FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Como saber se estou inscrito no Cadastro Único?

Como saber se estou inscrito no Cadastro Único?

Compartilhe esse post:

Para verificar se está inscrito no Cadastro Único, é possível utilizar o site e aplicativo de mesmo nome ou entrar em contato com a Central de Atendimento.

Também conhecido como CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal foi regulamentado em 2007 através do Decreto n° 6.135. Na prática, o Cadastro Único se trata de um conjunto de informações, utilizadas pelos governos municipais, estaduais e federal, a fim de identificar as famílias de baixa renda e as características socioeconômicas do país.

Atualmente o CadÚnico é gerido pelo Ministério da Cidadania e conta com pouco mais de 85 milhões de pessoas cadastradas, de acordo com a Secretaria Nacional de Renda e Cidadania. A partir dele a população tem acesso a diversos benefícios sociais, como:

  • Auxílio Brasil;
  • ID Jovem;
  • Programa Casa Verde e Amarela, antigo Minha Casa Minha Vida;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Auxílio Emergencial e entre outros.

Preciso atualizar o cadastro único para receber o auxílio Brasil?

Como saber se estou inscrito no Cadastro Único?

Para verificar se está inscrito no Cadastro Único, é possível utilizar o site Meu CadÚnico, do Ministério da Cidadania, o aplicativo e, também, entrar em contato com a Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, conforme mostramos a seguir.

Site

Para realizar a consulta através do site, é preciso acessar o Meu CadÚnico e na página inicial clicar em “Comprovante de cadastro“. Em seguida, é só informar:

  • nome completo;
  • data de nascimento;
  • nome completo da mãe;
  • estado e município de residência.

Então, clique em “Continuar”, disponível logo abaixo. Feito isso, quem estiver inscrito no Cadastro Único terá acesso ao comprovante de cadastro, por outro lado, quem não possuir o cadastro verá a mensagem de que “não foi possível localizar as informações”.

Aplicativo

Outra forma de consultar se está inscrito no Cadastro Único é através do aplicativo de mesmo nome, disponível para Android e iOS. Sendo assim, após baixá-lo no celular, o procedimento é parecido ao que é feito no site, portanto, é preciso clicar em “Comprovante de cadastro” e, em seguida, informar nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado e município em que reside.

Então, caso esteja inscrito, será apresentado o comprovante de cadastro, entretanto, se não estiver inscrito no CadÚnico, será mostrada a mensagem de que as informações não foram localizadas.

Telefone

Por fim, quem preferir pode, ainda, entrar em contato com a Central de Atendimento da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social. Para isso, é necessário ter em mãos nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e município em que mora e número do CPF. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos finais de semana e feriados, das 10h às 16h.

Como cadastrar cartão de crédito no PicPay?

Tem como saber se estou inscrito no Cadastro Único pelo CPF?

Sim, é possível verificar se está inscrito no Cadastro Único pelo CPF através do site CadÚnico ou aplicativo de mesmo nome. Dessa forma, em ambos os casos é necessário acessar a página inicial e clicar em “Consulta Completa”. Será feito o redirecionamento para realização de login na conta gov.br, assim, é necessário informar CPF e senha previamente cadastrados.

Feito isso, se a pessoa estiver inscrita serão exibidas as informações referentes ao seu cadastro, como endereço, características da família, Responsável Familiar e integrantes. No entanto, se não estiver inscrita será apresentada a frase “Não foi possível localizar suas informações no Cadastro Único.” Além disso, ficará habilitada somente a opção “Pré-cadastro” e “Postos de Atendimentos”.

O que é e quem pode sacar o saque calamidade do FGTS?

É possível fazer o Cadastro Único pela internet?

Não é possível realizar a inscrição completa no Cadastro Único pela internet, desse modo, há a possibilidade de efetuar o chamado “pré-cadastro”, em que o interessado informa alguns dados, como endereço, números de telefone e e-mail para contato e dados pessoais dos integrantes da família.

Após o envio do pré-cadastro, o usuário tem até 120 dias para comparecer em um posto de atendimento do Cadastro Único e apresentar os documentos de identificação de todos os integrantes da família. Além disso, também serão coletadas informações referentes ao domicílio, família, escolaridade e remuneração.

Vale ressaltar que o pré-cadastro é opcional, ou seja, se preferir, o interessado pode realizar todo o procedimento de inscrição diretamente no posto de atendimento.

Como saber o número do Cadastro Único?

O número do Cadastro Único nada mais é do que o NIS, sigla para Número de Identificação Social. Essa numeração pode ser acessada de diversas formas, e uma delas é através do site CadÚnico e pelo aplicativo de mesmo nome, citados nos tópicos anteriores. Dessa forma, para obtê-lo basta informar o nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado e município de residência, assim, a numeração será mostrada na tela, junto às demais informações.

Quem recebe primeiro a restituição do Imposto de Renda?

Quem pode se inscrever no Cadastro Único?

Para se inscrever no Cadastro Único é preciso cumprir alguns critérios estabelecidos governo federal, são eles:

  • possuir renda mensal, por pessoa, de até meio salário mínimo. Isso é, a soma do salário de todas as pessoas da família, dividida pela quantidade de membros não deve ultrapassar R$606;
  • possuir renda mensal familiar total de até três salários mínimos, portanto, a soma do salário de todas as pessoas da família não deve ultrapassar R$3.636;
  • possuir renda superior às mencionadas, desde que vinculadas a qualquer programa ou benefício que utilize o Cadastro Único como pré-requisito.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o Cadastro Único? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como cadastrar o Pix no Bradesco?

O Pix pode ser cadastrado pelo usuário através do aplicativo, Internet Banking e caixa eletrônico […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Como saber se estou inscrito no Cadastro Único?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo