FinanzeroBlogImpostos

Saiba como consultar a restituição do IR 2022

Saiba como consultar a restituição do IR 2022

Atualizado em: Quarta-feira, 01/06/2022 às 18h16
Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter

Sinto muito, seu dispositivo não suporta leitura de texto

A restituição do IR 2022 começa a ser paga no fim desde mês. Veja abaixo como consultar o 1º lote através da Receita Federal.

As consultas do 1º lote da restituição do Imposto de Renda foram liberadas hoje. A Receita Federal divulgou que os contribuintes já conseguem confirmar se vão ou não receber nessa primeira rodada de pagamentos.

Vale ressaltar que o 1º lote será pago no dia 31 de maio, mesma data em que se encerra o prazo para envio das declarações.

Nesse primeiro grupo estão inclusos mais de 3 milhões de contribuintes.

Quem optou pelo saque-aniversário pode usar o fgts para comprar imóvel?

Quem recebe o 1º lote da restituição do IR 2022?

O primeiro lote é destinado ao grupo prioritário, são eles: contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave, idosos acima de 60 anos e contribuintes com renda exclusiva vinda do magistério.

A Receita estima que serão pagos mais de R$ 6 bilhões a estes contribuintes.

A restituição do IR 2022 será dividida em cinco lotes. Depois do grupo prioritário, os próximos a receberem serão os que entregaram a declaração com maior antecedência.

O cronograma de pagamentos da restituição é o seguinte:

1º lote – 31 de maio;
2º lote – 30 de junho;
3º lote – 29 de julho;
4º lote – 31 de agosto;
5º lote – 30 de setembro.

O saque extraordinário do FGTS pode ser barrado?

Como receber a restituição do IR 2022?

A restituição será depositada na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração do IR 2022.

Vale lembrar que é importante que os dados bancários sejam de titularidade do declarante.

Uma novidade é que este ano será possível receber o dinheiro através de PIX. Para isso é preciso informar a chave na declaração. O usuário só pode utilizar o CPF como chave, as demais não serão aceitas por questões de segurança.

Aqueles que precisam pagar o imposto também poderão utilizar o PIX para isso.

Descubra como fazer financiamento de terreno

Prazo para entrega da declaração é estendido

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda é até o dia 31 de maio. Anteriormente, a data limite seria 30 de abril, mas a Receita resolveu prorrogar esse período.

Esse é o terceiro ano que há a prorrogação e isso tem ocorrido por conta da pandemia, declarada no Brasil desde 2020.

O último dia para entrega da declaração coincide com o pagamento do 1º lote.

Quanto mais cedo o documento é entregue, mais cedo o contribuinte recebe sua restituição do IR 2022.

Como saber se serei restituído?

Quando faz o preenchimento da declaração, o contribuinte já consegue ver se terá algum valor a receber.

Os valores são variáveis e dependem dos rendimentos e despesas do cidadão. Por essa razão é imprescindível fazer o preenchimento da declaração da melhor forma possível.

Após o preenchimento, realize um pente fino para se certificar que nenhuma informação ficou de fora. Isso pode prejudicar na hora de receber a restituição do IR 2022, mas também pode fazer o contribuinte cair na malha-fina.

Passo a passo para consulta da restituição do IR 2022

  • O primeiro passo para consultar a restituição do IR 2022 é acessar o site: ‘Meu Imposto de Renda’, do governo federal;
  • Na tela inicial vá até a aba ‘Serviços’ e clique em ‘Consultar a Restituição’;
  • Agora, digite o número do CPF, data de nascimento e o código da imagem mostrada. É importante ressaltar que, tanto número do CPF quanto a data de aniversário não podem conter pontos e hifens. Digite apenas o número corrido.
  • Pronto. As informações sobre o pagamento aparecerão na tela, desde que o usuário esteja incluso no 1º lote.

Aqueles que não recebem agora devem visualizar a mensagem “em fila para restituição’.

Mais informações sobre a restituição

Informações mais detalhadas sobre a restituição do IR 2022 devem ser solicitadas através do e-CAC. Esse sistema permite que o contribuinte, inclusive, faça correções na declaração.

O acesso ao portal é feito por meio do CPF e código de acesso, que é gerado pelo próprio usuário.

Você tem mais alguma dúvida sobre a restituição do IR 2022? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Quem optou pelo saque-aniversário pode usar o fgts para comprar imóvel?

Como funciona o saque de aniversário?Como saber se meu saque aniversário está […]

Ler artigo completo

respostas para “Saiba como consultar a restituição do IR 2022

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
    Solicite seu empréstimo