;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Quanto custa morar sozinho? Conheça os principais gastos

Quanto custa morar sozinho? Conheça os principais gastos

Compartilhe esse post:

Ter o próprio cantinho é uma delícia… Desde que você consiga pagar as contas! Saiba quanto custa morar sozinho. 

Para muita gente, sair da casa dos pais e, finalmente, ir morar sozinho é a prova máxima da entrada na vida adulta. Organizar as coisas do seu jeito, não ter que dar satisfação ao chegar tarde e fazer festas quando bem entender são algumas das vantagens de encarar a empreitada. Por outro lado, ela também significa ter que pagar as próprias contas. E, diga-se de passagem, elas não são poucas! Mas, afinal, quanto custa morar sozinho?

A resposta para essa pergunta depende de uma série de fatores. Como exemplo, do preço da pizza aos gastos na feira, o custo de vida na periferia não é o mesmo de um bairro nobre. Seja como for, o fato é que os gastos com a mudança vão muita além do preço do aluguel. Para te ajudar a se planejar, aqui vai a lista das principais despesas com que se preocupar.

Veja também – Ensine seu filho a economizar desde pequeno com 5 dicas valiosas

Aluguel (e outras cositas más)

Para aqueles que não tiveram a sorte de ganhar ou de conseguir dinheiro para comprar o próprio imóvel, o aluguel é, sem dúvidas, um dos principais gastos de quem vai morar sozinho. Mas, engana-se quem pensa que ele é o único custo que você terá com moradia. Além do aluguel, outros gastos devem entrar na conta, com destaque para: condomínio, taxa de incêndio, seguro fiança e IPTU. Embora tais cobranças não se apliquem a todos os imóveis, é importante questionar sobre elas na imobiliária para evitar surpresas.

Quanto ao valor do aluguel, especialistas recomendam que, para manter as finanças em dia, o ideal é comprometer não mais do que 30% do seu orçamento com moradia. Para driblar os preços altos, uma dica é procurar imóveis menores ou fugir de bairros mais disputados. No entanto, dependendo do seu estilo de vida, morar em um local muito afastado pode aumentar seus gastos com transporte. Faça as contas!

Compare ofertas de empréstimo pessoal com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês!

Contas residenciais

Principalmente se você nunca foi convocado a pagar contas, na casa dos pais, certos serviços parecem cair do céu. É o caso, por exemplo, de gás, água e luz, além de serviços menos essenciais  — mas igualmente desejáveis —, como internet e TV a cabo.

O valor de cada um varia de acordo com cidade, estado, prestador, pacote contratado, etc. Além disso, algumas delas também entram na categoria de despesas variáveis. Ou seja, em caso de aperto, é possível tentar reduzir o valor da conta tomando banhos mais curtos, por exemplo. Mas seja realista! Na dúvida, é melhor errar para mais do que para menos.

Alimentação

Casa, comida e roupa lavada? Quando você opta por morar sozinho, na maior parte das vezes, é o fim dessa mamata. No entanto, você ainda precisará se alimentar diariamente, de preferência, mais de uma vez ao dia. Logo, um bom planejamento financeiro passa também por colocar na conta os gastos com feira, mercado, delivery e restaurantes.

Gás

Em algumas localidades o gás é consumido de forma encanada. Já em outras, é necessário comprar o botijão, que está na faixa de R$ 100. Não é possível determinar sua duração, uma vez que isso vai depender de acordo com o uso e com a quantidade de vezes que você cozinha.

Limpeza e manutenção da casa

Fora da casa dos pais, acabaram-se os dias em que “duendes”, magicamente, colocam tudo em ordem. É preciso arregaçar as mangas para fazer faxina, lavar roupa, lavar louça, etc. Mais do que apenas o trabalho, isso significa que você também terá de arcar com a compra de produtos, como: detergente, sabão em pó, amaciante, desinfetante, lustra-móveis e por aí vai.

Para quem não tem tempo ou disposição para fazer uma faxina pesada, vale considerar o custo de pagar alguém para realizar o serviço. Nesse caso, pesquise o preço médio cobrado na região, de acordo com a metragem do imóvel que deseja alugar.

Mobília, eletrodomésticos, acessórios, etc.

Salvo se você der a sorte de alugar um imóvel mobiliado por um preço camarada, morar sozinho pela primeira vez tem um custo bastante elevado. Isso porque, nesse primeiro momento, você também terá que providenciar um mínimo de conforto para o novo lar. Cama, mesa, geladeira, máquina de lavar roupa e fogão são alguns dos itens caros que você precisará comprar. Sem contar outros de valor mais baixo, mas que, juntos, pesam bastante no orçamento, como roupa de cama e de banho, talheres, jogo de panelas, etc.

É claro que você não precisa comprar tudo de uma vez. No entanto, tenha em mente que a ausência de certos eletrodomésticos pode encarecer o dia a dia. Por exemplo: sem um fogão para cozinhar, você terá que comer fora todos os dias. Já sem uma geladeira, onde guardar a pizza para comer no dia seguinte? Pense nisso e programa-se para garantir, ao menos, o essencial.

Surpresas!

Em qualquer situação, ter uma reserva de emergências já é meio caminho andado para manter as contas sempre em dia. Mas, para quem mora sozinho, ela é ainda mais imprescindível. Afinal, como pagar pelo conserto em caso de problemas no encanamento, com eletrodomésticos, entre outros? Lembre-se de que a Lei de Murphy não perdoa ninguém, e os problemas costumam surgir justo nos momentos em que você tem mais dificuldade para lidar com eles. 

Quais são os principais custos ao morar sozinho?

Para saber qual o valor necessário para morar sozinho é preciso montar uma lista com o que é mais importante em uma residência. Veja abaixo os principais itens:

  • Moradia;
  • Mudança;
  • Móveis;
  • Eletrodomésticos;
  • Contas do dia a dia;
  • TV, internet e telefone;
  • Alimentação;
  • Produtos de limpeza e higiene;
  • Saúde;
  • Educação;
  • Transporte;
  • Serviços de streaming;
  • Manutenção e reparos;
  • Vestuário;
  • Lazer;
  • Demais despesas variáveis.

Dicas para facilitar o processo de morar sozinho

Planejar a nova vida é essencial para evitar susrpresas e para facilitar o processo de morar sozinho. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar nesse processo. Acompanhe:

  1. Monte uma planilha de gastos;
  2. Evite gastar com serviço de delivery e procure cozinhar mais;
  3. Corte despesas supérfluas, como tv a cabo ou telefone fixo;
  4. Compre lâmpadas fluorescentes ou de LED;
  5. Faça uso consciente de água e de luz. Desligue os equipamentos que não estiverem em uso;
  6. Sempre que comprar um item passa sua casa, preze pela qualidade, assim você evita gastos com manutenção ou conserto.

Ficou com mais alguma dúvida sobre como morar sozinho? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Qual o diferencial da FinanZero? Entenda qual o papel da fintech

Entenda como funciona a plataforma de busca por crédito da FinanZero, qual é o seu diferencial e os produtos financeiros disponíveis.

Ler artigo completo

0 respostas para “Quanto custa morar sozinho? Conheça os principais gastos”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo