Quando preciso atualizar o Cadastro Único?
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A atualização do Cadastro Único deve ser feita sempre que houver alguma alteração nos dados ou, pelo menos, a cada dois anos.
Também conhecido como CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal funciona como um banco de dados, pois é um conjunto de informações sobre as famílias de baixa renda brasileiras. A partir dele os governos municipais, estaduais e federal identificam as características socioeconômicas do país ou de uma região específica.
Além disso, a inscrição no Cadastro Único é essencial para o recebimento de benefícios sociais, como:
- Auxílio Brasil;
- ID Jovem;
- Programa Casa Verde e Amarela, antigo Minha Casa Minha Vida;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Auxílio Emergencial e entre outros.
Isso porque, o Cadastro Único é uma forma de acompanhar os rendimentos e outros detalhes acerca da vida financeira das famílias inscritas, logo, em caso de inelegibilidade, o órgão responsável pela administração do benefício vigente será alertado. Sendo assim, é necessário que os dados sejam atualizados a cada dois anos ou sempre que houver qualquer mudança nas informações.
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Quando precisa atualizar o Cadastro Único?
A atualização do Cadastro Único deve ser feita imediatamente quando:
- o Responsável Familiar não atualizou os dados nos últimos dois anos;
- houve mudança no núcleo familiar, como morte, nascimento, separação ou casamento;
- alteração de endereço ou escolaridade;
- aumento ou baixa na renda familiar.
Entretanto, caso não haja nenhuma mudança durante o período de dois anos, o Responsável Familiar pode somente confirmar os dados, que também se trata de uma forma de atualizá-lo, já que é feita a confirmação das informações cadastradas.
Como é feita a atualização do Cadastro Único?
Se houver alguma alteração nos dados cadastrais, a atualização do CadÚnico deverá ser feita de forma presencial, em um dos postos de atendimento disponíveis no município da família. Por outro lado, quando não há nenhum tipo de mudança no cadastro da família, basta realizar a confirmação dos dados através do aplicativo Cadastro Único, disponível para Android e iOS, ou pelo site do CadÚnico.
Em ambos os casos é preciso fazer o seguinte:
- realize login através da conta gov.br, que solicita CPF e senha previamente cadastrados;
- na tela inicial, clique em “Atualização cadastral por confirmação”.
Em seguida, serão apresentados todos os detalhes referentes à inscrição da família, como membros, escolaridade, renda e endereço. Então, basta verificar se estão corretos e confirmar, feito isso, a atualização cadastral estará concluída e não será necessário se dirigir aos postos de atendimento.
Cabe ressaltar, entretanto, que essa opção está disponível somente para as famílias que não tiveram nenhum tipo de mudança.
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Quais documentos são necessários para atualizar o Cadastro Único?
Quando a atualização for realizada diretamente pelo aplicativo, não é necessário apresentar nenhum documento, pois se trata somente da confirmação dos dados cadastrais. Por outro lado, quando houver mudanças e o Responsável Familiar precisar comparecer a um posto de atendimento, é necessário apresentar um documento de identidade com foto, como RG ou CNH, e o CPF.
Além disso, em alguns casos há a probabilidade de exigência de documentos complementares, como a Carteira de Trabalho. Portanto, cabe ao Responsável Familiar ter em mãos o documento comprobatório referente à alteração que será feita no cadastro.
Posso atualizar o Cadastro Único pela internet?
O CadÚnico só pode ser atualizado pela internet caso não haja mudança nas informações, então, o Responsável Familiar poderá utilizar o aplicativo Cadastro Único para confirmar os dados. No entanto, se as informações não estiverem corretas, a atualização deverá ser feita diretamente em posto de atendimento do município de residência.
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O que acontece se não atualizar o Cadastro Único?
A falta de atualização do Cadastro Único pode gerar a exclusão da família e, consequentemente, acarretar em cancelamento do benefício. Isso acontece porque os órgãos responsáveis pelos benefícios realizam revisões anuais nos dados informados pelos Responsáveis Familiares, logo, em caso de desatualização, a família será notificada e, posteriormente, excluída do banco de dados, caso não realize a atualização.
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