do que a primeira.

Destaca-se que os valores descontados do Imposto de Renda e do INSS variam de acordo com o valor do salário. 

Qual é o calendário do PIS para o ano de 2022?

Devo investir ou gastar meu décimo terceiro?

Depois de receber as duas parcelas do décimo terceiro o que pode ser melhor fazer, investir ou gastar? Para responder essa pergunta, primeiro deve-se fazer outra, há dívidas e contas a serem pagas? Caso a resposta seja afirmativa, sem dúvidas, é preciso utilizar o valor do décimo terceiro para quitá-las.

Caso não haja dívidas ou outras contas a serem pagas, o décimo terceiro poderá ser investido. Com a taxa Selic em alta é interessante focar nos investimento de renda fixa e para quem já está financeiramente mais confortável, é interessante pensar na possibilidade de investir em fundos imobiliários.

Fui demitido na experiência, quais meus direitos?

Tem mais alguma dúvida sobre o décimo terceiro ? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como recuperar a senha do aplicativo PagBank?

Como recuperar a senha do aplicativo PagBank?Como mudar a senha do aplicativo […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Quando cai a segunda parcela do décimo terceiro?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
Solicite seu empréstimo