;
FinanzeroBlogNegócios

Quem é MEI precisa de alvará de funcionamento?

Quem é MEI precisa de alvará de funcionamento?

Compartilhe esse post:

Norma visa tornar o processo do MEI menos burocrático

A partir de 1º de Setembro o Microempreendedor Individual (MEI) não vai precisar de alvará e licença de funcionamento para começar a trabalhar. A determinação foi publicada nesta quinta-feira (13) no Diário da União, na Resolução CGSIM Nº 59.

De acordo com a Legislação, o MEI é um profissional autônomo que fatura até R$81 mil por ano. E uma vez que esteja cadastrado e formalizado, o profissional recebe um número de CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), que traz algumas facilidades e obrigações.

Essa mudança é um reflexo da Lei de Liberdade Econômica, que está em vigor desde setembro de 2019, e visa facilitar o processo, deixando-o menos burocrático.

Veja mais – PIX: pagamento instantâneo. O que é e como funciona?

O que é a Lei de Liberdade Econômica?

A Lei de Liberdade Econômica foi sancionada no dia 20 de setembro de 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A desburocratização é um tema defendido por Bolsonaro desde as campanhas à presidente da República.

A lei vem de encontro com suas propostas, já que o objetivo é diminuir a burocracia nas atividades econômicas e diminuir a participação do Estado na parte de intermediação e regularização.

O MEI não vai mais passar por fiscalização?

A dispensa do alvará não significa uma dispensa de fiscalização. Esse processo vai se manter, a diferença é que a partir de setembro o MEI não vai precisar esperar a visita dos agentes públicos para conseguir abrir a empresa e começar a funcionar.

Na dispensa, o MEI deverá autorizar a fiscalização da empresa mesmo que as atividades empresariais sejam realizadas na residência do titular do CNPJ.

No documento da Resolução, é citado “autorizo a realização de inspeção e fiscalização no local de exercício das atividades para fins de verificação da observância dos referidos requisitos”. Portanto, a fiscalização se mantém, o que muda é o momento que ela pode acontecer.

Por isso, caso a fiscalização considere que o local utilizado pelo MEI é inadequado, o poder público vai notificar esse microempreendedor e solicitar a transferência com um determinado prazo.

Veja mais – A Caixa Econômica vai ser privatizada?

Como consigo a dispensa?

Para conseguir a dispensa do alvará é preciso entrar no Portal do Empreendedor do governo federal e concordar com o Termo de Ciência e Responsabilidade com Efeito de Dispensa de Alvará de Licença de Funcionamento.

Nesse termo o MEI vai estar concordando que está ciente sobre os requisitos legais exigidos pelo Estado e pela Prefeitura sobre os aspectos:

  • Sanitários;
  • Ambientais;
  • Tributários,
  • Segurança pública;
  • Uso e ocupação do solo;
  • Atividades domiciliares, e
  • Restrições ao uso de espaços públicos.

Encontre agora as condições ideais de taxas de juros e parcelamento para o seu empréstimo pessoal online!

O MEI e a pandemia

Possivelmente por conta da menor burocrática e das facilidades tributárias, a criação de microempresas individuais tem aumentado durante o período de isolamento social.

Dados do Mapa das Empresas, criado pelo Ministério da Economia, apresenta um saldo positivo de abertura de empresas. Ao passo que 85% do total de empresas abertas em julho são de microempresários individuais, atingindo uma somatória de 212 mil.

Além disso, por conta da pandemia, o governo adiou o pagamento de tributações:

  • Adiamento de parcelas por seis meses – pagamentos de abril, maio e junho passaram para outubro, novembro e dezembro.
  • Adiamento de parcelas de devedores da Simples Nacional – maio, junho e julho passaram para agosto, outubro e dezembro, respectivamente.

Ficou com mais alguma dúvida sobre Microempreendedor Individual (MEI)? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Pix: o que é e como funciona?

Novo método de pagamento instantâneo é mais rápido do que as antigas transferências bancárias. Veja como ativar o Pix e comece a usar!

Ler artigo completo

0 respostas para “Quem é MEI precisa de alvará de funcionamento?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo