FinanzeroBlogImpostos

Saiba como consultar a restituição do IR 2022

Saiba como consultar a restituição do IR 2022

Compartilhe esse post:

A restituição do IR 2022 começa a ser paga no fim desde mês. Veja abaixo como consultar o 1º lote através da Receita Federal.

As consultas do 1º lote da restituição do Imposto de Renda foram liberadas hoje. A Receita Federal divulgou que os contribuintes já conseguem confirmar se vão ou não receber nessa primeira rodada de pagamentos.

Vale ressaltar que o 1º lote será pago no dia 31 de maio, mesma data em que se encerra o prazo para envio das declarações.

Nesse primeiro grupo estão inclusos mais de 3 milhões de contribuintes.

Quem optou pelo saque-aniversário pode usar o fgts para comprar imóvel?

Quem recebe o 1º lote da restituição do IR 2022?

O primeiro lote é destinado ao grupo prioritário, são eles: contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave, idosos acima de 60 anos e contribuintes com renda exclusiva vinda do magistério.

A Receita estima que serão pagos mais de R$ 6 bilhões a estes contribuintes.

A restituição do IR 2022 será dividida em cinco lotes. Depois do grupo prioritário, os próximos a receberem serão os que entregaram a declaração com maior antecedência.

O cronograma de pagamentos da restituição é o seguinte:

1º lote – 31 de maio;
2º lote – 30 de junho;
3º lote – 29 de julho;
4º lote – 31 de agosto;
5º lote – 30 de setembro.

O saque extraordinário do FGTS pode ser barrado?

Como receber a restituição do IR 2022?

A restituição será depositada na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração do IR 2022.

Vale lembrar que é importante que os dados bancários sejam de titularidade do declarante.

Uma novidade é que este ano será possível receber o dinheiro através de PIX. Para isso é preciso informar a chave na declaração. O usuário só pode utilizar o CPF como chave, as demais não serão aceitas por questões de segurança.

Aqueles que precisam pagar o imposto também poderão utilizar o PIX para isso.

Descubra como fazer financiamento de terreno

Prazo para entrega da declaração é estendido

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda é até o dia 31 de maio. Anteriormente, a data limite seria 30 de abril, mas a Receita resolveu prorrogar esse período.

Esse é o terceiro ano que há a prorrogação e isso tem ocorrido por conta da pandemia, declarada no Brasil desde 2020.

O último dia para entrega da declaração coincide com o pagamento do 1º lote.

Quanto mais cedo o documento é entregue, mais cedo o contribuinte recebe sua restituição do IR 2022.

Como saber se serei restituído?

Quando faz o preenchimento da declaração, o contribuinte já consegue ver se terá algum valor a receber.

Os valores são variáveis e dependem dos rendimentos e despesas do cidadão. Por essa razão é imprescindível fazer o preenchimento da declaração da melhor forma possível.

Após o preenchimento, realize um pente fino para se certificar que nenhuma informação ficou de fora. Isso pode prejudicar na hora de receber a restituição do IR 2022, mas também pode fazer o contribuinte cair na malha-fina.

Passo a passo para consulta da restituição do IR 2022

  • O primeiro passo para consultar a restituição do IR 2022 é acessar o site: ‘Meu Imposto de Renda’, do governo federal;
  • Na tela inicial vá até a aba ‘Serviços’ e clique em ‘Consultar a Restituição’;
  • Agora, digite o número do CPF, data de nascimento e o código da imagem mostrada. É importante ressaltar que, tanto número do CPF quanto a data de aniversário não podem conter pontos e hifens. Digite apenas o número corrido.
  • Pronto. As informações sobre o pagamento aparecerão na tela, desde que o usuário esteja incluso no 1º lote.

Aqueles que não recebem agora devem visualizar a mensagem “em fila para restituição’.

Mais informações sobre a restituição

Informações mais detalhadas sobre a restituição do IR 2022 devem ser solicitadas através do e-CAC. Esse sistema permite que o contribuinte, inclusive, faça correções na declaração.

O acesso ao portal é feito por meio do CPF e código de acesso, que é gerado pelo próprio usuário.

Você tem mais alguma dúvida sobre a restituição do IR 2022? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Quem optou pelo saque-aniversário pode usar o fgts para comprar imóvel?

Saque-aniversário: como funciona, calendário, o direito ao FGTS extraordinário e o saque do benefício em […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Saiba como consultar a restituição do IR 2022”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo