Rappi se lança como banco digital no brasil, começando com crédito para pessoa física, mas deve expandir nos três primeiros meses de 2021

A startup de entrega sob demanda surgiu em 2015 na Colômbia, e está presente no Brasil há mais de dois anos. O app entrega de tudo, desde itens de farmácia até eletrônicos. A empresa está presente não só no Brasil e na Colômbia, como também em outros países da América Latina como México, Chile e Argentina.

De acordo com dados da Rappi, a empresa cresceu 300% na segunda quinzena de março, comparada com a primeira. Sendo assim o número de funcionários cresceu, mas um pouco antes eles haviam anunciado demissão de 6% dos funcionários em toda América Latina.

Logo após isso eles recuperaram esse número, e hoje têm mais funcionários que antes da pandemia. Ontem (11) a startup entrou no mercado financeiro no Brasil, lançando o RappiBank, um banco digital. A intenção da empresa é virar um Superapp e, de acordo com o presidente do Rappi Bank, quer se tornar um banco completo.

Como funciona o banco digital da Rappi

O novo banco digital da Rappi chegou ao mercado com um serviço apenas a princípio: o empréstimo. O serviço de empréstimo funciona como uma linha de crédito de capital de giro, ou seja , é para os comerciantes com cadastro na plataforma.

Esse crédito da Rappi está disponível em valores de R$ 10 mil até R$ 500 mil, além disso tem taxa de juros iniciando em 1,7% ao mês e prazo de até 24 meses para pagar. Não existe uma restrição quanto aos estabelecimentos da plataforma, todos os tipos podem pedir o RappiCapital.

Todos os serviços estão disponíveis no site do Rappi Bank, o processo é 100% digital e não pede garantia. O banco deposita o dinheiro em até 24 horas na conta, se acaso a solicitação for aprovada.

A startup tem planos de ampliar seus serviços financeiros nos próximos meses, mais especificamente o primeiro trimestre de 2021. Rappi Bank deve lançar o cartão de crédito para pessoa física, que já conta com lista de espera. Além disso devem também ter o serviço de antecipação de recebíveis para pessoas jurídicas.

Todos os serviços oferecidos pelo banco digital da Rappi darão prioridade para pessoas que já tenham cadastro e usem a plataforma, mas todos podem solicitar.

Além disso, os cartões de crédito são sem anuidade e o banco ainda promete atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana e sem robôs.

Leia: Plano de saúde dobra em 2021

O que é antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é um serviço oferecido por bancos, como o Rappi Bank, e fintechs para empresas que aceitam pagamentos a prazo, como cartão de crédito e cheque pré-datado, por exemplo.

O processo é simples e rápido, nele o banco irá adiantar o dinheiro que você tem para receber a prazo de pagamentos de clientes. Funciona como um empréstimo e você paga de volta ao banco com taxas e juros.

Entretanto especialistas recomendam que essa opção só seja usada em emergências, como cobrir capital de giro para manter o negócio funcionando. Isso acontece porque os juros dessa modalidade são, no geral, muito acima do mercado, não temos informação de como será no Rappi Bank.

Para decidir usar esse serviço você precisa ter um bom planejamento financeiro. Porque se isso não acontecer, os prejuízos podem ser muito maiores que os benefícios.

Veja: Estorno no cartão de crédito: como funciona

Bancos digitais

Bancos digitais se popularizaram muito no Brasil nos últimos anos e apresentam diversas vantagens. Um banco digital é um que tenha 100% de suas operações e serviços online e, no geral são menos burocráticos. Para abrir uma conta, por exemplo, você normalmente precisa dos seguintes documentos:

  • Um comprovante de residência;
  • Assim como em qualquer banco, a assinatura de um contrato, mas digital;
  • Documento de identificação com foto;
  • E, por fim, eles pedem uma foto sua com seu documento, isso acontece para evitar fraudes

As facilidades de um banco digital, como o do Rappi, são muitas, entre elas não precisar sair de casa para resolver problemas. Se acaso você precisar pode entrar em contato por e-mail, chat, app e site oficiais. Além disso, os bancos digitais normalmente oferecem cartões sem anuidade e conta sem taxas.

Alguns deles cobram somente por saques em caixas 24 horas e alguns nem mesmo isso, as transferências também são gratuitas no geral. Mas se você gosta de atendimento pessoal pode não se identificar muito.

Mas se você se identificar com esse tipo de serviço pode economizar muito, já que as taxas de bancos tradicionais costumam ser muito altas.

Leia também: Banco digital: quais são as vantagens?

Então ficou com alguma dúvida? Qualquer coisa é só perguntar nos comentários.

E, por fim, não esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram; FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.