;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Quanto vai custar o RG Digital?

Quanto vai custar o RG Digital?

Compartilhe esse post:

O RG Digital poderá ser emitido gratuitamente, contudo, não há informações sobre possíveis cobranças em caso de reemissão.

No final de fevereiro de 2022 foi anunciado o lançamento da Carteira de Identidade Nacional, também conhecida como RG Digital. O novo documento foi regulamentado através do Decreto n° 10.977, e tem o intuito de unificar o modelo e numeração dos atuais documentos brasileiros.

Isso porque, atualmente uma pessoa pode obter até 27 números de RG diferentes, já que cada estado possui uma numeração e modelo distintos. Portanto, na prática, a Carteira de Identidade Nacional extinguirá o número do RG e utilizará o CPF como registro geral. A partir daí, haverá a padronização do modelo e numeração circulantes.

Junto a isso, o RG Digital contará com diversas informações acerca do titular, como:

  • nome completo e filiação;
  • local e data de nascimento;
  • sexo;
  • nacionalidade;
  • nome social, caso haja;
  • número único da matrícula de nascimento ou de casamento.

Como acessar o Caixa Tem pelo site?

Como fazer o RG Digital?

A emissão do RG Digital será de responsabilidade das Secretarias de Segurança Pública dos estados, no entanto, a solicitação poderá ser feita pelos titulares ou responsáveis nos mesmos estabelecimentos que fornecem o RG atual, como é o caso do Poupa Tempo, em São Paulo, e o Expresso Cidadão, em Pernambuco.

Cabe destacar que o interessado deve aguardar o início das emissões em seu estado, que de modo geral, deve acontecer até março de 2023, prazo estipulado para que as entidades responsáveis se adequem às novas regras.

Quais estados já emitem o RG Digital?

Conforme mencionado, as entidades têm até março de 2023 para se adequarem e darem início à emissão do RG Digital. Apesar disso, alguns estados já estão emitindo a nova versão do documento, são eles:

  • Acre;
  • Goiás;
  • Rio Grande do Sul.

Os demais estados ainda não têm previsão para emissão da Carteira de Identidade Nacional.

O que acontece se pagar o mínimo da fatura do cartão de crédito?

Quanto vai custar o RG Digital?

A primeira emissão do RG Digital será feita de forma gratuita, com isso, após implementação nos estados, qualquer pessoa que solicitar a renovação do documento, contará com a nova versão. Contudo, cabe destacar que ainda não há divulgação referente à cobrança em caso de solicitações posteriores, como acontece com a segunda via, por exemplo.

Quais os documentos necessários para fazer o novo RG?

O Ministério da Cidadania e Assistência Social informou que no momento da solicitação do RG Digital, pessoas casadas deverão apresentar a Certidão de Casamento, enquanto as solteiras precisarão ter em mãos a Certidão de Nascimento. Além disso, é necessário apresentar o CPF e um documento com foto, que pode ser:

  • RG;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Carteira de Trabalho física;
  • Passaporte;
  • Carteira de Identidade Funcional.

Por fim, também será preciso criar uma conta no gov.br, caso não tenha, pois o portal e aplicativo disponibilizarão a versão digital do documento e serão utilizados, também, para a conferência de identidade do titular.

Ficou mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como acessar o Caixa Tem pelo site?

Clientes da Caixa Econômica Federal já podem solicitar o cartão de crédito Caixa Tem. Veja mais.

Ler artigo completo

0 respostas para “Quanto vai custar o RG Digital?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo