;
FinanzeroBlogMercado

A Caixa Econômica vai ser privatizada?

A Caixa Econômica vai ser privatizada?

Compartilhe esse post:

Medida Provisória autoriza abertura de capital de subsidiárias da Caixa Econômica

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi eleito em 2018 com a privatização como uma de suas pautas de destaque. Assim como o presidente, o Ministro da Economia, Paulo Guedes desde sua posse defende as “privatizações aceleradas” como segundo principal pilar de sua gestão.

Portanto, a pauta de privatização não é uma novidade no Brasil, e a população se divide entre os que são favoráveis, contra ou indiferentes. Uma pesquisa do Instituto Datafolha, publicada em setembro de 2019, revelou que a parcela de brasileiros favoráveis à venda de empresas estatais aumentou. Entretanto, 67% dos cidadãos se opõem às privatizações.

Veja mais – Como receber o seguro-desemprego em qualquer conta?

A Caixa pode ser privatizada?

Até o momento, a Caixa Econômica Federal é 100% pública. No entanto, a ideia de vender parte da instituição financeira não é nova para o atual governo. No início de 2019, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães havia informado que eles pretendiam fazer uma abertura de capital de forma gradual.

Por isso, na sexta-feira (7), o presidente Jair Bolsonaro editou a Medida Provisória nº995 que permite à Caixa Econômica Federal a “incorporação de ações de outras sociedades empresariais” e “adquirir controle societário ou participação societária minoritária em sociedades empresariais privadas”.

Assim, a MP facilita a venda de ativos da Caixa e a abertura de capital da instituição financeira. O foco está nas empresas subsidiárias da Caixa, como a Caixa Singularidade e a Caixa Cartões. No caso da primeira, o pedido de abertura de capital já foi protocolado e a expectativa é que sejam levantados cerca de R$10 bilhões.

Essa autorização está prevista para valer até o dia 31 de dezembro de 2021. Entretanto, o Congresso Nacional tem o prazo de 120 dias para estudar e decidir se vai aprovar ou rejeitar a medida.

Em nota à imprensa, o governo informou que a venda de ativos das subsidiárias não afetará a atuação da Caixa no setor bancário e nos programas sociais, como o Bolsa Família.

Veja mais – Auxílio emergencial até dezembro? Entenda

Quais são as subsidiárias da Caixa?

  • Caixa Cartões – administra os negócios com cartões e meios de pagamento;
  • Caixa Holding – mercado de seguros;
  • Subsidiária Caixa Loterias – administração das loterias federais;
  • Caixa Participação – cuida da parte de participações societárias em setores estratégicos para o governo,
  • Caixa Seguridade – atua no mercado de seguros, previdência privada e capitalização.

Além das cinco subsidiárias, a instituição financeira também conta com 24 empresas coligadas.

Quais são os possíveis modelos de desestatização?

Desestatização é o processo de venda de ativos ou transferência de prestação de serviços para a iniciativa privada. Isso pode acontecer de três formas diferentes:

Concessão

Nesse modelo, o setor privado pode explorar os recursos daquela empresa por determinado tempo pré-estabelecido.

Parceria público-privada

A parceria público-privada, também conhecida como PPP, é uma cooperação entre o governo e as empresas privadas. O setor privado entra com um investimento e pode explorar o serviço por determinado período de tempo.

Privatização

A privatização ocorre quando o governo decide vender uma empresa estatal para o setor privado. Isso pode acontecer por meio de leilões ou com a venda de ações gradualmente.

Encontre agora as condições ideais de taxas de juros e parcelamento para o seu empréstimo pessoal online!

Resistência dos funcionários da Caixa

A Medida Provisória causou reações diversas na população, mas a pressão maior está partindo dos funcionários do banco público. Logo que a informação foi divulgada, os empregados da instituição financeira iniciaram uma mobilização contra a medida, visando derrubá-la.

Enquanto isso, em suas redes sociais, Bolsonaro publicou nesta quarta-feita (12) que “o Estado está inchado e deve se desfazer de suas empresas deficitárias, bem como daquelas que podem ser melhor administradas pela iniciativa privada”.

Ficou com mais alguma dúvida sobre privatizações? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Erro “o seu cartão não tem limite suficiente” no Mercado Pago. O que fazer?

Usuários do aplicativo Caixa Tem relatam dificuldades em transferir o dinheiro da conta poupança digital para a plataforma.

Ler artigo completo

0 respostas para “A Caixa Econômica vai ser privatizada?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo