Nova mensagem do Caixa TEM dá previsão de horário de liberação e informa que os dados do beneficiário estão em avaliação

Os erros e a lentidão no aplicativo Caixa TEM persistem, apesar de usuários relatarem no Twitter que o período de espera da fila virtual foi reduzido em significativamente desde a última segunda-feira (13).

A Caixa Econômica Federal (CEF) calcula que existam cerca de 59 milhões de contas da Poupança Social Digital atualmente no app Caixa TEM. Os beneficiários incluem aqueles que recebem:

  • o auxílio emergencial;
  • o Benefício Emergencial da Preservação do Emprego e da Renda (BEm);
  • e o saque emergencial de até R$ 1.045,00 do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Os pedidos do auxílio emergencial foram encerrados no último dia 2. E na última semana a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) finalizou o processamento de verificação de todos os cadastros feitos no Caixa Auxílio Emergencial. Além disso, nesta quarta-feira (15) foram finalizadas as avaliações das contestações dos pedidos.

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Em nota, a Dataprev informou que sua análise de dados restringe-se somente à liberação da 1ª parcela do auxílio emergencial. As reanálises de outras parcelas e outras avaliações são de responsabilidade do Ministério da Cidadania.

Desde a última rodada de pagamentos do auxílio emergencial, muitos brasileiros têm visualizado a mensagem “Seus dados estão em avaliação”. Isto ocorre quando tentam consultar o saldo ou fazer pagamentos com a Poupança Social Digital do Caixa TEM. Confira abaixo o que isso significa.

“Seus dados estão em avaliação”: o que isso quer dizer?

Nos noticiários de todo o Brasil, dia após dia os jornalistas têm apresentado matérias de fraudes e golpes do auxílio emergencial. Estas fraudes do Caixa TEM acontecem muitas formas.

Desde o desenvolvimento de aplicativos falsos do Caixa TEM que roubam as informações das vítimas, até os e-mails enviados às mesmas que têm o mesmo objetivo.

Deste modo, além dos pagamentos em massa, um desafio da instituição financeira federal em conjunto com o Ministério da Cidadania tornou-se minimizar as brechas para fraudes e golpes. Para, assim, reduzir a quantidade de vítimas por estelionato.

A mensagem “Seus dados estão em avaliação” é uma medida em prol desta redução. Os acessos simultâneos da mesma conta em dispositivos diferentes passou a ser monitorada desde a última atualização do app.

Desta forma, é possível que esta mensagem apareça para quem acessou o Caixa TEM e a Poupança Social Digital em celulares smartphones diferentes. Com o número crescente de vítimas que estão pedindo o ressarcimento dos R$ 600 após terem a parcela roubada de suas contas, a segurança digital é um ponto de atenção do governo.

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O que fazer se meus dados estão em avaliação?

O cidadão que receber esta mensagem deverá aguardar a liberação da consulta ou tentativa de pagamento pelo Caixa TEM. O app poderá informar que “a quantidade máxima de dispositivos foi atingida”. Contudo, mesmo quem não fez o acesso em mais de um celular têm recebido esta mensagem.

Neste post explicamos o que pode ser feito nessa situação.

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