Quem pode receber o Auxílio Caminhoneiro?
Índice de conteúdo
Saiba quem tem o direito de receber o Auxílio Caminhoneiro, pago a partir do mês de agosto. Saiba se ainda dá tempo de se cadastrar.
Todo motorista de caminhão, autônomo e que esteja cadastrado no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) pode receber o Auxílio Caminhoneiro. Mas esse cadastro tem que ter sido feito até o dia 31 de maio de 2022.
O benefício visa reduzir o impacto causado pelos constantes aumentos no diesel. Para conseguir receber é preciso estar com o CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) regularizados.
Nesse post vamos falar um pouco mais sobre esse tema e explicar todos os detalhes aos beneficiários. Acompanhe:
Como saber se tenho direito ao lucro do FGTS?
O que acontece com quem não tem cadastro no RNTRC?
Aqueles que ainda não possuem o cadastro para receber o Auxílio Caminhoneiro poderão enviar a documentação para registro junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Ela é a responsável por enviar os dados dos beneficiários ao Ministério da Cidadania.
Quem deve analisar os documentos recebidos é a Dataprev, que precisa se certificar que está tudo em ordem. A partir daí os motoristas podem ser liberados para receber o Auxílio Caminhoneiro.
A análise é feita através do cruzamento de dados, que acontece entre as informações enviadas à Dataprev e os dados que o governo possui a respeito dos indivíduos.
Como funciona o Pix Parcelado do Nubank?
Qual valor pago para quem vai receber o Auxílio Caminhoneiro?
O benefício tem o valor estipulado em R$ 1.000 e será pago em seis parcelas.
É importante ressaltar que no próximo dia 9 de agosto, serão duas parcelas de uma só vez. Isso acontece porque o valor é acumulativo, referente aos meses de julho e agosto.
O motorista vai receber o Auxílio Caminhoneiro nas seguintes datas:
9 de agosto – 1ª e 2ª parcelas;
24 de setembro – 3ª parcela;
22 de outubro – 4ª parcela;
26 de novembro – 5ª parcela;
17 de dezembro – 6ª parcela.
De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 900 mil transportadores de carga poderão receber o Auxílio Caminhoneiro, que também é chamado de Benefício Emergencial aos Transportadores Autônomos de Carga (BEm Caminhoneiro).
Como faço para pagar boletos com o cartão de crédito Nubank?
Onde os beneficiários irão receber o Auxílio Caminhoneiro?
O governo ainda não confirmou como essas parcelas serão pagas aos caminhoneiros. A estimativa é que seja publicada uma portaria que informe essa questão.
Caso siga outros benefícios do governo, o Auxílio Caminhoneiro poderá ser depositado na conta poupança social digital, movimentada através do Caixa Tem.
Auxílio Taxista
Assim como os caminhoneiros, os taxistas terão um benefício emergencial com o mesmo valor. Em agosto serão duas parcelas, que podem ser de até R$ 1.000 cada.
No caso deste público, o pagamento acontece no dia 16 de agosto e o valor pode variar, dependendo da quantidade de motoristas cadastrados. Nesse caso, as informações devem ser repassadas pelas prefeituras.
Você tem mais alguma dúvida sobre como receber o Auxílio Caminhoneiro? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twiiter.
0 respostas para “Quem pode receber o Auxílio Caminhoneiro?”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios