;
FinanzeroBlogSem categoria

Quem recebe BPC pode pedir empréstimo consignado?

Quem recebe BPC pode pedir empréstimo consignado?

Compartilhe esse post:

Desde a publicação da Medida Provisória n°1.106, beneficiários do BPC e Auxílio Brasil podem contratar o empréstimo consignado.

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito voltada à pessoa física, nele, as parcelas são descontadas diretamente do salário ou benefício do solicitante. Dessa forma, não é necessário que o consumidor tenha que pagar um boleto mensalmente, pois a quantia será debitada automaticamente do rendimento mensal.

Portanto, para pedir o empréstimo para aposentado o solicitante deve possuir algum tipo de vínculo com uma empresa privada ou órgão público, seja empregatício ou devido ao recebimento de algum benefício, como aposentadoria e pensão. Com isso, uma das dúvidas mais comuns entre os beneficiários é se quem recebe o BPC pode solicitar o crédito consignado.

Qual é a renda mínima para conseguir um empréstimo consignado?

O que é o BPC?

A sigla BPC se refere a Benefício de Prestação Continuada e se trata de uma política de assistência ao idoso e à pessoa com deficiência, implementada a partir da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS). Desse modo, é garantido um salário mínimo ao mês às pessoas com deficiência e idosos com 65 anos ou mais em situação de vulnerabilidade social.

Além disso, para ter acesso ao BPC é preciso cumprir os seguintes requisitos:

  • possuir renda familiar por pessoa igual ou menor a ¼ de salário mínimo, que atualmente corresponde a R$303;
  • estar inscrito no Cadastro Único, bem como os familiares que vivem na mesma residência;
  • não estar recebendo auxílio outro benefício de seguridade social, como aposentadoria, seguro-desemprego e pensão por morte;
  • pessoas com deficiência devem passar por uma avaliação médica e social do INSS.

Como tirar o extrato de conta no AgiBank?

Quem recebe BPC pode pedir empréstimo consignado?

Anteriormente não era permitido que beneficiários do BPC solicitassem empréstimo consignado. Entretanto, em março de 2022 foi publicada a Medida Provisória n° 1.106, que alterou essa regra e liberou o acesso desse grupo à linha de crédito. Dessa forma, quem recebe o Benefício de Prestação Continuada poderá comprometer até 35% da renda mensal com empréstimo consignado, que poderá ser pago em até 48 meses e contará com taxas de juros de 2,14% ao mês.

É importante ressaltar que a Medida Provisória tem validade até julho deste ano, isso significa que após essa data os beneficiários não poderão obter o crédito consignado. Então, será preciso recorrer às demais modalidades disponíveis no mercado, como o empréstimo pessoal e o refinanciamento.

Como fazer empréstimo consignado do BPC?

Para contratar o empréstimo consignado o beneficiário do BPC deve se dirigir pessoalmente à instituição financeira conveniada em que deseja obter o crédito, então, será necessário apresentar os documentos para realizar uma simulação. Caso o solicitante goste da proposta, basta ler atentamente o contrato e assiná-lo. Cada instituição estabelece um prazo para que o dinheiro seja depositado na conta, que pode variar entre 48 e 72 horas. Contudo, em nenhuma circunstância é preciso realizar pagamento adiantado, inclusive, a prática é considerada crime pelo Banco Central do Brasil.

Como pedir o cartão de crédito da Next?

Qual é o valor do empréstimo consignado para BPC?

O valor do empréstimo consignado para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada varia de acordo com o perfil. Além disso, o beneficiário pode comprometer, no máximo, 35% do valor recebido mensalmente, que na prática corresponde a R$424,20. Dessa forma, a parcela do crédito solicitado não pode ultrapassar essa quantia, logo, a credora levará em consideração esse valor, para estabelecer quanto será concedido.

Junto a isso, há ainda a análise de crédito, que avalia o histórico de pagamento e consumo do solicitante, bem como verifica se há restrição no CPF do mesmo. Essa análise impacta diretamente na quantia concedida pela instituição, pois quanto maior o risco de inadimplência, menor pode ser o valor obtido pelo consumidor.

Quais documentos preciso para pedir o empréstimo consignado?

De modo geral, não é necessário apresentar diversos documentos durante a solicitação do empréstimo consignado. Os documentos solicitados, normalmente, são:

  • cópia de documento de identidade com foto, como RG ou CNH;
  • cópia do CPF;
  • cópia de comprovante de residência;
  • demonstrativo de pagamento do benefício;
  • dados bancários para depósito do dinheiro.

Apesar disso, cada instituição possui suas próprias regras e, em alguns casos, pode exigir documentos adicionais.

Sou aposentado, tenho direito ao PIS?

Quem está com o nome sujo pode fazer empréstimo consignado com o BPC?

Não há nenhuma regra específica que restrinja o acesso de pessoas negativadas ao empréstimo consignado, ou seja, é possível solicitar o crédito normalmente. No entanto, cabe reforçar que a concessão está sujeito à análise de crédito, assim, o beneficiário que possuir restrição no CPF pode receber propostas diferentes de quem não possuir restrição. Isso porque as instituições financeiras podem considerá-lo um consumidor com médio ou alto risco de inadimplência, a depender do caso.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como tirar extrato de conta no AgiBank?

Através do aplicativo do AgiBank, os clientes do banco podem emitir um extrato da conta […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Quem recebe BPC pode pedir empréstimo consignado?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo