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Registrato do Banco Central: tudo que você precisa saber

Registrato do Banco Central: tudo que você precisa saber

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O Registrato, do Banco Central, permite a consulta e emissão de relatórios sobre a vida financeira e histórico de crédito do consumidor.

Criado em 2014, com o intuito de facilitar o acesso à informação referente à vida financeira do consumidor, o Registrato concentra dados bancários e de crédito de pessoas físicas e jurídicas. Inicialmente, era possível solicitar essas informações de forma digital, através do próprio site, ou mediante correspondência. Contudo, desde o seu lançamento algumas funcionalidades mudaram.

Neste texto, explicamos diversas etapas e detalhes do Registrato do Banco Central.

Como recuperar a senha da conta gov.br

O que é e como funciona o Registrato do Banco Central?

Conforme mencionado, o Registrato é um sistema que consolida e permite acesso a informações referentes à vida bancária de pessoas físicas e jurídicas, além de mapear todas as operações realizadas, como abertura de contas, pedido de empréstimos, câmbio e dívidas vigentes.

Contudo, é importante reforçar que a consulta é limitada ao titular da conta, e somente pode ser acessada por terceiros se houver procuração ou outro tipo de documento legal que o permita. Sendo assim, através do Registrato, é possível ter acesso a:

Relatório de chaves Pix cadastradas: como o próprio nome sugere, possibilita que o usuário consulte todas as chaves, seja CPF, número de telefone, e-mail ou aleatória, que estão vinculadas ao seu CPF.

Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR): qualquer operação estabelecida em resolução, que esteja vinculada à tomada de crédito, como empréstimo pessoal, consignado, refinanciamento, financiamento, adiantamentos, arrendamento mercantil, fiança e afins.

Relatório de Cheques sem Fundo (CCF): como o nome indica, relaciona todos os cheques sem fundo que foram passados pelo consumidor.

Relatório de Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal: também chamado de Cadin, são os débitos inscritos na Dívida Ativa da União, por exemplo, IPTU, Taxa do Lixo Domiciliar e de Saúde, Taxa de Uso e Ocupação do Solo, multas trânsito, Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), Imposto sobre a transmissão de bens imóveis (ITBI) e afins.

Relatório de Contas e Relacionamentos em Bancos (CCS): detalha todas as contas ativas vinculadas ao CPF ou CNPJ em questão, como contas de depósito à vista, contas poupança, contas correntes, depósitos para investimentos e entre outros.

Relatório de Câmbio e Transferências Internacionais: apresenta operações de compra e/ou venda de moeda estrangeira, bem como qualquer transferência internacional já realizada.

Precisa se cadastrar para acessar o Registrato?

Não é preciso se cadastrar no Registrato, pois ao realizar qualquer tipo de operação financeira, desde a abertura de contas à contratação de créditos, por exemplo, o CPF será automaticamente incluído e atualizado no sistema. Para ter acesso às informações, basta utilizar a conta gov.br. Quem ainda não possui, pode utilizar diversos recursos para se cadastrar, dentre eles, o CPF.

Veja 6 opções para se cadastrar no gov.br

Como acessar o Registrato?

O acesso ao Registrato pode ser feito por pessoas físicas e jurídicas, contudo, o processo tende a ser um pouco diferente em cada situação, como mostramos a seguir.

Pessoa física

Inicialmente, era possível acessar o Registrato através do aplicativo ou Internet Banking da instituição financeira, no entanto, essa opção foi extinta e, atualmente, o acesso é realizado somente via conta gov.br. Portanto, o usuário deve fazer o seguinte:

  • na tela inicial do Registrato, clique em “Entrar no Registrato”;
  • ao ser direcionado para o gov.br, informe o CPF e senha cadastrados;
  • então, a página inicial do Registrato será aberta.

