FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Como saber se estou inscrito no Cadastro Único?

Como saber se estou inscrito no Cadastro Único?

Compartilhe esse post:

Para verificar se está inscrito no Cadastro Único, é possível utilizar o site e aplicativo de mesmo nome ou entrar em contato com a Central de Atendimento.

Também conhecido como CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal foi regulamentado em 2007 através do Decreto n° 6.135. Na prática, o Cadastro Único se trata de um conjunto de informações, utilizadas pelos governos municipais, estaduais e federal, a fim de identificar as famílias de baixa renda e as características socioeconômicas do país.

Atualmente o CadÚnico é gerido pelo Ministério da Cidadania e conta com pouco mais de 85 milhões de pessoas cadastradas, de acordo com a Secretaria Nacional de Renda e Cidadania. A partir dele a população tem acesso a diversos benefícios sociais, como:

  • Auxílio Brasil;
  • ID Jovem;
  • Programa Casa Verde e Amarela, antigo Minha Casa Minha Vida;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Auxílio Emergencial e entre outros.

Preciso atualizar o cadastro único para receber o auxílio Brasil?

Como saber se estou inscrito no Cadastro Único?

Para verificar se está inscrito no Cadastro Único, é possível utilizar o site Meu CadÚnico, do Ministério da Cidadania, o aplicativo e, também, entrar em contato com a Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, conforme mostramos a seguir.

Site

Para realizar a consulta através do site, é preciso acessar o Meu CadÚnico e na página inicial clicar em “Comprovante de cadastro“. Em seguida, é só informar:

  • nome completo;
  • data de nascimento;
  • nome completo da mãe;
  • estado e município de residência.

Então, clique em “Continuar”, disponível logo abaixo. Feito isso, quem estiver inscrito no Cadastro Único terá acesso ao comprovante de cadastro, por outro lado, quem não possuir o cadastro verá a mensagem de que “não foi possível localizar as informações”.

Aplicativo

Outra forma de consultar se está inscrito no Cadastro Único é através do aplicativo de mesmo nome, disponível para Android e iOS. Sendo assim, após baixá-lo no celular, o procedimento é parecido ao que é feito no site, portanto, é preciso clicar em “Comprovante de cadastro” e, em seguida, informar nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado e município em que reside.

Então, caso esteja inscrito, será apresentado o comprovante de cadastro, entretanto, se não estiver inscrito no CadÚnico, será mostrada a mensagem de que as informações não foram localizadas.

Telefone

Por fim, quem preferir pode, ainda, entrar em contato com a Central de Atendimento da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social. Para isso, é necessário ter em mãos nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e município em que mora e número do CPF. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos finais de semana e feriados, das 10h às 16h.

Como cadastrar cartão de crédito no PicPay?

Tem como saber se estou inscrito no Cadastro Único pelo CPF?

Sim, é possível verificar se está inscrito no Cadastro Único pelo CPF através do site CadÚnico ou aplicativo de mesmo nome. Dessa forma, em ambos os casos é necessário acessar a página inicial e clicar em “Consulta Completa”. Será feito o redirecionamento para realização de login na conta gov.br, assim, é necessário informar CPF e senha previamente cadastrados.

Feito isso, se a pessoa estiver inscrita serão exibidas as informações referentes ao seu cadastro, como endereço, características da família, Responsável Familiar e integrantes. No entanto, se não estiver inscrita será apresentada a frase “Não foi possível localizar suas informações no Cadastro Único.” Além disso, ficará habilitada somente a opção “Pré-cadastro” e “Postos de Atendimentos”.

O que é e quem pode sacar o saque calamidade do FGTS?

É possível fazer o Cadastro Único pela internet?

Não é possível realizar a inscrição completa no Cadastro Único pela internet, desse modo, há a possibilidade de efetuar o chamado “pré-cadastro”, em que o interessado informa alguns dados, como endereço, números de telefone e e-mail para contato e dados pessoais dos integrantes da família.

Após o envio do pré-cadastro, o usuário tem até 120 dias para comparecer em um posto de atendimento do Cadastro Único e apresentar os documentos de identificação de todos os integrantes da família. Além disso, também serão coletadas informações referentes ao domicílio, família, escolaridade e remuneração.

Vale ressaltar que o pré-cadastro é opcional, ou seja, se preferir, o interessado pode realizar todo o procedimento de inscrição diretamente no posto de atendimento.

Como saber o número do Cadastro Único?

O número do Cadastro Único nada mais é do que o NIS, sigla para Número de Identificação Social. Essa numeração pode ser acessada de diversas formas, e uma delas é através do site CadÚnico e pelo aplicativo de mesmo nome, citados nos tópicos anteriores. Dessa forma, para obtê-lo basta informar o nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado e município de residência, assim, a numeração será mostrada na tela, junto às demais informações.

Quem recebe primeiro a restituição do Imposto de Renda?

Quem pode se inscrever no Cadastro Único?

Para se inscrever no Cadastro Único é preciso cumprir alguns critérios estabelecidos governo federal, são eles:

  • possuir renda mensal, por pessoa, de até meio salário mínimo. Isso é, a soma do salário de todas as pessoas da família, dividida pela quantidade de membros não deve ultrapassar R$606;
  • possuir renda mensal familiar total de até três salários mínimos, portanto, a soma do salário de todas as pessoas da família não deve ultrapassar R$3.636;
  • possuir renda superior às mencionadas, desde que vinculadas a qualquer programa ou benefício que utilize o Cadastro Único como pré-requisito.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o Cadastro Único? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como cadastrar o Pix no Bradesco?

O Pix pode ser cadastrado pelo usuário através do aplicativo, Internet Banking e caixa eletrônico […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Como saber se estou inscrito no Cadastro Único?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo