FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Real digital: o que é e como ele vai funcionar?

Real digital: o que é e como ele vai funcionar?

Compartilhe esse post:

Diferente do bitcoin, a ideia do real digital é o desenvolver a cédula física já existente para um formato 100% virtual

Nesta última segunda-feira (24), o Banco Central (BC) divulgou que está cogitando a possibilidade de expandir o digital do real no Brasil. A ideia principal é integrar essa moeda digital no cotidiano das pessoas, e acompanhar o dinamismo da crescente evolução tecnológica que o mercado financeiro vem sofrendo.

Só para exemplificar, o PIX e o Open Banking são duas alternativas 100% digitais que recentemente foram implementadas e já estão revolucionando a forma como as pessoas cuidam do próprio dinheiro. Por isso, a função do real digital também é otimizar a vida dos indivíduos que usam contas bancárias, contas de pagamentos, cartões ou dinheiro vivo.

Além disso, o Banco Central apresentou algumas categorias para o formato digital da moeda. Segundo Fabio Araujo, da Secretaria Executiva (Secre) do BC, o objetivo é aplicar essas tecnologias “em novos modelos de negócio, que aumentem a eficiência do nosso sistema de pagamentos”. O responsável pelos trabalhos sobre a moeda digital ainda declarou que:

“As categorias refletem o que o BC considera adequado às necessidades brasileiras quanto ao funcionamento de uma extensão digital do real.”

Como solicitar o empréstimo pessoal online com a FinanZero?

O que é o real digital?

Em suma, o real digital deve funcionar como uma extensão da moeda física. Similar as criptomoedas, o real digital, por sua vez, será regularizado pelo Banco Central e pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nesse sentido, é fundamental que as operações bancárias feitas pelo real digital sejam rastreáveis.

Isto é, o bitcoin por exemplo, é um tipo de criptomoeda descentralizada que não é regulada por nenhum órgão governamental ou financeiro. Então, é válido destacar que esse não é o intuito do real digital. Pelo contrário, o sigilo bancário é uma das competências necessárias para a implementação dessa nova forma do real.

Ou seja, a ideia do BC é inserir no mercado uma nova funcionalidade que possa ser tão tecnológica e eficaz quanto as que já existem. Entretanto, é imprescindível garantir a segurança jurídica das operações e a privacidade dos dados de todos os usuários.

Como fazer Pró-labore para comprovar renda?

Compare já o empréstimo pessoal online ideal para o seu bolso: são mais de 50 parceiros!

Como vai funcionar o real digital?

A dinâmica de funcionalidades ainda não foi amplamente divulgada pelo Banco Central. Todavia, o que se sabe é que a nova moeda pode ser implementada nos próximos 3 anos. Além disso, o BC divulgou algumas diretrizes acerca do real digital. Em resumo, são elas:

  • Funcionamento: Integração aos sistemas de pagamentos atuais, foco em tecnologia, uso no setor varejista e intermediação direta do banco e dos usuários;
  • Garantias Legais: Conforme mencionado, esse tópico se relaciona com a garantia de privacidade de dados dos clientes. Além da implementação de leis – como é o caso da LGDP – que assegurem essas transações;
  • Premissas tecnológicas: Garantia de um formato que cruzem as fronteiras nacionais e que possa precaver possíveis ataques cibernéticos.

Também é válido ressaltar, mais uma vez, que o intuito do Banco Central não é fazer o real digital funcionar como uma criptomoeda. Desse modo, o próprio BC já declarou que a criptomeda “é ativa, por isso, o BC prefere se referir a ela pelo termo criptoativo.”

Como economizar dinheiro no supermercado?

Quais são as vantagens do real digital?

A respeito das vantagens do real digital, podemos destacar, em primeiro lugar, a integração da moeda digital brasileira com todo o mundo. Isso porque, a implementação dessa nova operação possibilita a circulação da moeda e desconcentra o fluxo do real num único polo. Sendo assim, o mercado financeiro se mantém mais aberto e acessível.

Além disso, vale destacar a diminuição dos riscos com falsificação das cédulas. Como as transações serão feitas num formato 100% digital, a aplicação de golpes com dinheiro falsificado será menor. Ainda sim, a ideia do BC não é extinguir as cédulas físicas, e sim utilizar o real digital como uma alternativa que pode facilitar o controle de dinheiro dos brasileiros.

Como economizar com combustível?

Por fim, ficou com dúvidas sobre o real digital? Se sim, deixe aqui nos comentários que a FinanZero te ajuda.

Ademais, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como fazer Pró-labore para comprovar renda?

O que é Pró-labore e para que serve?Qual o valor mínimo para […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Real digital: o que é e como ele vai funcionar?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
Solicite seu empréstimo