Pessoa jurídica

Bem como acontece com a pessoa física, também é possível acessar o histórico bancário de pessoa jurídica. Contudo, o processo é diferente, porque é preciso realizar a vinculação do CNPJ da empresa à conta gov.br, e esse procedimento exige que a pessoa jurídica tenha um certificado digital. A partir daí, é só fazer da seguinte maneira:

  • acione o Certificado Digital de Pessoa Jurídica no computador;
  • na página inicial do Registrato, clique em “Entrar no Registrato”;
  • ao ser direcionado para a tela de login do gov.br, selecione a opção “Certificado Digital”, para o tipo A1, ou “Certificado Digital em Nuvem”, para o tipo A3;
  • siga o passo a passo indicado para o tipo de certificado digital e informe a senha;
  • na tela seguinte, em “Minha área”, do lado esquerdo, clique em “Vincular empresas via e-CNPJ”, depois, clique no link “Gerenciar Vínculos com Empresas”;
  • clique no botão “Vincular empresa do e-CNPJ”
  • por fim, confira as informações e clique no botão “Vincular”.

A partir daí, basta realizar o login com a conta gov.br, pois o CNPJ estará vinculado.

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Como tirar o nome do Registrato?

Não é possível retirar o nome do Registrato, isso porque, a plataforma condensa informações fornecidas pelas próprias instituições financeiras e outras entidades reguladas pelo Banco Central do Brasil de forma automática. É importante destacar, inclusive, que apesar do Registrato indicar dívidas vigentes, o mesmo não funciona como um cadastro de proteção ao crédito e não pode ser consultado por empresas ou outras pessoas físicas, salvo exceções estabelecidas por lei e com apresentação da documentação devida.

Como consultar o CPF no Registrato?

Para emitir um ou mais relatórios no Registrato, é preciso fazer login utilizando a conta gov.br, como indicado no tópico anterior. Depois, é só seguir o passo a passo:

  • conceda autorização do uso de dados, se concordar;
  • então, o usuário será redirecionado para uma página de serviços, em que é há diversas opções de relatórios, como empréstimos e financiamentos, chaves Pix e contas e relacionamentos;
  • selecione o relatório desejado através do botão “Consultar”;
  • informe o mês inicial e final em que deseja efetuar a busca;
  • clique em “Aceito os Termos de ciência e responsabilidade” e, em seguida, em “Gerar relatório”.

Após o relatório ser gerado, o usuário pode salvá-lo no computador ou celular ou, ainda, compartilhá-lo via e-mail. É importante destacar que a consulta aos relatórios está disponível somente para quem possui conta gov.br nível prata ou ouro, logo, quem possui o nível bronze deverá aumentá-lo.

Como aumentar o nível da conta gov.br pelo banco?

Posso consultar o CPF de outra pessoa no Registrato?

Para emitir relatórios da vida financeira de outras pessoas ou empresas através do Registrato, é necessário comprovar autorização para a ação, mediante o anexo e envio de documentos. Esses documentos, por sua vez, variam de acordo com o perfil do solicitante, se procurador, herdeiro ou tutor, por exemplo.

Quais as vantagens do Registrato do Banco Central?

O Registrato possui diversos benefícios aos consumidores e, inclusive, pode ser consultado periodicamente.

Histórico de consumo e consulta a valores esquecidos

Ao acessar a aba de relacionamentos, é possível verificar se há pendências bancárias, como faturas não pagas, contribuindo para um melhor controle financeiro. Além disso, também há a possibilidade de verificar se há dinheiro esquecido em contas correntes, poupanças ou de investimento.

Diminuição do risco de fraude

Por contar com a consulta às solicitações de empréstimos e financiamentos, bem como às chaves Pix vinculadas ao CPF, o usuário tem a chance de contestar qualquer operação financeira que não seja de seu conhecimento, diminuindo os riscos de inadimplência indevida e perda de dinheiro.

Pode ser consultado com frequência

Enquanto os serviços de consulta ao score, disponibilizado pelos birôs de crédito, podem impactar negativamente na pontuação do consumidor se houver buscas recorrentes, a emissão de relatórios periódicos não gera nenhum tipo de impacto nas informações. Sendo assim, o titular pode acessá-lo sempre que desejar.

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Veja como funciona e quais são os principais benefícios do cartão platinum, como solicitá-lo e 3 dicas para ajudar na aprovação de crédito.

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